segunda-feira, 31 de maio de 2010

Inauguração da exposição de Fernando Filipe


A exposição "UM CENÓGRAFO NO MUSEU", representativa de quatro décadas do trabalho criativo do cenógrafo Fernando Filipe, abre no dia 1 de Junho, Terça-feira, pelas 18h30, no Palácio das Artes / Fundação da Juventude, Largo de S. Domingos, 16 a 22 - 4050 Porto.

Esta exposição, integrada na programação da 33ª edição do FITEI, é uma justa homenagem a um dos mais importantes cenógrafos portugueses do século XX. Com carreira iniciada no Porto nos anos 60, como artista plástico, o seu trabalho distingue-se pela eficácia, rigor e qualidade das suas criações para teatro.

domingo, 30 de maio de 2010

Exposição de Ros Ribas

Antes da apresentação da peça “Hnuy Illa”, no primeiro dia do FITEI 2010 foi inaugurada a Exposição “Ros Ribas: Fotógrafo de Escena”, a decorrer no Salão Nobre do Teatro Nacional São João.

Josep Ros Ribas é um dos mais conceituados fotógrafos de cena da actualidade. Nesta mostra alargada, o público do FITEI vai poder apreciar a obra deste catalão que nos últimos 30 anos tem retratado peças nos mais importantes teatros espanhóis, encenadas por autores como Patrice Chéreau, Àlex Rigola ou Calixto Bieito.

A mostra estará patente até 4 de Julho, de Terça-feira a sábado entre as 14h00 e as 19h00 e Domingo das 14h00 às 15h00.

sábado, 29 de maio de 2010

Sucesso de SU-SESO TALADRO

O primeiro espectáculo de teatro de rua do FITEI 2010 decorreu ontem, na Praça Almeida Garrett no Porto. Foi grande o interesse do público que foi surpreendido pela actuação do Grupo Teatro Gestual do Chile e que foi ficando para se divertir com as 'tropelias' dos dois clowns.

O Teatro Gestual do Chile volta a actuar hoje, com o mesmo espectáculo, às 24h00, na zona dos bares, confluência da Rua Cândido dos Reis com Rua das Carmelitas.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

ABERTURA DO 33º FITEI A 28 DE MAIO, PORTO


O espectáculo “Hnuy illa”, das companhias espanholas Kukai e Tanttaka, que une dança de inspiração basca, teatro e poesia, tem a honra de abrir a programação do FITEI 2010, a 28 de Maio, Sexta, às 22h00, no Teatro Nacional São João.

“Hnuy Illa”, espectáculo que junta, pela terceira vez, a companhia de dança Kukai e a de teatro Tanttaka, baseia-se na obra do polémico escritor e filólogo basco Joseba Sarrionandia, nomeadamente no livro «hnuy illa nyha majah yahoo» (em português «cuida sempre de ti, meu querido yahoo»). Na poesia de Sarrionandia destacam-se sentimentos e sensações profundas, como a solidão do exílio, a constante procura de um sítio ao qual chamar lar ou a inevitabilidade das relações humanas. "Hnuy Illa" é o pujante regresso do País Basco ao FITEI.

A peça estará em cena a 28 de Maio, Sexta, às 22h00, e 29 de Maio, Sábado, às 21h30, no Teatro Nacional São João, Porto.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ministra da Cultura na abertura do FITEI 2010


A Ministra da Cultura, Dr.ª Gabriela Canavilhas, vai estar presente na sessão de abertura da 33ª edição do FITEI Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, que decorre amanhã, 28 de Maio, Sexta, às 21h30, no Teatro Nacional São João, Porto.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Uma co-produção Euskadi/Múrcia ganhou o prémio de Umore Azoka

Habitus Mundi’, uma divertida encenação onde um grupo de monges sai do seu convento para a rua a fim de evangelizar o mundo e acaba seduzido pelo mundo do cabaret, recebeu no passado dia 24 o reconhecimento do júri da XI edição de Umore Azoka – Feria de Artistas Callejeros de Leioa. A obra é fruto da colaboração entre Gaupasa Producciones (Gipuzkoa) e Nacho Vilar Producciones (Múrcia) com a colaboração da própria Umore Azoka. Recebeu o prémio correspondente à categoria do melhor espectáculo de teatro de rua do País Basco.

terça-feira, 25 de maio de 2010

II Encontro Ibérico de Revistas de Teatro

A Revista Galega de Teatro organiza o II Encontro Ibérico de Revistas de Teatro que terá lugar em Cangas do Morrazo (Pontevedra) nos dias 3 e 4 de Julho, coincidindo com a XXVII Mostra Internacional de Teatro Cómico e Festivo.

A RGT organiza pela segunda vez este encontro que contou, na sua primeira edição, com a participação de onze revistas oriundas da Galiza (RGT, Casahamlet, Escaramuza), Espanha (Primer Acto, ADE, Assaig, El Pateo, La Ratonera e Artez) e Portugal (Sinais de Cena e Sete Palcos). Os representantes destas publicações apresentaram diferentes relatos sobre as suas experiências editoriais oferecendo, entre outros temas, um mapa das diferentes publicações existentes tanto no Estado Espanhol como em Portugal. Estas comunicações foram posteriormente editadas nas páginas da RGT.

No intuito de prolongar este evento, no encerramento do I Encontro Ibérico de Revistas de Teatro, os participantes decidiram dar-lhe um carácter bianual , pelo que este ano voltará a realizar-se em Cangas. O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica confirmou entretanto que acolherá o encontro alternadamente com Cangas, ampliando e reforçando os apoios ao mesmo.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Abertura do FITEI e programação geral

No próximo dia 28 de Maio, Sexta, tem início a 33ª edição do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, um dos maiores eventos portugueses dedicado às artes de palco, a decorrer no Porto e Matosinhos e com uma série de extensões a diversas cidades do país.

A abertura oficial do FITEI acontece a 28 de Maio, Sexta, às 22h00, no Teatro Nacional São João, com “Hnuy Illa”, a partir da obra do polémico escritor e filólogo basco Joseba Sarrionandia num espectáculo que junta, pela terceira vez, a companhia de dança Kukai e a de teatro Tanttaka, de Espanha. A peça estará em cena a 28 de Maio, Sexta, às 22h00, e 29 de Maio, Sábado, às 21h30, no Teatro Nacional São João, Porto.

Antecipando a abertura oficial e durante a tarde de 28 de Maio, Sexta, haverá animação de rua às 15h00 com a actuação do Teatro Gestual do Chile com as propostas “Su-seso Taladro” e “Fisura-2” a decorrerem na Praça Almeida Garrett e na Estação de Metro Trindade, e com o arranque das intervenções de rua do projecto “Viver a Rua” do Núcleo de Experimentação Coreográfico com o artista inglês Joshua Sofaer, estrutura convidada do FITEI 2010, a acontecer na zona da Praça da Batalha, no Porto.

Os espectáculos de abertura do FITEI 2010 dão início a 14 dias consecutivos com cerca de 60 apresentações de espectáculos por 26 companhias, de Portugal (7), Espanha (7), Brasil (1), Chile (1), Moçambique (1), Angola (1), Canadá (1), França (1), Itália (1) e Reino Unido (1).
Nesta edição destacam-se as propostas de intervenção no espaço urbano, havendo ocupação artística de vários lugares emblemáticos da cidade.

Em estreia absoluta, o FITEI 2010 apresenta os espectáculos “A Comissão” das Visões Úteis (30 e 31 de Maio / 18h30 // Hotel Dom Henrique), “Utópolis” do Teatro do Frio (1 de Junho / 17h00 // Praça Parada Leitão - 2 de Junho / 18h30 // Praça Parada Leitão), e “Filho da Europa a partir de Kaspar de Peter Handke” de João Garcia Miguel/Ao Cabo Teatro (4 e 5 de Junho / 21h30 // TeCA).

As peças “Querida Professora Helena Serguéiévna” da Comuna Teatro de Pesquisa (29 de Maio / 21h30 // 30 de Maio / 16h00 // TeCA), “Não se ganha, não se paga” do Teatro da Trindade – Inatel, e “Fim de Partida” uma co-produção do Cine-Teatro Constantino Nery / FITEI (9 de Junho / 21h30 // Cine-Teatro Constantino Nery - 10 de Junho / 18h00 // Cine-Teatro Constantino Nery) completam as propostas portuguesas no Festival.

O programa do FITEI 2010 inclui, como vem sendo habitual, um forte destaque às produções espanholas, nas quais destacam-se “In Vino Veritas” de Alicia Soto - Hojarasca Danza (30 de Maio / 22h00 // Mosteiro de São Bento da Vitória), “EJC # El Jardin de los Cerezos” pela Rayuela Producciones Teatrales (1, 2, 3 4 de Junho / 23h00 // Palacete Pinto Leite), “Concerto Desconcertado” pela Entremans - Compañía de Danza (2 de Junho / 21h30 // Palácio da Bolsa), “Exitus” dos Titzina Teatre (3 de Junho / 21h30 // Teatro Nacional São João), e “Emotikon” dos Ados Teatroa (2 e 3 de Junho / 19h30; 20h00; 21h30; 22h00; 22h30; 23h00; 23h30; 24h00 // Praça Gomes Teixeira/ Praça dos Leões).

Um especial destaque recai sobre a peça “Dies Irae, en el Requiem de Mozart” da Companhia Marta Carrasco (7 de Junho / 21h30 // Teatro Nacional São João) que traz, pela primeira vez a Portugal, a coreógrafa espanhola Marta Carrasco, por diversas vezes premiada em Espanha.
No Serralves em Festa 2010, o FITEI 2010 marca presença com o projecto “A-TA-KA!” dos Cal y Canto Teatro (4 de Junho / 17h00 // Rua Sta. Catarina – 5 e 6 de Junho / 17h00 // Parque de Serralves).

Do Brasil, chega-nos a proposta “A Descoberta das Américas” dos Leões de Circo Pequenos Empreendimentos (31 de Maio / 21h30 // Cine-Teatro Constantino Nery).
O FITEI 2010 volta a fazer a ponte com África e apresenta em 2010 as peças “Nojo” do Grupo de Teatro Pesquisa Serpente (29 de Maio / 18h30 // Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett) e “Só cheira a borracha” da Companhia de Teatro Kudumba, de Moçambique (3 de Junho / 16h00 // Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett).

Completam a programação os espectáculos “Boa Goa” da Pigeons International, do Canadá (6 de Junho / 21h30 // 7 de Junho / 18h30 // Teatro Helena Sá e Costa), “Epílogos: Confessions sans importance” pela Compagnie Toujours après Minuit, de França, (8 de Junho / 21h30 // TECA - 9 de Junho / 18h30 // // TECA) e “Uma grosseira imitação da vida” do Le Théâtre de la Démesure, França (8 de Junho / 23h00 // Maus Hábitos).

O encerramento do Festival acontece sob o desígnio de “Último Acto” em Matosinhos, com os espectáculos de rua “Underground” pela companhia inglesa Motionhouse, “Emigranti” apresentado pelos italianos Faber Teater e “Amanay” num regresso ao FITEI dos espanhóis Alkimia. Os espectáculos de encerramento decorrem a 10 de Junho, a partir das 19h45, nas imediações do Cine-teatro Constantino Nery.

Paralelamente continua a decorrer até 10 de Junho o concurso de carácter único “Viver a Rua”, que pretende dar a oportunidade do cidadão comum dar o nome de uma pessoa a uma rua da cidade do Porto, como forma de homenagem pública. Para encontrar alguém que dê o nome a uma rua do Porto está aberto o concurso destinado a todos os cidadãos, com o lançamento oficial do site http://www.viverarua.com/.

Após o encerramento do concurso, a 10 de Junho de 2010, data de encerramento do FITEI 2010, um painel de júri, constituído por diversas personalidades públicas, escolherá um vencedor entre as motivações e os nomes a concurso, a ser proposto à Comissão de Toponímia da Câmara Municipal do Porto.

Em complemento a este núcleo central de programação, decorrem exposições, workshops e conferências.

Em 2010, o FITEI vai ter extensões a Estarreja, Vila Real, Guarda Bragança e Lisboa. Fora de Portugal, o Festival tem uma extensão a Santiago de Compostela, Galiza, Espanha.

domingo, 23 de maio de 2010

Alicia Soto-Hojarasca inaugura novo espaço em Valladolid

A companhia Alicia Soto-Hojarasca apresenta o espectáculo-performance SENDERO DE LUZ [My Way, pero quién es Santiago] no dia 27 de Maio no TAC 2010 de Valladolid, na Estação Norte-Laboratorio de Artes Escénicas, inaugurando assim aquele novo espaço cénico.

Nesta performance fundem-se criações de vídeo, fotografia, sons naturais e electrónicos, música, textos e coreografia através da viagem de uma mulher por O Caminho.

O caminho é a metáfora do Sonho de escapar de encerramento emocional, é a metáfora do inicio da vida. Desde o amanhecer ao anoitecer num caminho pessoal, muito íntimo, delicado, subtil...
A fragilidade transforma-se em força através do movimento, desde o momento em que se começa a sentir a necessidade de sair e começar a caminhar... a encontrar… instantes, lugares, gentes, paisagens, a sentir-se... E seguir o caminho

Alicia Soto viajará depois para o Porto, onde apresentará a sua produção anterior 'In Vino Veritas' no Mosteiro de São Bento da Vitória, integrada na programação do FITEI 2010.

sábado, 22 de maio de 2010

WORKSHOPS GRATUITOS INTEGRADOS NO PROJECTO VIVER A RUA, DE JOSHUA SOFAER

Escrita criativa, com Pedro Sena-Lino
27 de Maio - Clube Literário do Porto
22h - 00h00
Aberto a todos os interessados :: Inscrição Gratuita
Inscrição prévia obrigatória

Workshop sobre a Família
dinamizado pelo GATA – Grupo de Activismo e Transformação pela Arte da UMAR (União Mulher Alternativa e Resposta)
com a colaboração de Patrícia Ribeiro: psicóloga, coordenadora do Projecto Mudanças com Arte, da UMAR, para a prevenção da violência de género na escola e na família e educação para os afectos; e Ana Paula Canotilho: Prof. de artes visuais, directora executiva da UMAR para a prevenção das violências de género na escola e na família.
3 de Junho - Clube Literário do Porto
18h30 – 21h30
Aberto a todos os interessados
Inscrição Gratuita
Inscrição prévia obrigatória

Um tributo (escrita criativa), com Miguel Marques
28 de Maio - Sede do Espaço t
14h30 - 16h30
Aberto a todos os interessados :: Inscrição Gratuita
Inscrição prévia obrigatória


Mais informações ou inscrições
Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, 22 | 4050-430 Porto
Telefone: 222 089 228
E-mail: clubeliterario@fla.pt
www.clubeliterariodoporto.co.pt
Espaço t
Rua de Vilar, 54 - Porto
Nuno Ferreira
nuno.ferreira@espacot.pt

www.espacot.pt


sexta-feira, 21 de maio de 2010

Morreu Paulo Eduardo de Carvalho

© Susana Neves
Paulo Eduardo de Carvalho intervindo no debate Uma Leitura Africana de Koltès (FITEI 2007)


Paulo Eduardo de Carvalho, professor da Faculdade de Letras do Porto, investigador no Centro de Estudos de Teatro - Faculdade de Letras de Lisboa, crítico de teatro, encenador e tradutor de textos de teatro, faleceu ontem ao final da tarde, em Matosinhos.

Membro da direcção da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro entre 2004 e 2009, onde integrava actualmente o Conselho Redactorial da revista Sinais de Cena e o Comité Executivo da Associação Internacional de Críticos de Teatro, sendo o seu Director de Seminários, Paulo Eduardo de Carvalho teve um papel fundamental na vida cultural do Porto e do País.

Co-organizou diversos colóquios e encontros científicos e deixa uma vasta obra publicada nos domínios do teatro português e de expressão inglesa, entre os quais, destacam-se o estudo monográfico do percurso criativo de um encenador português, Ricardo Pais: Actos e Variedades (Campo das Letras, 2006), e o estudo sobre tradução e representação cultural, Identidades Reescritas: Figurações da Irlanda no Teatro Português (Edições Afrontamento / ILCML, 2009).

Em colaboração com diversas companhias e instituições, traduziu e nalguns casos publicou um vasto número de obras de dramaturgos contemporâneos de língua inglesa, entre os quais Samuel Beckett, Harold Pinter, Brian Friel, Tom Murphy, Athol Fugard, Caryl Churchill, Wallace Shawn, Howard Barker, Frank McGuinness, Martin Crimp, Martin McDonagh e David Harrower.

Em Março de 2009, encenou Cartas Íntimas (Performances), de Brian Friel.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Teatro Creativo - Curso de criação teatral | Inscrições abertas


Ao longo de oito anos de trabalho, o grupo Titzina, encabeçado por Diego Lorca e Pako Merino, desenvolveu um método de trabalho próprio e que tem sido bastante eficaz. No FITEI 2010 orientam o workshop "Teatro Creativo - Curso de criação teatral", a decorrer nos dias 31 de Maio, 1, 2, 4 e 6 de Junho, no Contagiarte, Porto.

Neste workshop com duração de 25 horas, os dois criadores vão dar a conhecer todos os passos do seu processo e propor aos participantes que o experimentem.

Inscrição prévia para o e-mail contagiarte@contagiarte.pt ou para o telefone 220 134 124.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

"Dogville" em Salamanca

O Festival Internacional de las Artes de Castilla y León, FÁCYL, estreia "Dogville", de Lars Von Trier, no dia 10 de Junho de 2010. Será no Teatro Caja Duero de Salamanca, pelas 20h00.

Adaptação teatral do filme "Dogville", do realizador Lars von Trier. Co-produzida pela Fundación Siglo para las Artes de Castilla y León e sob a direcção artística de Calixto Bieito, as companhias Rayuela Producciones Teatrales e Azar Teatro, de Castilla y León, oferecem uma particular versão do filme. A sua forma vanguardista de criar e a asfixiante temática de grande profundidade psicológica, fazem deste trabalho um ponto de referência no cinemas destes últimos anos.

Com esta co-producção, FÀCYL ratifica o seu apoio explícito e o seu compromisso com a criação artistica da região.

"Dogville" tem encenação de Nina Reglero e adaptação de Christian Lollike.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Coreografia de Javier Martin


...tabú resOrte (tabú revuelta)... é apresentado no dia 4 de Junho, no Teatro Principal, Santiago de Compostela. Estreado no Teatro Colón da Coruña e aclamado na Feira de Artes Cénias da Galiza, este espectáculo de dança contemporânea de Javier Martin, mostra que este jovem criador, na sua curta mas intensa trajectória, como criador e intérprete tem surpreendido muito agradavelmente com uma série de peças de grande honestidade e carácter, destacando-se no panorama contemporâneo da dança. Desenvolve uma poética pessoal de grande autenticidade, estruturando as suas peças dentro do rigor da improvisação pura a nível de movimento.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Peça de Jean Claude Carrière em cena no Rio de Janeiro

© Renata Dillon

Até 27 de Junho, o Teatro Fashion Mall, no Rio Janeiro apresenta Caderno de Memórias, com texto de Jean Claude Carrière e encenação de Moacyr Góes. A peça, protagonizada por Dira Paes e Otto Jr., retrata o encontro de um inusitado casal e as suas dificuldades de se entregar ao amor, sem abandonar a solidão que os constitui.

São pessoas completamente diferentes que travam uma batalha para ficarem juntos. Como conseguir o objecto do seu desejo sem ao mesmo tempo aniquilá-lo?

Jean-Claude Carrière argumentista, dramaturgo e actor francês, foi um colaborador de Luis Buñuel e de Peter Brook. A colaboração com Buñuel começou com o filme 'Diário de uma Criada de Quarto' (1964), onde, para além de argumentista, também interpretou o papel de um padre da aldeia. Mais tarde, Carrière iria colaborar com quase todos os guiões, dos filmes de Buñuel, incluindo Belle de jour (1967), O Charme Discreto da Burguesia (1972), O Fantasma da Liberdade (1974), Esse Obscuro Objecto do Desejo (1977) e A Vida Láctea (1969). Foi também argumentista de filmes como O tambor, 1979, Danton (1983), Valmont (1989). Um dos seus argumentos de maior sucesso foi Cyrano de Bergerac, que lhe valeu um dos numerosos prémios que ganhou:o César 1991.

É autor de inúmeras peças teatrais. Colaborou com Peter Brook nas duas versões (com 9 horas e cinco horas de duração) do antigo épico sânscrito The Mahabharata.

Caderno de Memórias, agora levado à cena no Brasil, pode ser vista no Teatro Fashion Mall.

domingo, 16 de maio de 2010

Fala-me Como a Chuva e Deixa-me Ouvir

O TEATRODAGARAGEM apresenta Fala-me Como a Chuva e Deixa-me Ouvir, de Tennessee Williams, numa encenação de ANA PALMA, entre 18 e 28 Maio. Trata-se da 58ª Criação do Teatro da Garagem.

Em Fala-me Como a Chuva e Deixa-me Ouvir, Tennessee Williams explora a tensão psicológica e espacial de dois personagens - um homem e uma mulher - numa peça de um só acto, com uma respiração poética e onírica. O homem queixa-se da falta de diálogo entre os dois e gostaria que ela lhe falasse como a chuva que se faz ouvir lá fora, acompanhada pelo choro lúgubre das notas de um bandolim. A mulher aproxima-se dele, ou será ele que se aproxima dela, e deixa que ele lhe toque o pescoço e lhe implore que fale. Em resposta, contudo, diz-lhe que gostaria de partir dali de não estar ali e, na realidade, ouvimo-la descrever o hotel para onde supostamente vai e onde ficará a viver até que esqueça o próprio momento em que decidiu partir. No final, ouve-se a chuva e a mesma súplica: «Fala-me como a chuva e deixa-me ouvir». Mais do que o desespero de um desejo, impossível de realizar, é o silêncio de sermos anónimos um para o outro que nos assombra os dias.

sábado, 15 de maio de 2010

Quando tombaste este coração invejou o pó que acolheu o teu corpo

No dia 25 de Maio às 23h, no Jardim de Inverno do São Luís-Teatro Municipal, inserido nos "Amigos Coloridos", projecto coordenado por Patrícia Portela, em co-produção com o Alkantara Festival, vai ser apresentado Quando tombaste este coração invejou o pó que acolheu o teu corpo.

O que vai acontecer?
Uma apresentação informal, a partir de uma versão condensada de Pentesileia (1808) de Heinrich von Kleist (1777-1811), do resultado de um workshop realizado na ZDB durante oito semanas com cerca de trinta actores e cinco músicos.
Trata-se, portanto, da partilha de uma experiência intensiva, diga-se muito gratificante do ponto de vista humano e artístico – tendo em conta a disponibilidade e a entrega de todos os participantes - que procura ser uma primeira aproximação ao texto e aos modos de o activar em cena. Dado o seu carácter laboratorial, é para ser encarado de forma descomprometida. É o que é e a mais não é obrigado, nem por nós ambicionado. Estamos satisfeitos com o resultado. Esperemos que nos satisfaça duas vezes. Mas isso, ao contrário do chocolate, não depende de nós. Por isso, gostaríamos de contar com a vossa presença. Sejam bem-vindos.
Um último apelo, em forma de desejo: que as vozes se oiçam e entrem no vosso coração, como flechas. Sintam a força primeira das palavras, qual testemunhas e cúmplices de uma revolta viva, e deixem-nos arrebatar-vos. "O belo é tão-só o começo do terrível." (Rainer Maria Rilke dixit). -
Nelson Guerreiro

Dramaturgia e direcção cénica Martim Pedroso
Direcção vocal Luís Madureira
Coaching Nelson Guerreiro
Actores convidados Anna Carvalho; Carla Bolito; Carla Galvão; Carlos Alves; Cláudia Efe; Fabíola Lebre; Gracinda Nave; Gustavo Vargas; Inês Rosado; Iolanda Laranjeiro; Joana Brandão; Joana Freitas; Maria Ana Filipe; Márcia Cardoso; Margarida Cardeal; Neusa Dias; Nicole Kehrberger; Paula Só; Pedro Barbeitos; Pedro Luzindro; Rita Frazão; Sofia Brito; Sofia Correia; Sofia Ribeiro; Soraia Stattmiller; Tânia Pais; Tiago Barbosa; Tónan Quito.
Músicos: Bruno Sousa Filipe Valentim; Francisco Ramos; João Diogo Roque; Rudolfo Freitas.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Peça de Dario Fo no Teatro Galilleo

Traduzida para espanhol por Carla Matteini, a peça de Darío Fó e Franca Rame ‘Madre Paz (Diario Autentico e Imaginario de Cindy Sheehan)’está em cena no Teatro Galilleo, de Madrid.

Com dramaturgia e encenação de Carlos La Rosa, esta produção de Salvador Collado conta com a participação da actriz María José Goyanes, que tem aqui um dos grandes trabalhos da sua carreira teatral. O argumento é baseado numa história real, a de Cindy Shennan, uma californiana que, após perder o seu filho de 24 anos na guerra do Iraque, se apresentou no rancho de George Bush exigindo ser recebida pelo então presidente norte-americano George Bush para lhe perguntar: "Por que morreu o meu filho?".

O argumento contundente de um mãe em busca da verdade.

Marc Parejo e Silvia Vivó são também actores nesta peça, onde a raiva e a dor de uma mãe põem a nu as decisões escondidas por trás da ‘defesa da pátria’.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Homens de escabeche no Teatro do Campo Alegre


A partir de 18 de Maio, no Teatro do Campo Alegre, a Seiva Trupe apresenta mais uma divertida comédia: Homens de Escabeche, de Ana Istarú.

Neste texto encontramos uma mulher que vive em busca do grande amor da sua vida, "esse homem que possa conservar para sempre em escabeche"...

Um texto, dominado pela emoção, contando como uma mulher, desde muito cedo, vai formando a sua concepção das relações amorosas através das mensagens que a sociedade lhe dá...

António Feio, assina a encenação deste texto da portoriquenha Ana Istarú, cujos protagonistas são JOANA ESTRELA e JOSÉ FIDALGO.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

VIVER A RUA | Abertas as candidaturas ao concurso de carácter único para atribuir nome de um cidadão anónimo a uma rua do Porto

O NEC - Núcleo de Experimentação Coreográfica é este ano a estrutura convidada do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, que acontece de 28 de Maio a 10 de Junho de 2010, no Porto, e irá apresentar “Viver a Rua”, da autoria de Joshua Sofaer, artista britânico vencedor do Prémio de Arte CREATE do Bank of America, o maior de arte participativa do Reino Unido.

Para encontrar alguém que dê o nome a uma rua do Porto está aberto a partir de hoje, 12 de Maio de 2010, um concurso destinado a todos os cidadãos, com o lançamento oficial do site www.viverarua.com.

Qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, pode propor um nome de alguém com uma ligação à cidade do Porto, através do envio de um texto até 250 palavras, explicando o motivo pelo qual acha que a pessoa nomeada merece uma homenagem pública.

Após o encerramento do concurso, a 10 de Junho de 2010, data de encerramento do FITEI 2010, um painel de júri, constituído por diversas personalidades públicas, escolherá um vencedor entre as motivações e os nomes a concurso, a ser proposto à Comissão de Toponímia da Câmara Municipal do Porto.

O Júri é constituído por Álvaro Costa (RTP/Antena 3 e RTPN), Álvaro Domingues (geógrafo), José Rodrigues (escultor), J. Pinto da Costa (médico legista), Jorge Sousa Braga (escritor), Katty Xiomara (estilista), Manuela Azevedo (cantora, Clã), Maria Adriana Cunha (geógrafa - Divisão Toponímica da Câmara Municipal do Porto), Mário Moutinho (actor, encenador e director do FITEI) e Rosa Mota (atleta).

O nome da nova rua será revelado oficialmente até à edição do FITEI 2011, inscrito numa placa de rua, inserido nos mapas e tornar-se-á parte do futuro tecido da cidade, estando prevista uma festa para celebrar com o vencedor e todos os cidadãos do Porto.

A inscrição pode ser efectuada online em www.viverarua.com, ou pelo correio, enviando a candidatura e imagem que apoie a nomeação para: VIVER A RUA, Núcleo de Experimentação Coreográfica – Fábrica Social, Rua da Fábrica Social, s/n, 4000-201 Porto.

Mais informações em http://www.viverarua.com/

terça-feira, 11 de maio de 2010

Resto de Cerveja em Copo Transparente

Com encenação de Emerson Rossini e texto de Sérgio Pires, o Espaço Cultural Pyndorama, em São Paulo, apresenta até 27 de Junho a peça Resto de Cerveja em Copo Transparente. Esta produção da Companhia Teatro no Pires conta a história de um casal à beira da separação, interpretados por Pedro Vieira (Giovanni) e Izabel Lima (Marcela).

Enquanto ele bebe cerveja num bar e procura conclusões na iminência do divórcio, ela fica em casa e remonta o seu passado, tentando entender o que aconteceu com o presente. Há ainda Henrique, que existe apenas nas entrelinhas do texto e se torna a base dos desencontros da dupla, já que é gay e muito amigo de Giovanni, o que causa ciúmes em Marcela. O espectáculo aborda a procura da felicidade, do desejo e da devassidão.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Príncipe de Homburgo no Porto

O Príncipe de Homburgo, de Heinrich von Kleist, com tradução e dramaturgia de Luísa Costa Gomes e encenação de António Pires e Luísa Costa Gomes, estreou no TeCA, no Porto, onde se manterá em cartaz até 16 de Maio. Com interpretação de Graciano Dias, João Araújo, João Barbosa, João Ricardo, Luísa Cruz, Marcello Urgeghe, Margarida Vila-Nova e Mário Redondo, é uma co-produção da Ar de Filmes, Centro Cultural de Belém e TNSJ.

"Frederico Artur, Príncipe de Homburgo, sonha com a glória. Passeia, sonâmbulo, até ao jardim do palácio, na véspera da batalha de Fehrbellín, que em 1675 opôs o Brandeburgo de Frederico Guilherme aos suecos do Rei Carlos Gustavo. Dormindo, entrança uma coroa de louros. Aí o encontram o Eleitor do Brandeburgo e respectiva Corte. Troçando, o Eleitor impõe-lhe a coroa. Desta aparentemente inócua brincadeira se desencadeia o drama de magnas e inesperadas consequências de O Príncipe de Homburgo, última peça de Heinrich von Kleist, concluída há duzentos anos, poucos meses antes de o génio romântico se suicidar com a amante cancerosa, junto a um lago de Potsdam. Escrita numa Prússia ocupada pelo exército napoleónico, O Príncipe de Homburgo foi classificada pelo próprio Kleist como um “drama patriótico”, mas o seu protagonista órfão, imaturo, contraditório, cheio de fraquezas e delírios de grandeza devolve à nação uma imagem pouco favorável de si própria. Ao confrontar-se com a peça, a escritora Luísa Costa Gomes percebeu de imediato que não poderia ficar-se pela leitura: traduziu-a e, na companhia de António Pires, estreia-se na encenação, para nos restituir a tragédia solitária de um príncipe escandalosamente humano e a surpreendente dinâmica dramatúrgica da obra de Kleist."

domingo, 9 de maio de 2010

Novo prémio para os Titzina com 'Exitus'


A obra ‘Éxitus’, de Titzina Teatre (Barcelona), ganhou o Primeiro Prémio da XXXII edição do Certame Nacional de Teatro Arcipreste de Hita.

Os catalães Titzina Teatre receberam ainda, das mãos da Conselheira de Cultura da Junta de Castilla-La Mancha, Soledad Herrero, o prémio do grupo mais popular, além de terem sido distinguidos com o galardão para o melhor actor, Pako Merino.

Éxitus’ faz parte da programação do FITEI 2010. Será apresentada no Teatro Nacional de S. João, no dia 3 de Junho, pelas 21h30.

Os actores da companhia orientarão, durante a sua estadia no Porto, um workshop sobre o seu método criativo, que decorrerá no Contagiarte.

http://www.certamenarciprestedehita.org/home/index.php


sábado, 8 de maio de 2010

Mopa regressa a Sevilha

Começou no festival Endanza, em Sevilha, e era necessário voltar a apresentar os resultados, precisamente ali. Elo e Juan Luís começaram uma proposta chamada "Supongo que quiero saber lo que viene luego". Um compacto de 15 minutos onde mostravam a sua dança e música. Pouco tempo depois, Juan Kruz Díaz de Garaio Esnaola junta-se à direcção do projecto, mudando o nome da peça e imprimindo-lhe um estilo próprio e muito pessoal.

Depois de passar por por Sarajevo, Teatro Central, Palma de Maiorca, Teatro Alhambra, entre outros palcos, Mopa volta ao Centro das Artes de Sevilha com (espérame despierto) , dias 7 e 8 de Maio, pelas 21h30.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Festival das Artes de Castilla y León

O Festival das Artes de Castilla y León que se realiza em Salamanca, este ano com direcção artística de Calixto Bieito, passa a designar-se pela sigla FÀCYL. Centrado na criação contemporânea, esta 6ª edição, que se realiza entre 30 de Maio e 12 de Junho, será palco de um encontro multidisciplinar de manifestações artísticas como o teatro, a dança, a música, as performances, as instalações urbanas, a literatura e os espectáculos de rua.

No que diz respeito a espectáculos de teatro, a programação inclui espectáculos de Théâtre Vidy-Lausanne, Ro Theater, Staatsschauspiel Dresden, Rayuela Producciones Teatrales e Betty Nansen Teatret de Copenhague. Na dança, destaque para Akram Khan Company, Compagnie Marie Chouinard, Splintergroup e Lia Rodrigues.


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Temporada 2010 do Bando

O Teatro bando deu início a mais uma TEMPORADA de espectáculos em Vale dos Barris, Palmela. De 29 de Abril a 30 Julho, várias reposições, uma nova estreia – NÓS MATÁMOS O CÃO TINHOSO!, encontros, exposições ao ar livre, debates, acolhimentos, uma residência de artistas plásticos europeus, uma mostra de teatro profissional e não-profissional, ciclos de poesia, de música e de cinema… culminando tudo no grande evento comunitário PINO DO VERÃO.

"Maio maduro Maio. Com o despontar do calor e das noites amenas em Vale dos Barris, partimos a fundo para mais uma TEMPORADA no Teatro bando onde apresentaremos diversas criações, encontros, acolhimentos e outras actividades. Começaremos por apresentar a trilogia dedicada à infância e juventude, ponto linha plano, com as reposições de: GRÃO DE BICO, espectáculo com encenação de João Brites onde o corpo se torna universo e o espectador viajante (de 29 de Abril a 2 de Maio, de Quinta a Sábado às 20h30 e Domingo às 17h00); LINHA DA VIAGEM, uma criação de Madalena Victorino que faz da pintura de Nadir Afonso uma coreografia de afectos (de 6 a 9 de Maio, Quinta a Sábado às 20h30 e Domingo às 17h00); e A CAÇA, espectáculo encenado por Rogério de Carvalho desenvolvido a partir da curta-metragem homónima de Manoel de Oliveira (de 13 a 16 de Maio, Quinta a Sábado às 20h30 e Domingo às 17h00).Mas claro, antes disto teremos PRIMEIRO SÁBADO DO MÊS, logo no dia 1 de Maio. Não se esqueçam de fazer as vossas reservas com a Manuela Mena, apesar de não sabermos ainda qual será a ementa, sabemos já que depois de almoço iremos ter a oportunidade de espreitar um ensaio aberto da próxima estreia do Teatro bando, NÓS MATÁMOS O CÃO TINHOSO!. Este é um espectáculo com encenação de Nuno Pino Custódio que parte do conto homónimo do Moçambicano Luís Bernardo Honwana e tem estreia marcada para dia 20 de Maio, ficando em cena até 20 de Junho (sempre de Quinta a Domingo às 22h00)".

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ante-estreias dos Artistas Unidos



Comemoração & Nova Ordem Mundial, de Harold Pinter, pelos Artistas Unidos faz 3 ante-estreias: no Teatro Aveirense (Aveiro) a 6 e 7 de Maio de 2010, no Teatro Municipal da Guarda a 13 de Maio de 2010 e no Cine-Teatro Municipal de Ponte de Sor (Teatro da Terra) a 14 e 15 de Maio de 2010. A estreia será no CCB a 21 de Maio de 2010.

"Harold Pinter. Um universo de incertezas, contradições, mentiras, invenções, não-ditos, uma escrita sucinta, rarefeita. E um diabólico domínio da lingua que lhe permite, com quase nada, criar tensões. Numa segunda-metade do século XX dinamitada por tantas vanguardas, Pinter insistiu sempre no realismo presencial do teatro: um sofá é um sofá e ele gosta de quartos de três paredes. Os seus celebrados diálogos são coloquiais e muitas vezes anódinos. Mas um "bom dia" dito por uma personagem sua pode ser um jogo mortal e não uma fórmula de cortesia. O seu ramo não é o da psicologia. Não temos passado para muitas personagens, nem motivação para os seus actos. Filho do "behaviourismo" dos "Assassinos" de Hemingway, O Serviço, um dos seus primeiros textos, é uma constatação. Ora, como é que um actor se pode limitar a constatar? Limitar-se a estar presente, sem as armadilhas das intenções profundas? (…)Mais tarde, Pinter, começando um novo ciclo na sua obra, depois de em 1970 ter encenado no Mermaid Theatre de Londres uma peça de James Joyce, Exilados, peça então esquecida, debruçou-se sobre esta estrutura ibseniana e veio sobrepor ao teatro da surda ameaça com que as suas peças iniciais foram rotuladas, um teatro da memória, os intrincados torcidos e tremidos da memória de que são exemplo Paisagem e Há Tanto Tempo. Parece ter deixado de haver perigo ou o perigo está dentro de nós, num passado nunca lembrado mas sempre presente. A que também não é alheio o trabalho que fez com Joseph Losey ao tentar adaptar Proust ao cinema (que dará, em 2000, a adaptação cénica Remembrance Of Things Past). Porque a sua escrita é viva, se move imparável numa tentativa cada vez mais acerada de abranger o mundo pantanoso, houve quem se surpreendesse com a clareza política de alguns dos seus textos dos anos 80/90 de que Um Para O Caminho é famoso exemplo. Mas esta clareza, esta economia, esta brutalidade rarefeita vinham de trás, de muito longe: e os pobres diabos ameaçados de O Serviço ou de Feliz Aniversário estavam no mesmo universo onde o poder é arbitrário. Só que agora quem entra em cena é o ameaçador, quem toma a palavra e vaiaté à boca de cena não é o ameaçado. E também Harold Pinter dá voz (e deu corpo ao representá-lo ele próprio) ao torturador…"
Jorge Silva Melo

terça-feira, 4 de maio de 2010

'Dies Irae' de Marta Carrasco ganha novo prémio

Marta Carrasco foi a vencedora do Prémio da Melhor direcção no XIII Certame de Teatro para Encenadoras de Torrejón de Ardoz, destacando-se entre as seis finalistas deste festival onde participaram cerca de uma centena de propostas. A sua obra ‘Dies irae. En el requiem de Mozart’ recebeu também o Prémio Especial José María Rodero.

Depois de actuar em várias companhias de dança, Marta Carrasco empreende, em 1995, uma nova trajectória como criadora e intérprete com um espectáculo de dança-teatro «Aiguardent». Desde aí que coordena a criação de coreografias próprias com a direcção de outros espectáculos. Em 2005 participou no filme de Carlos Saura «Iberia». Entre os vários galardões que já obteve, destaca-se o prémio da Crítica Teatral de Barcelona por «Aiguardent» e «Pesombra»; o Butaca (Prémio do público) por «Blanc d’ombra» e «Mira’m». Ganhou também quatro Max de las Artes Escénicas, dois por «Aiguardent», e outros dois por Ga-gà (2006), como Melhor espectáculo de dança e Melhor Coreografia. Em 2005, venceu o prémio nacional de Dança da Catalunha pelo reconhecimento da sua trajectória.

Marta Carrasco, com o espectáculo ‘Dies irae. En el requiem de Mozart’ estará no FITEI 2010, com uma apresentação única no Teatro Nacional São João, no dia 7 de Junho.

segunda-feira, 3 de maio de 2010



A Tarumba – Teatro de Marionetas realiza em Lisboa, pelo décimo ano consecutivo, o FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, um projecto aberto a novas tendências, de dimensão internacional, que pretende promover e divulgar uma área específica de expressão artística: o universo das formas animadas.

De 6 a 30 de Maio de 2010, Lisboa será de novo o grande ponto de encontro do teatro de marionetas e formas animadas. Artistas de todo o mundo e de reconhecido mérito internacional estarão presentes no festival.

O FIMFA Lx afirmou-se desde 2001, como um espaço de programação contemporânea, inovadora e alternativa, apresentando as formas contemporâneas de teatro de marionetas para um público adulto, mas não esquecendo o seu contraponto com as mais tradicionais. Espectáculos que revelam técnicas ancestrais estarão em confronto com linguagens inovadoras.

Nesta edição comemorativa, que cobre o período de vinte e cinco dias, vinte e sete companhias foram convidadas, provenientes de treze países, Alemanha, Argentina, Bélgica, Espanha, Estados Unidos da América, França, Finlândia, Holanda, Japão, Reino Unido, República Checa, Taiwan e, é claro, Portugal. Estão previstas cerca de cem representações, que envolvem espectáculos de sala, de pequenas formas e de rua. É ainda desenvolvida uma componente laboratorial e experimental, que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores, bem com um conjunto de actividades complementares.

domingo, 2 de maio de 2010

Parole, parole, parole…


Parole, Parole, Parole..., de Dinis Machado, hoje, 2 de Maio, 21h30, de novo no Espaço NEC, Porto.

Parole, parole, parole… é pouco mais que uma rima poética. Levemente melancólica, talvez , quando quase se inclina para uma comédia de um mal de vivre tão próximo, um tédio tão naturalmente burguês, tão nosso portanto.

O espectáculo parte daquilo que na linguagem é o seu potencial projectista, de desenhar aquilo que vamos querer que seja, e encontra-se em diálogos a dois, reais ou hipotéticos, que tentam construir utopias (Pessoais, domésticas ou comunitárias), que se confrontam pacificamente com a falha de todos os seus épicos projectos, e que faticamente se consolam no vazio das frases que procuram esconder a descrença no futuro (que se tornará [ou ter-se-á já tornado?] prematuramente presente)

Eles (ou seja, nós) procuram reencontrar-se com a ilusão, manter-se activos na construção de qualquer coisa que intuem, não se deixar esmorecer, e permanentemente se confrontam com o seu reverso, a desilusão, a inevitável derrocada dos materiais concretos, que não espelham nunca essa realidade mais real, porque mais viva e mais presente, que se desenrola continuamente nos seus projectos de um mundo por vir, juntamente com o tão esperado consolo final.

Eles, vigiam-se fantasmaticamente no seu fazer, num paternalismo exercido sobre si mesmo. Porque não querem aprender a contemplar poeticamente a sua própria morte.

Com Ana Rocha, Dinis Machado, Inês Vaz e Jorge Gonçalves

sábado, 1 de maio de 2010

Daniel Abreu em digressão

A Companhia Daniel Abreu, de Madrid, mantém em digressão "Negro", tendo sido apresentada no Teatro Auditório de Albacete, integrada na programação da Feria de Teatro de Castilla la Mancha. Este trabalho, é uma co-produção do Centro Coreográfico Galego e do Auditório de Tenerife.

Com direcção de Daniel Abreu e com os intérpretes Janet Novas, Carmen Fumero, Anuska Alonso e o próprio Daniel Abreu, esta coreografia tem música original de Masahiro Hiramoto.

Negro é um trabalho coreográfico para quatro bailarinos, que se fundamenta no corpo como único instrumento motor de toda a sensação. A coreografia é constituída por cenas criadas a partir da reflexão das acções do quotidiano.