sábado, 8 de dezembro de 2012

Pedro Lamares leva O Fraseador para o Teatro do Bolhão

O Fraseador estreou em Março de 2011 no Teatro do Campo Alegre, com sete apresentações. Depois voltou lá em Fevereiro de 2012, com outras tantas. Seguiu para o CCB, em Março e, recentemente, para a Casa das Artes de Felgueiras. Agora vai voltar à cena, no Teatro do Bolhão, no Porto. São só dois fins de semana.

O Fraseador é um espectáculo de Pedro Lamares, direccionado para crianças e jovens (maiores de 6 anos) que visa estimular e promover a poesia, aproximar a escola do teatro, formar novos públicos e sensibilizar para a leitura, sempre mantendo implícita a valorização e promoção da identidade, dos autores, da cultura portuguesa. Incidindo sobre textos e autores emblemáticos do universo poético da língua portuguesa (recomendados pelo Plano Nacional de Leitura/ Ler +), esta é uma viagem pela palavra, um percurso que deseja estimular no público infanto-juvenil o interesse e o amor pela leitura, mas adequado a todos aqueles que amam a palavra, escrita, dita, teatralizada. É pela mão do actor/encenador que celebramos a vida prodigiosa da palavra, o seu gesto incarnado, a sua vivência para lá da folha de papel. Essa vontade de colocar o livro no teatro ou de teatralizar o livro transporta-nos para um espaço de pura magia em que o universo poético de vários autores portugueses de referência, entre os quais Fernando Pessoa, João Paulo Seara Cardoso, Álvaro Magalhães, Manuel António Pina, valter hugo mãe e António Torrado…, ganham uma outra realidade, transmutam-se num palco e num cenário visualmente encantatório cuja melhor metáfora é a de uma “chuva de livros”.

Sábados 8 e 15 de Dezembro - 16h e 21h30. Domingos 9 e 16 de Dezembro - 16h. (Vai haver sessões para escolas de 11 a 14 de Dezembro)

Sem comentários: