sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Últimos espectáculos de "Greek", de Steven Berkoff

Com 5 nomeações para os Prémios ACE - Asociación de Cronistas del Espectáculo, o espectáculo "GreeK" de Steven Berkoft anuncia as últimas representações no Centro Cultural de la Cooperación - Sala Gonzalez Tuñón, em Buenos Aires.

"GreeK" é uma versão de Edipo Rey, da autoria de Steven Berkoff, dramaturgo inglês que situa o mito de Édipo na década de 80. Encenação de Analía Fedra García e interpretação de Ingrid Pelicori, Horacio Roca, Roxana Berco e Martín Urbaneja.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Obra polémica dirigida por Camilo Villamarín Orrego

"SEMEN", do autor cubano Yunior García, é a peça dirigida por Camilo Villamarín Orrego que será apresentada dias 31 de Agosto e 1 de Setembro, no Domus Teatro, de Cali - Colômbia.

Polémica e divertida obra de teatro, "SEMEN" centra-se na família como núcleo social e espelho dela, pondo em evidência as consequências da ruptura das estruturas no seu interior e contrasta a utopía de um homem novo com as realidades sociais actuais.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Esta é a Minha Cidade e Eu Quero Viver Nela | Regresso ao Porto

Esta é a Minha Cidade e Eu Quero Viver Nela é um projecto que parte da cidade, da vivência que nela se constrói dia-a-dia, do quotidiano às vezes doloroso dos espaços, dos sentidos que se encontram nas coisas mínimas, nas pessoas, atrás de um muro, de uma esquina, de um banco de jardim, de uma porta fechada, de uma janela entreaberta. É um projecto de colaboração que já conheceu quatro edições em Lisboa e agora se estende ao Porto, sempre com a mesma permissa: o Teatro do Vestido convida criadores exteriores à companhia e durante duas semanas de trabalho intensivo concebe um projecto de intervenção e questionamento da cidade.

Para esta edição especial no Porto, que agora regressa depois do êxito da sua primeira apresentação, o Teatro do Vestido propõe-se descobrir uma cidade que lhe é, de certa forma, estrangeira, com a ajuda de criadores que a ela pertencem, ou pertenceram, ou se encontram em processo de vir a pertencer. Conduzidos pelos seus olhos, memórias e interrogações, lançam-se como cegos numa cidade nova para poderem vir a desejar viver nela também. Como descobrir uma cidade? “As grandes cidades ensinam, educam, e não com doutrinas roubadas aos livros. Não há aqui nada de académico, o que é lisonjeiro, pois o saber acumulado rouba-nos a coragem”, responde Robert Walser. Coragem – uma palavra-chave para conquistar território desconhecido.

Criação colectiva com direcção de Joana Craveiro e interpretação de Ainhoa Vidal, Gonçalo Alegria, Joana Craveiro, Rosinda Costa, Sofia Dinger, Tânia Guerreiro e Victor Hugo Pontes.

Esta é a Minha Cidade e Eu Quero Viver Nela, reposição no Mosteiro de S. Bento da Vitória, entre 5 e 12 de Setembro.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Reposição da peça “A Casa Encantada”


O Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, repõe a peça “A Casa Encantada” entre 30 de Agosto e 1 de Setembro, às 21h30.

A Casa Encantada” é um Projeto/performativo com encenação de Luisa Pinto.
Trata-se de uma instalação encenada onde o ator procura uma relação mais próxima com o espectador. É uma viagem pelos espaços do CTCN cruzando o Teatro e Artes plásticas, vivenciando atmosferas diversas em cada cena.
Trata-se também de uma instalação cénica  a partir de cenografia e adereços de projetos anteriores.  Aqui a palavra de ordem é recriar, tirar os objetos do seu contexto inicial e habitá-los de uma outra forma.
Inspirado na ” A Casa encantada “(Spellbound) , título dado ao filme de 1945, realizado por Alfred Hitchcock, particularmente famoso pela cena que inclui um momento onírico vivido pelo personagem central, ilustrado pelo pintor Salvador Dali.
Nesta criação encontram-se várias figuras das artes do século XX que deambulam pelos espaços num contexto surrealista falando sobre temas comuns a todos nós, o amor, a obra, a vida e a morte.

Projeto performativo e encenação: Luisa Pinto
Dramaturgia: Roberto Merino
Intérpretes: Isabel Carvalho, João Costa e Rui David Direção Musical: Rui David Desenho de Luz: Bruno Santos Grafismo e Vídeo: Miguel santiago Miranda Coreografia do Tango: Óscar e Gladys Zalazar Esta reposição é uma Co-produção do Cine-Teatro Constantino Nery/Câmara Municipal de Matosinhos com o Teatro Art’Imagem.
Apoio Porto Editora.

A Casa Encantada estará em Setembro em S. Paulo, no XVII Circuito de Teatro Português no Brasil.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Embaixada parte de Guimarães em direção a Maribor

Cerca de 30 pessoas vão partir de Guimarães, dia 2 de Setembro, para atravessar a Europa, de caravana, em direção a Maribor (Capital Europeia da Cultura, na Eslovénia).

Esta delegação é constituída, maioritariamente, pela Point View Art Association e pela Companhia Erva Daninha que apresentam, em Guimarães 2012, dois espetáculos. “Playing Landscape” é o nome da peça desenvolvida pela companhia macaense Point View Art Association, e que acontece, na Fábrica ASA, dia 1 de Setembro, às 22h00, e dia 2, às 17h00. Já a Companhia Erva Daninha apresenta, dia 2, às 22h00, no Jardim do Centro Cultural Vila Flor, o espetáculo “Aduela”.

A delegação vai passar por Tàrrega, Marselha e Liubliana, estando a chegada a Maribor prevista para o dia 22 de Setembro, onde as companhias irão apresentar os seus espectáculos. Esta viagem insere-se no SPERA MUNDI, ou a esperança do mundo, um projeto que pretende responder ao desafio de representar o potencial universalista de Portugal numa Europa fragmentada.

No âmbito do projeto SPERA MUNDI, Guimarães 2012 vai ainda acolher uma companhia proveniente do Brasil que irá apresentar, nos dias 28 e 29 de Setembro, o espectáculo "Gigantes pela Própria Natureza".

domingo, 26 de agosto de 2012

Terminou a 15ª Feria de Teatro de Castilla y León

Desceu ontem o pano sobre a 15ª edição da Feria de Teatro de Castilla y León. Marcada por uma permanente homenagem a Rosa Cano, foi estreada a obra musical composta em sua memória: 'Una Rosa entre bambalinas', e o festival encerrou com um concerto a ela dedicado.

A equipa do evento, agora liderada por Manuel Gonzalez, mantém o estilo de organização onde a simpatia e competência são destaques inquestionáveis. Assim, esta edição encerrou com um balanço muito positivo no que diz respeito à adesão do público: cerca de 33.000 espectadores. A feira de teatro voltou a ser uma festa em Ciudad Rodrigo e conseguiu manter o número de companhias e espectáculos das edições anteriores, o que em tempos de cortes enormes no sector cultural, realça o trabalho da equipa deste encontro anual de teatro da região de Castela e Leão. 

A Rosa deixou um excelente legado.

sábado, 25 de agosto de 2012

Broadway Baby - A História do Musical Americano

Espectáculo da autoria de Henrique Feist, que interpreta com o seu irmão Nuno Feist ao piano, Broadway Baby - A História do Musical Americano está em cena no Teatro Estúdio Mário Viegas até ao próximo dia 2 de Setembro.

Como é que a Broadway nasceu? Por que é que se instalaram dezenas de teatros naquela zona de Nova Iorque? Henrique Feist explica a cantar, com intenção de trazer a história e o espírito do musical americano até ao público português, através de canções dos seus maiores compositores.

Cole Porter, George Gershwin ou Irving Berlin são alguns dos que integram esta viagem pela história do musical americano, acompanhada por Nuno Feist ao piano, num musical que assinala os 30 anos de carreira dos irmãos.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Versão para teatro de "Carmen"

A versão para teatro de "Carmen" nasceu praticamente ao mesmo tempo do que a rodagem do filme de Carlos Saura. O êxito do filme, que surpreendeu inclusivamente os próprios criadores do milagre, inspirou certamente Antonio Gadés para criar a versão para teatro, obra-prima da dança espanhola que acrescentou ao seu repertório, de que já se destacavam duas obras de enorme peso artístico, "Bodas de Sangue" e a "Suite de Flamenco". A estreia parisiense em 1983 obteve um enorme êxito de crítica e de público que colocou definitivamente Antonio Gadés na esfera dos bailarinos e coreógrafos mais importantes do mundo.

Agora em Madrid, no Teatros del Canal, entre 29 de Agosto de 2012 e 22 de Setembro de 2012.

Ballet inspirado na obra de Prosper Mérimée, com argumento, coreografia e luz de Antonio Gadés e Carlos Saura, interpretado pela Companhia Antonio Gadés.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas ordinária | Texto de Nelson Rodrigues no Teatro Glauce Rocha

Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas ordinária, peça que o dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues escreveu em 1962, sobe à cena no Teatro Glauce Rocha, numa direcção de Eduardo Wotzik.

Edgard é um rapaz de Minas Gerais, de origem bastante humilde, facto que o constrange. Procurado por Peixoto, genro do milionário Werneck, dono da firma onde Edgard é contínuo, ele recebe a proposta de se casar com Maria Cecília, filha de Werneck, de 17 anos, que fora violada por cinco negros. Pelo dinheiro, Edgard aceita, mas tem dúvidas por gostar de Ritinha, sua vizinha. Já com o casamento acertado, Edgard e Ritinha vão despedir-se num cemitério, onde ela conta o que faz para conseguir sustentar a mãe louca e as três irmãs. Toda a trama gira em torno das hesitações de Edgard, até à sua escolha final.

Interpretação de Clarice Niskier, Cora Zobaran, Cristina Bethencourt, Fernando Gomes, Gustavo Gasparani, Glauce Guima, Grazie Schmitt, Henrique Pagnoceli, Isio Ghelman, Jacyan Castilho, José Araújo, Michele Fontaine, Nilvan Santos, Ricardo Brajterman e Teresa Frota.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Shakespeare no Castelo de Montemor

O Castelo de Montemor-o-Velho será palco de várias cenas das principais peças de Shakespeare. Projecto da companhia Teatrão, de Coimbra, que ocupa nos meses de Verão, locais propícios ao sonho, à fantasia e às viagens por castelos nunca antes explorados, segundo as suas próprias palavras.

Esta proposta de teatro de rua, apresentada num percurso que pretende também explorar o castelo em si, tem direcção de Deolindo Pessoa, conta com o apoio de grupos de teatro amador locais e tem entrada livre (sujeita a reserva).

Shakespeare no Castelo, tem cenografia de José Tavares, direcção musical de Luís Madeira, dramaturgia de Jorge Figueira, figurinos de Cátia Barros e Patrícia Mota. A direcção artística é de Deolindo Pessoa.

De 23 a 25 de Agosto e de 13 a 15 de Setembro.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Homenagem a Rosa Cano em Ciudad Rodrigo

Começa hoje em Ciudad Rodrigo a 15ª Feria de Teatro de Castilla y León, com 'HOMENAJE A ROSA MARÍA GARCÍA CANO', em memoria da Coordenadora e Directora Artística da Feria. Este espectáculo/homenagem terá lugar no Teatro Novo Fernando Arrabal, com início às 19h00.

Rosa Cano dirigiu a Feria de Teatro desde a primeira edição até à sua morte prematura, em Maio deste ano. A grande homenagem que se pode fazer à sua fundadora é dar continuidade ao seu projecto, o que acontece com a realização desta nova edição do certame, realizado agora por aqueles que na sua equipa aprenderam a trabalhar na difícil arte de produzir e realizar eventos artísticos e culturais.

A Feria de Castilla y León mobiliza muito público que enche por completo os teatros e a população de toda a região, que acorre às suas ruas para assistir às diversas propostas de teatro de rua.

O FITEI estará mais uma vez neste evento, de que integra o comité de selecção como assessor externo, e particularmente na homenagem a Rosa Cano, também ela amiga do festival do Porto, onde esteve como convidada especial e que proporcionou diversos acordos entre as estruturas governativas de Castilla y León da área da cultura e o FITEI.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Áyax no Festival de Mérida

Estreia no dia 22 de Áyax de Sófocles, em versão de Miguel Murillo e direcção de Denis Rafter, uma co-produção do Festival Internacional de Teatro Clássico de Mérida e Teatro del Noctámbulo.

Interpretado por José Vicente Moirón, Fernando Ramos, Isabel Sánchez, Elena Sánchez, Juan Antonio Lumbreras, Gabriel Moreno, Javier Magariño, Cándido Gómez, Hugo León, Denis Rafter, Aarón Lobato, Jesús Manchón, José María Pizarro, David Gutiérrez, Chus Mayo e Camilo Maqueda, o espectáculo terá início às 22:45 horas no Teatro Romano de Mérida, dentro da programação da 58ª edição do Festival Internacional de Teatro Clássico de Mérida.

"Sófocles es la esencia de la tragedia clásica. Tanto que todas las definiciones del espíritu y el arte griego son ante todo definiciones de su espíritu y de su arte. Sófocles es la quinta esencia de una época, imponiéndose como maestro y referente de filósofos autores de su tiempo y de todos los tiempos. Es directo y reflexivo, lúcido y accesible. Sin excesos, sus obras observan el transcurso de la vida con objetividad y sutileza. En Ayax quiero respetar ese espíritu helénico con una obra que quiere ser una oda a la belleza y a la sencillez." - Denis Rafter

domingo, 19 de agosto de 2012

O SR IBRAHIM E AS FLORES DO CORÃO pelo Teatro Meridional

O Teatro Meridional terá em cartaz O SR IBRAHIM E AS FLORES DO CORÃO, entre 12 e 30 de Setembro, espectáculo que obteve o Prémio do Público no Festival Internacional Teatro de Almada 2012.

Texto de Eric-Emmanuel SCHMITT, com tradução de Carlos Correia M. Oliveira, versão cénica e encenação de Miguel SEABRA e interpretação de Miguel Seabra e Rui Rebelo.

Eric-Emmanuel Schmitt é um dos dramaturgos de língua francesa mais lidos e representados no Mundo. Os seus livros foram traduzidos para 43 línguas e as suas peças são representadas regularmente em mais de 50 países. Continua a escrever imparavelmente – muitas vezes ao ritmo de uma peça ou mais por ano. Em 2000 recebeu o Grande Prémio de Teatro da Academia Francesa, pelo conjunto da sua obra teatral, e em 2004 o Grande Prémio do Público, em Leipzig.

sábado, 18 de agosto de 2012

A Trupe Artemanha estreia o espetáculo de rua "O HOMEM QUE VIROU SUCO", dia 26 de Agosto, 15h00, Praça do Campo Limpo, em São Paulo.

'Um homem que sai de sua terra, Vila Defunto no sertão cearense, percorrendo todos os lugares do imaginário popular, fazendo suas estripulias, bagunçando a ordem constituída, defendendo sua origem, caminhando com seus pés rachados pelas terras secas.

Lugares secos que são regados pelos coloridos das chitas, dos cortejos dos mestres brincantes, pelas peregrinações dos reisados com suas caretas labutando em campos férteis de cantos, danças, em entremeios, criando sua saga, sua rapsódia de manifestações pertencentes dos saberes e práticas coletivas.

Um homem que incorpora a ousadia de ser feliz e encontrar manhas para simplesmente comer. Mas é isso mesmo, encher a pança, se empanturrar, tirar a barriga da miséria, preencher o buraco profundo, comer, comer e comer. Essa trajetória pode ser interrompida, quando esse mesmo homem não tem seu capital. Pois se falta emprego, se a seca maltrata a vegetação com o sol escaldante que derrete a moleira. Sobra a única forma que é de ser um sobrevivente e buscar de volta o que lhe foi tirado, de seus pais, de seus antepassados. O homem herói e anti-herói de si mesmo! Logo esse homem se finge de morto, mas ele já está morto há muito tempo, ele já foi morto quando nasceu. Nascendo em Defunto e fazendo-se de defunto, um José Ninguém da Silva. Essa homem entra em uma peleja com o bode e o pastor-anjo e eles o castigam, o mandam para São Paulo para virar Suco.'

FICHA TÉCNICA
Espetáculo de rua O HOMEM QUE VIROU SUCO
(Livremente inspirado no Cordel e Filme "O homem que virou suco" de João Batista de Andrade)
Criação Coletiva da Trupe Artemanha
Direção e Dramaturgia: LUCIANO SANTIAGO
Actores: ADONAI BEZERRA, CARLOS ANDRADE, DECO MORAIS, MARCELO DE CASTRO E WELTON SILVA.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Castilla y León: antes da FERIA, o ARCA

Começa hoje e termina no próximo dia 19 de Agosto o Encontro Internacional de Artes de Rua ARCA'2012, um festival de artes de rua da região de Castilla y León, que este ano se realiza pela 18ª vez.

Este festival, que antecede a Feria de Teatro de Castilla Y León que se realiza em Ciudad Rodrigo, foi galardoado este ano com o prémio 'Ñaque', atribuído "por su consolidación como una convocatoria imprescindible dentro del panorama artístico internacional".

A programação deste festival, realizado em Aguilar de Campoo inclui espetáculos das diferentes técnicas circenses, clown, música e dança.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

"Amo-te" em português

Isabel Barros, encenadora e coreógrafa do Balleteatro, integra o conselho artístico do Encontro Internacional de Coreografia Les Repérages, para o qual escolhe em cada edição um coreógrafo residente em Portugal que irá apresentar o seu trabalho em Roubaix, Lille e Charleroi. A escolha para a edição de 2012 é uma dupla de coreógrafos/intérpretes com a peça "Amo-te" em português, estreada no festival Imaginarius 2011.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

AS POLACAS - FLORES DO LODO


Com texto e direcção de João das Neves, cenários de Hélio Eichbauer, figurinos de Rodrigo Cohen, iluminação de Aurélio di Simone e direcção de movimento de Angel Vianna, As Polacas – Flores do Lodo tem como pano de fundo a saga das jovens judias que abandonaram o leste europeu no início do século passado. 

O espectáculo estará em cena até ao dia 9 de Setembro no SESC Ipiranga. Conta com interpretação de Alexandre Akerman, Beth Zalcman, Carla Soares, Eduardo Osorio, Erico Damineli, Felipe Habib, Ilea Ferraz, Lígia Tourinho, Luciana Mitkiewicz, Marina Elias, Rodrigo Cohen e Wilson Rabelo.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Laboratório Plus one com o duo haan galo – haan galo

Liesje van den Berk e Patrícia Corrêa irão estar, a partir do dia 3 de Setembro em residência no NEC, no Porto, no âmbito do programa de residências 6x6. Neste contexto, propõem o laboratório Plus one, que se relaciona com a pesquisa que o duo tem vindo a desenvolver desde há um ano.

Plus one é um laboratório de dois dias sobre a comunicação na performance arte. Neste laboratório trabalharemos sobre a comunicação não verbal num duo ou grupo de performance, bem como, sobre a comunicação do artista e a sua relação com o público. Na performance o corpo do artista está no âmago da acção e é o objecto central de diálogo com o público. Num duo o corpo individual do artista adquire nova plasticidade, para habitar o espaço exterior, sem se apartar do que lhe é intrínseco. Durante os dois dias deste laboratório abordaremos os elementos básicos da performance (tempo, espaço, corpo e público), através de exercícios práticos, individuais e de grupo.

Candidaturas até 4 de Setembro para o email nec@nec.co.pt com nome, idade, breve resumo de experiência e contactos, bem como morada, n.º de contribuinte e comprovativo de pagamento.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

CURSO DE FLYING LOW com Cristina Leitão

Cristina Leitão é licenciada pela ArtEZ, Arnhem (NL). Desde 2006 trabalha como intérprete e assistente da coreógrafa Gabriella Maiorino. Foi bolseira do programa DanceWEB em 2009. Em 2010, trabalhou intensivamente com David Zambrano, o que lhe permite leccionar as técnicas por ele criadas de Flying Low e Passing Through.

'Na aula técnica incorporo e partilho o meu conhecimento de ‘Flying-Low’ de David Zambrano adaptando-a às minhas próprias visões artísticas. A técnica foca-se sobretudo na relação do intérprete/bailarino com o chão/terra. Utiliza padrões de movimento simples que envolvem a respiração, velocidade e a liberação de energia através do corpo de forma a ativar a relação do centro com as articulações, e proporcionando uma maior eficiência no movimento dentro e fora do chão. São explorados diversos estados de consistência corpórea e densidade do espaço. O material desafia cada participante a descobrir algumas das leis primárias da física como por exemplo: coesão e expansão.'

CURSO DE FLYING LOW com Cristina Leitão
Público/Nível: profissional/intermédio e avançado
Calendário: dias 5, 6 e 7 de Setembro, 10h30m-12h00m
Local:  Lugar Instável, piso 1 do edificio do Teatro do Campo Alegre

domingo, 12 de agosto de 2012

WOYZECK, últimos dias

O TEATRO EXPERIMENTAL DE CASCAIS (TEC) tem em cena WOYZECK , de Georg Büchner, na versão e dramaturgia de Miguel Graça, com encenação de Carlos Avilez, até 12 de Agosto, no Teatro Municipal Mirita Casimiro, Monte Estoril.

Escrita em 1836, WOYZECK  é muitas vezes apontada como a primeira peça "moderna" graças ao seu registo fragmentado e à capacidade de colocar pela primeira vez o Homem comum perante a tragédia da sua existência. Ao longo de várias cenas curtas e não lineares, acompanhamos a queda do jovem soldado WOYZECK  na loucura e no assassínio, consequências diretas da opressão que lhe é imposta pela sociedade em geral. Peça inacabada, alvo de constantes reinterpretações ao longo do tempo, WOYZECK  mantém-se hoje no panteão das mais altas obras teatrais, antecipando praticamente todas as correntes estéticas que povoaram o teatro desde o final do século XIX até hoje.

sábado, 11 de agosto de 2012

O Teatro do Vestido apresenta no Citemor MONSTRO (parte 1: Calamidade)

O Teatro do Vestido apresenta no Citemor MONSTRO (parte 1: Calamidade), trabalho em progresso, no dia 11 de Agosto, pelas 22h30.

O que é que acontece quando habitas um país sem memória? O que é que acontece quando perdes o rasto ao passado e dás por ti fechado no presente sem respostas para o que te explora, corrompe, viola os teus direitos fundamentais como cidadão, como habitante de um país? O que é que acontece quando ninguém te quer explicar como chegaste até aqui porque assim legitima o teu presente e hipoteca o teu futuro e não tem que te dizer porquê nem como, porque as coisas são mesmo assim e o caminho é acreditar ‘que esta é a única solução’ e que ‘nunca vai ficar melhor’, e que, enfim, a solução é aguentar, aguentar em silêncio e acreditar que estamos todos a contribuir para o grande esforço colectivo de resgatar um país à beira da miséria (ou já mergulhado nela)? O que é que acontece quando te dás conta que fazes parte da maioria silenciosa, que tens costumes brandos, que a tua voz a pedir justiça afinal é um queixume, e que, pronto, mesmo que levantes os braços para fazeres alguma coisa, já não vais a tempo para o não sei quando, que era quando isto deveria ter acontecido e poderíamos ter alterado o rumo da história? O país onde nascemos está a saque. A nós dizem-nos que emigremos, e que o desemprego pode ser um momento de grande criatividade, e dizem-nos mais coisas do domínio do absurdo que nem vale a pena reproduzir. E nós, fechados no presente eterno, sem memória do passado, dizemos: para o diabo com a vossa condescendência, o vosso risco ao lado no cabelo penteadinho, do alto do qual nos dizem que é inevitável. Para o diabo com a delapidação da nossa dignidade, dia a dia, como quem nos faz pagar uma promessa da qual não temos memória de ter feito. Este é o momento para fazer teatro sobre isto. A ‘isto’ chamámos calamidade, e ao conjunto de calamidades que nos trouxeram até aqui, chamámos monstro. Este projecto tem três fases: 1.Calamidade, em Lisboa e Montemor-o-Velho; 2. Hecatombe, em São Paulo; e 3. Apocalipse, em Lisboa. Vai ocupar-nos o resto do ano de 2012. Porque precisamos de tempo para perceber, e tempo para falar sobre isto. Porque a lama já nos começa a chegar aos olhos e dentro em pouco já não há maneira de continuar a discernir. Consideramos este espectáculo como o nosso treino para não perder essa faculdade essencial: o discernimento.

Co-criação e interpretação de Gonçalo Alegria, Joana Craveiro e Tânia Guerreiro.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

DramaFest 2012

O Festival Internacional de Dramaturgia Contemporânea DramaFest 2012, do México, começou no passado dia 7 de Agosto com a estreia de "Connecting people", no Teatro El Granero, Xavier Rojas, do Centro Cultural del Bosque (CCB), na Cidade do México. A peça é uma obra de Elena Guiochins, dirigida pela finlandesa Hilkka-Liisa Livanainen, convidada especial do Festival.

 O Festival Internacional de Dramaturgia Contemporânea DramaFest 2012 convidou este ano o estado de Guerrero e a Finlândia. As actividades, incluem encenações, leituras dramatizadas e oficinas que se realizarão desde 7 de Agosto até 9 de Setembro em diversos espaços do Distrito Federal e do estado de Guerrero.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Os Prémios Ceres 2012 serão atribuídos em Mérida


A cerimónia de entrega dos galardões da I edição dos Prémios Ceres de Teatro será na cidade de Mérida no próximo dia 30 de Agosto, no último dia do Festival Internacional de Teatro Clássico, no Teatro Romano. Estes prémios pretendem premiar as propostas que mais se destacaram nas artes cénicas durante o último ano. Serão atribuídos mais de uma dezena de prémios, desde os melhores espectáculos, aos actores, encenadores e outros criativos, para além dos prémios de honra e prémios de público.

No site do festival podem ver-se outras informações.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Primeiras informações do Festival Internacional de Teatro de Vitoria-Gasteiz


O Festival Internacional de Teatro de Vitoria-Gasteiz, que este ano realizará a sua 37ª edição, programou 22 espectáculos que serão apresentados entre 4 de Outubro e 30 de Novembro. Serão nove espectáculos internacionais, onde se destaca 'El hijo del acordeonista', de Bernardo Atxaga, que é uma co-produção do grupo Tanttaka Teatroa (que já participou no FITEI), do Teatro Principal Gasteiztarra, do Teatro Arriaga de Bilbao e do Teatro Victoria Eugenia de Donostia.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O GUARDIÃO DOS SONHOS todos os sábados em Agosto


O Guardião de Sonhos conta a história dos nossos sonhos e de como o mundo é mais belo porque podemos e temos a capacidade de sonhar. O Cristal que ilumina os nossos sonhos é roubado e o Guardião parte à procura do Ladrão. Numa aventura conduzida pelos atores, através da descoberta de pistas, e em interação com as crianças que participam, o Guardião de Sonhos conseguirá apanhar o Ladrão e o Mundo dos Sonhos volta a brilhar. Um espetáculo musical, alegre e divertido, em que todos vivem as aventuras do Guardião! Uma proposta da Escola de Mulheres, com encenação de Isabel Medina, todos os sábados de Agosto às 15.30, no Clube Estefânia.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Abertas as incrições para festival coreográfico


O XXVI Certamen Coreográfico de Madrid para novas obras de dança contemporânea e ballet contemporâneo abriu o prazo de inscrição para coreógrafos espanhóis e coreógrafos internacionais residentes em Espanha para participação neste certame que se realizará este ano entre os dias 13 e 16 de Dezembro.

As salas madrilenas Las Naves del Español e Matadero Madrid serão os palcos das apresentações. O prazo para inscrição termina em 14 de Setembro.

Condições e outras informações em Paso a 2 Plataforma Coreográfica.

domingo, 5 de agosto de 2012

Reposição de 'A Casa Encantada'

De 30 de Agosto a 1 de Setembro decorrerá, no Cine-Teatro Constantino Nery, a reposição da peça “A Casa Encantada”, projeto/performativo com encenação de Luisa Pinto. Trata-se de uma instalação encenada onde o ator procura uma relação mais próxima com o espectador. É uma viagem pelos espaços do CTCN cruzando o Teatro e Artes plásticas, vivenciando atmosferas diversas em cada cena. Trata-se também de uma instalação cénica a partir de cenografia e adereços de projetos anteriores. Aqui a palavra de ordem é recriar, tirar os objetos do seu contexto inicial e habitá-los de uma outra forma. Inspirado na ” A Casa encantada “(Spellbound) , título dado ao filme de 1945, realizado por Alfred Hitchcock, particularmente famoso pela cena que inclui um momento onírico vivido pelo personagem central, ilustrado pelo pintor Salvador Dali. Nesta criação encontram-se várias figuras das artes do século XX que deambulam pelos espaços num contexto surrealista falando sobre temas comuns a todos nós, o amor, a obra, a vida e a morte.

Projeto performativo e encenação de Luisa Pinto, com dramaturgia de Roberto Merino e interpretação de Isabel Carvalho, João Costa e Rui David. Direção Musical de Rui David.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Lançamento do livro com peça de teatro sobre Marylin Monroe

A propósito dos 50 anos sobre a morte de Marilyn Monroe, completam-se em 2012-08-05, o escritor Gregorio Morales escreveu uma peça intitulada Marilyn não é Monroe – Uma perspetiva quântica da vida de Marilyn Monroe, que foi estreada em Granada em 21 de Fevereiro de 2011, no Festival de Cinema Clássico de Granada (Retroback), no Teatro Isidoro Máiquez, pela companhia TS, sob a direção de Eva Velázquez Valverde.

A UNICEPE Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto, CRL edita esse livro, bilingue, que será apresentado Domingo, pelas 21 horas, no Clube Fenianos, no Porto.

A apresentação do livro, que conta com a presença do autor e da encenadora da peça, será feita com leituras dramatizadas de algumas cenas.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

OS SETE GATINHOS prolonga a carreira até 1 de Setembro

O espectáculo OS SETE GATINHOS, de Nelson Rodrigues, com direcção artística de Miguel Hernandez e direcção de atores de Priscilla Carvalho, prolonga a carrera até 1 de Setembro, no GLOBE-SP Teatro de Bolso Molière, em São Paulo.

"No ano do centenário de nascimento do dramaturgo Nelson Rodrigues, o GLOBE-SP apresenta a sua versão de OS SETE GATINHOS. Os sete gatinhos, assim como em outras obras do autor, expressa o poder do inconsciente e na sua briga constante e incessante contra o superego, a moral, enfim; com aquilo que de alguma forma o coíbe e limita, e utiliza-se do sexo, impulso natural de todo o ser humano, como a força motriz para que instale o conflito da peça. Todas as personagens da peça, em maior ou menor grau, anseiam atingir uma plenitude e transcendência que de alguma forma preencha o vazio de suas próprias existências, sem que necessariamente tenham plena consciência disso. Anseiam dar vazão aos desejos mais ocultos de sua mente, ao mesmo tempo em que os condenam e reprimem por conta de uma moral excessivamente sustentada por eles próprios. Alguns exemplos: Bibelot afirma que precisa ter sempre uma mulher em casa e outra na zona. Aurora entrega-se a ele por dinheiro, embora este seja destinado ao enxoval da irmã mais nova, Silene, para que ela não tenha o mesmo destino das irmãs mais velhas, que também vivem da prostituição. Mesmo assim Aurora deseja se tornar uma moça honrada, esposa de Bibelot. Silene mata uma gata prenha, por quem tinha um carinho especial, por que teve nojo do animal. Trata-se de uma projeção do nojo que sente de si mesma, ao perder a virgindade e descobrir que carrega dentro de si o desejo sexual. Arlete beija mulher na boca para se sentir menos prostituta. D. Aracy faz desenhos obscenos na parede do banheiro como forma da satisfação sexual, já que há muito tempo não é procurada pelo marido. E, Seu Noronha nutre desejos incestuosos pelas próprias filhas, que satisfaz inconscientemente mandando, sem que elas saibam, homens para que se prostituam. Ao mesmo tempo condena suas atitudes, como sair do banheiro enroladas em toalhas e trocar de roupa com a porta aberta. Sua redenção, seu pedido de perdão para esse comportamento está em Silene, até o momento em que ela engravida. A partir daí, toda a moral sustentada pela família e principalmente por Noronha cai por terra, e então todos podem cheirar mal e apodrecer".

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

FLUX CIA. DE DANÇA apresenta o espetáculo DOUBLE FACE no 8° festival de inverno

O Festival de Inverno já é tradição em São Gonçalo do Rio Abaixo, no Brasil. Marcado por oficinas, apresentações musicais, danças, teatro e muito mais. Encontro de cultura, entretenimento e diversão.

A Flux Cia. de Dança apresenta neste evento o espetáculo Double Face no dia 8 de Agosto em São Gonçalo do Rio Abaixo, no Centro Cultural.