domingo, 30 de junho de 2013

NOS BOSQUES PROFUNDAMENTE SILENCIOSOS DAS MONTANHAS TRÁCIAS (o mito de Orfeu em Monteverdi, Virgílio e Ovídio)

"Nos Bosques Profundamente Silenciosos das Montanhas Trácias traduz uma vontade de trabalhar o mito de Orfeu a partir dos textos mais canónicos a ele ligados, Virgílio e Ovídio, a Eneida e as Metamorfoses respectivamente. Mas a ideia primitiva deste pequeno fresco com figuras devedoras das epopeias gregas radica para mim em termos ficcionais no início do séc. XVII, na favola in musica que Monteverdi escolhe para inaugurar o género operático: L'Orfeo (1609). O épico torna-se assim lírico e facilita-nos a leitura nestes tempos de acentuada nostalgia romântica, a métrica da epopeia é algo distante para nós. Alguém escreveu que o Orfeu era dos poucos mitos sem aplicação prática na mitologia clássica, sem caução psicanalítica, sem filiação filosófica, enfim um capricho da imaginação humana, 'solo per belezza'*. Uma paixão amorosa, uma cobra, uma mensageira, o Inferno, um resgate, um olhar e a pena perpétua da solidão; é o que nos irá bastar para voltarmos a uma das histórias mais glosadas de todos os tempos. Com cuidado. Com prazer." - Miguel Loureiro

"Nos Bosques Profundamente Silenciosos das Montanhas Trácias", uma produção PRIMEIROS SINTOMAS, de 8 a 31 de JULHO, no espaço RIBEIRA, em Lisboa.

Versão cénica e dramaturgia: Miguel Loureiro e Vera Kalantrupmann
Encenação: Miguel Loureiro
Assistência: Sara Graça e Francisco Goulão
Actores: Inês Nogueira, Alice Medeiros, Gonçalo Ferreira de Almeida, João Villas-Boas e Miguel Loureiro Cantores: Luísa Brandão e Luís Castanheira
Músico: João Aleixo

sábado, 29 de junho de 2013

Métanse nos seus asuntos participou no Festival A PART - Katowice

Núria Sotelo, com o seu espectáculo 'Métanse nos seus asuntos' participou no International Performing Arts Festival A PART, em Katowice, na Polónia.

A apresentação de “Métanse nos seus asuntos” (Pilnuj swoich spraw) teve lugar no dia 24 de Junho e encheu o Teatru Korez. Segundo informações da produção, o espectáculo foi muito bem recebido pelo público.

Métanse nos seus asuntos” foi já apresentado no FITEI, no ano de 2011, naquela que foi a primeira actuação em Portugal de Núria Sotelo. A companhia prepara agora novas apresentações do espectáculo nas Salas e Teatros da Galiza e de outras regiões do Estado Espanhol.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Cursos à distância TEATRO LATINO-AMERICANO DO SÉCULO XX, por Magaly Muguercia

Entre Agosto e Novembro, destinado a profissionais, estudantes de teatro e todos os interessados na arte e pensamento na América Latina, o CELCIT organiza o curso à distância TEATRO LATINO-AMERICANO DO SÉCULO XX, por Magaly Muguercia. 

Semanalmente serão publicados nas AulasCELCIT os conteúdos correspondentes a cada classe. Estes incluem textos, imagens, registos sonoros e videos destinados a leitura e análise. Semanalmente serão propostos exercícios.

O curso abordará temas como América Latina em 1900. Os hábitos teatrais. Ópera e companhias estrangeiras. O género chico. O drama moderno até aos anos 30. O "actor nacional". O movimento dos teatros independentes. A encenação e os seus pioneiros. Teatro experimental e etnologia. Nacionalizações de Bertolt Brecht e do teatro do absurdo. A criação colectiva e o Teatro do Oprimido. A escrita dramática nos tempos da revolução. Primeiros textos pós-modernos. O aparecimento da dança-teatro. Teatro e performance. O actor-autor, no final do século. Novos textos na passagem para o Século XXI.

Outras informações podem ser consultadas AQUI

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O Preço, de Arthur Miller | Estreia 28 de Junho, no Teatro Aberto

Nova Iorque, 1968. Dois irmãos voltam a encontrar-se, dezasseis anos depois da morte do pai, para desocuparem a casa que deixaram intacta ao longo de todos aqueles anos. Um velho avaliador vem dar-lhes um preço pelos móveis e objectos de que se querem desfazer. No entanto, a transacção não é tão simples como imaginaram: todas aquelas coisas fazem parte da história da família, estão repletas de memórias e obrigam-nos a confrontarem-se com o passado e com as escolhas que fizeram na vida. Qual foi o preço dessas escolhas? Qual é o preço das contas que ficam em aberto? Entre o deve e o haver, o que se perde e o que se ganha? Neste encontro cheio de emoções, debatem-se as grandes questões da vida, com a esperança sempre acesa de uma maior compreensão do que é profundamente humano.

FICHA ARTÍSTICA Versão João Lourenço | Vera San Payo de Lemos Dramaturgia Vera San Payo de Lemos Encenação e Luz João Lourenço Cenário António Casimiro | João Lourenço Figurinos Dino Alves Supervisão audiovisual Nuno Neves Com António Fonseca| João Perry | Marco Delgado| São José Correia

quarta-feira, 26 de junho de 2013

DIVIDIDOS | ESPETÁCULO DE TEATRO NA PAISAGEM | A nova criação de COMÉDIAS DO MINHO e PRODUÇÕES SUPLEMENTARES | A partir de Rei Lear, de William Shakespeare

A história de Rei Lear serve de pretexto para abordar teatralmente a paisagem. Três filhas raparigas divididas no amor e ambição e um velho soberano em cólera e à beira da loucura.
A propriedade, o legado, a memória, o despojamento, os elementos naturais, mitos que se representam tão bem pelas encostas, a bradar aos céus, à procura de um abrigo na noite.


ADAPTAÇÃO E ENCENAÇÃO Lee Beagley
CENOGRAFIA E FIGURINOS Anna Siegrot
MÚSICA Bernardo Soares, Ricardo Casaleiro e Hannah Beagley
APOIO À ADAPTAÇÃO Cecília Ferreira
EXECUÇÃO DE FIGURINOS Rita Fernandes
INTERPRETAÇÃO Bernardo Soares, Catarina Santos, Flora Miranda, Hannah Beagley, Isabel Carvalho, Joana Magalhães, Luís Filipe Silva, Mónica Tavares, Ricardo Casaleiro, Rui Mendonça, Tânia Almeida, Tânia Cardoso, Xana Miranda
COM a colaboração do Teatro a Quatro

P COURA
27 JUN | Casa do Outeiro - Agualonga | 21h00
28 JUN | Largo do Espírito Santo - P Coura | 21h00
29 JUN | Largo da Feira / Ecce Homo Padornelo | 21h00
30 JUN | Eira Comunitária - Porreiras | 16h00

VALENÇA
4 a 7 JUL

MELGAÇO
11 a 14 JUL

V.N. CERVEIRA
25 a 28 JUL

MONÇÃO
1 a 4 AGO

terça-feira, 25 de junho de 2013

Começa no dia 18 de Julho a 14ª edição do Festival de Olite

Entre 18 de Julho e 3 de Agosto, Olite, em Navarra, tem o centro histórico transformado num enorme palco para realização do seu festival de teatro clássico. Pelo 14º Festival de Teatro Clássico de Olite pasarão obras de Calderón, Cervantes e Shakespeare. A companhia Els  Joglars será uma das muitas que marca presença este ano em Olite, onde se destacam também ‘El nombre de la rosa’, com Juan José Ballesta e Karra Elejalde, ‘La dama duende’, protagonizada por Diana Palazón, ‘Julio César’, com Mario Gas, Sergio Peris-Mencheta e Tristán Ulloa, bem como uma versão em marionetas de ‘La venganza de Don Mendo’.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Porto Alegre vai ver Camille & Rodin

O espetáculo Camille & Rodin leva até ao palco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, a história de dois grandes escultores franceses, de 19 a 21 de Julho de 2013.

Camille Claudell, interpretada por Melissa Vettore é uma jovem intuitiva, dona de uma imaginação excepcional, uma mulher determinada que rompeu laços com sua classe social, com a moral vigente e com as normas de conduta bem aceites na sua época para se tornar umas das grandes artistas de sua época. Leopoldo Pahcheco vive Auguste Rodin, um génio já maduro, no auge de sua força criadora, um artista que soube representar, através de sua arte, as paixões humanas. A peça retrata o encontro e a história bela e trágica dos dois extraordinários artistas em Paris, no final do século XIX.

domingo, 23 de junho de 2013

'Ana Não Está' no Centro Fiesp Ruth Cardoso

Insurreição? Caos? Algo terrível abala a cidade: apagão, uma multidão ocupa as ruas, helicópteros tomam o céu. Ninguém sabe o que aconteceu. Não há informações nem TVs e os telefones não funcionam. Um casal refugiado em seu apartamento vive o desespero diante da própria impotência. Ana, sua filha, está desaparecida. Como encontrá-la? Onde procurá-la? Quando os limites emocionais são rompidos, outro universo surge, as fronteiras entre consciente e subconsciente, dentro e fora, tornam-se nubladas e frágeis como uma vidraça. Excedendo o conflito particular, o que se passa na escuridão do apartamento é a erupção de questões humanas e sociais.

Com encenação de Gilberto Gawronski e  uma narrativa ágil, o drama contemporâneo Ana Não Está estreou no dia 28 de Março, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, em S. Paulo e fica em cartaz até o dia 30 de Junho. Com um olhar atento ao cotidiano e utilizando ferramentas da cena contemporânea (projeções, narrativas, sonoridades), o espetáculo faz uma radiografia dos personagens que interpretam os aflitos pais de Ana. Eles convivem e tentam lidar com a perda de suas ideologias juvenis, representando o típico casal que, durante o período da ditadura militar, absorveu importante bagagem de conhecimento sociopolítico e manteve compromisso ideológico com os problemas de seu tempo.

sábado, 22 de junho de 2013

Últimos dias de La función por hacer

© Emilio Gómez
Últimos dias no cartaz do Teatro de La Abadia, em Madrid (termina no dia 23), La función por hacer, de Miguel del Arco y Aitor Tejada.

Este espectáculo galardoado com sete Premios Max, com e mesma equipa que viria a fazer Veraneantes, significou o salto de Miguel del Arco como encenador e "recriador" de grandes textos de repertório. A partir de "Seis Personagens à Procura de um Autor", que na obra de Pirandello interrompem um ensaio no princípio do século XX, na representação actual são convertidos em "terroristas culturais". Com veemência reclamam o seu direito de contar a sua história real, que na sua perspectiva tem mais interesse que a ficção dos palcos.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Festival Nacional de Teatro Santo Domingo 2013

Organizado pelo Ministerio de Cultura e pela Dirección General de Festivales de Teatro da República Dominicana e com a participação de grupos e companhías de teatro profissionais independentes da República Dominicana, está decorrer o III Festival Nacional de Teatro Santo Domingo 2013, que se realizará até 30 de Junho.

Este festival nacional dominicano, dirigido pela actriz e gestora cultural Karina Noble é um certame destinado à promoção das companhias da região, num projecto diferente do Festival Internacional, organizado pelas mesmas instituições, que leva até Santo Domingo companhias de todo o mundo.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

TUP leva a cena o espectáculo KAVKA

No ano em que se celebram os 65 anos do Teatro Universitário do Porto e os 130 anos do nascimento de Franz Kafka, o TUP leva a cena o espectáculo KAVKA, encenado por António Júlio, de 27 de Junho a 20 de Julho, de Terça a Domingo, às 22:00.

Na estalagem  não se dorme e ninguém sabe nada de agrimensura. Estão lá em cima dois guardas a comer o pequeno-almoço do Joseph. Aquilo é um Barnabás? Nunca ninguém viu o Klamm. Ninguém fecha a porta aos Samsa. As baratas fogem todas quando ouvem barulho. Mas de onde vêm estas meninas depravadas? O Gregor já não consegue. Afinal, é depois do jejum que o espectáculo começa: a Brunelda vai cantar. É agora? Isto é mesmo a Juliusstrasse?

KAVKA tem encenação de ANTÓNIO JÚLIO e texto de RAQUEL S.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

EL POBRE BERTOLT BRECHT

O Teatro Libre, de Bogotá, apresenta alguns poemas de Brecht musicados pelo maestro Víctor Hernández, poemas que revelam o ser humano complexo que enfrentou com tanta lucidez talvez os momentos mais difíceis e cruciais do século XX e que, por isso mesmo, nos continua a interrogar sobre o devir da nossa realidade imediata.

EL POBRE BERTOLT BRECHT é uma espécie de cabaret onde se procura levar ao público a descoberta e o interesse pela universo poético de Bertold Brecht.

terça-feira, 18 de junho de 2013

CANTIGAS DE UMA NOITE DE VERÃO (Uma peça de amores e desencontros)

Até sábado, 29, os Artistas Unidos continuam com CANTIGAS DE UMA NOITE DE VERÃO de David Greig no Teatro da Politécnica, enquanto ensaiam SALA VIP com estreia na Culturgest em 6 de Julho.

CANTIGAS DE UMA NOITE DE VERÃO (Uma peça de amores e desencontros) de David Greig e Gordon McIntyre, com  Andreia Bento e Pedro Carraca teve o apoio do Scottish Arts Council. A estreia foi uma produção Artistas Unidos/Fundação Inatel / Prémio Monstros do Ano 2010 para Teatro.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Las hermanas Rivas em Madrid




As irmãs Dolores e Angustias Rivas são muito unidas e compartilham tudo,  consultam-se sobre tudo e  nada fazem sem consentimento uma da outra. Depois de uma noite de excessos Dolores conhece um homem, praticante de boxe. Sem  consultar Angustias leva-o a viver em sua casa. Ele passa rapidamente a formar parte das suas vidas, até chegar a ser o amante de ambas, numa complicada relação a três atravessada por desejos e paixões.

Inspirado no conto de Jorge Luís Borges 'A Intrusa', Las hermanas Rivas é um trabalho criado por Adriana Roffi e Mariano Rochman, para a companhia Doble Sentido.

De 21 de a 30 de Junho, na Sala Cuarta Pared, de Madrid. Interpretação de Carlota Ferrer, Esther Ortega e Mariano Rochman.

domingo, 16 de junho de 2013

Cristina Planas Leitão & Jasmina Krizaj continuam a digressão internacional de The Very Delicious Piece

Cristina Planas Leitão e Jasmina Krizaj estrearam em Setembro de 2012, a The Very Delicious Piece. A peça, várias vezes descrita como "não convencional e nova, contagiante, emocionalmente profunda e com humor" teve uma digressão internacional na Eslovénia, Portugal, Holanda e Alemanha, sendo seleccionada para o festival Gibanica 2013 (Moving Cake) - Festival of Slovene Dance - a plataforma que apresenta as peças eslovenas mais marcantes das duas prévias épocas teatrais, seleccionadas por um júri internacional, como Klaus Ludwig (director do STUK, Leuven).

As próximas apresentações de The Very Delicious Piece serão em 29 de Junho 2013 no Festival Spectrum, Villach (AT) e em 29 de Agosto 2013 no The Place, Londres (UK) - Summer House program.

Esta parceria está já a trabalhar na sua nova criação The Very Boring Piece a estrear em Setembro de 2014 no Hellerau - Europäisches Zentrum der Künsten, Dresden, num processo que passou por uma residência artística no Dansateliers Rotterdam (NL).

sábado, 15 de junho de 2013

Serei Eu Fugindo?

O projecto de ópera Serei Eu Fugindo?, especialmente idealizado para a iniciativa Andar em Festa/Festas de Lisboa 2013, tem como principal objectivo levar a ópera cómica ao encontro dos cidadãos que «vivem» a cidade de Lisboa, através de uma intervenção artística na ligação ferroviária Lisboa – Cascais. Sendo um género musical pouco conhecido do grande público, pretende-se demonstrar que a ópera não tem que ser necessariamente uma expressão artística elitista e que pode ser apreciada por todos.
Uma ópera do século XXI, onde a música e o humor se unem de forma a criar um espectáculo eclético e inovador que explora a proximidade e a interacção com o espectador, num contexto surpreendentemente quotidiano.

Música LUÍS SOLDADO
Libreto RUI ZINK
Encenação ALEXANDRE LYRA LEITE
Soprano CATARINA MOLDER
Barítono MÁRIO REDONDO
Actriz LINDA VALADAS

Direcção Musical RUI PINHEIRO
Figurinos CARLOTA LAGIDO
Acordeão JOSÉ VALENTE
Trompete FÁBIO OLIVEIRA
Violino MIGUEL FIGUEIREDO GOMES

Clarinete RUBEN JACINTO
Produção INESTÉTICA COMPANHIA TEATRAL


17 A 21 JUNHO
Comboios Lisboa-Cascais
13h Cais do Sodré > Cascais
17h Cascais > Cais do Sodré


sexta-feira, 14 de junho de 2013

«Zoo», de Victor Hugo Pontes

Entre 20 e 22 de Junho sobe ao palco do TNSJ, no Porto, Zoo, co-produção Nome Próprio / Maria Matos Teatro Municipal / Centro Cultural Vila Flor / TNSJ, com direção de Victor Hugo Pontes, cenografia de F. Ribeiro, desenho de luz de Wilma Moutinho, música original de Rui Lima e Sérgio Martins e interpretação de Diletta Bindi, Francesca Bertozzi, Marco Ferreira, Paulo Mota, Pedro Rosa, Valter Fernandes de Vítor Kpez.

Victor Hugo Pontes chega ao palco do TNSJ num momento particularmente exaltante do seu percurso artístico. Para trás ficaram, no curto espaço de um ano, "A Ballet Story", "A Strange Land" e "Fuga sem Fim", com especial destaque para o primeiro, que os jornais Público e Expresso consideraram o melhor espetáculo de dança de 2012. Reconhecimento crítico que sinaliza a vitalidade de um criador para quem as artes plásticas, o cinema, o teatro e a dança se assumem enquanto territórios de transferência. Nesta sua nova criação, Victor Hugo Pontes parte de "Why Look at Animals?", texto originalmente publicado pelo ensaísta britânico John Berger em About Looking (1980), onde reflete sobre a relação ancestral entre animais e humanos, esse "companheirismo inominável" em regime de mutação nas sociedades contemporâneas, uma vez que as criaturas enjauladas em jardins zoológicos acabam por tornar-se "monumentos vivos ao seu próprio desaparecimento cultural". Zoo interessa-se por este processo e transforma-o em matéria teatral, estruturando-se em torno de pares ora dicotómicos, ora complementares: homem e animal, observador e observado, público e cena. Perdida a relação com a natureza, resta a esperança de nos religarmos ao mundo através da experiência da beleza num ambiente de assumida artificialidade? "Zoo" é um paradoxo em estado de observação.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Não Sobre o Amor

As apresentações de "Não Sobre o Amor", inicialmente previstas para os dias 1 e 2 de Junho foram adiadas por motivos alheios ao Teatro Nacional São João e ao FITEI, para os dias 13 e 14 de Junho.

A partir da correspondência entre os escritores Victor Shklovsky e Elsa Triolet, a peça aborda a autenticidade do sujeito enquanto amador e ser amado. Começando como história de amor, depressa de transforma numa reflexão sobre a impossibilidade do mesmo.

A Sutil Companhia de Teatro (Curitiba) já esteve no FITEI em 2004, ano em que abriram a XXVII edição do festival com A Vida é Cheia de Som e Fúria.

"Não Sobre o Amor" tem direção geral de Felipe Hirsch, Leonardo Medeiros e Simone Spoladore e interpretação de Leonardo Medeiros e Simone Spoladore.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

La Zaranda no Maria Guerrero

Tudo aponta o factor nutricional como causa da epidemia. Uns sustentam que é o engordar rápido, o excesso de ração, outros apontam a má repartição desta. As teorias veterinárias actuam mas não estacam o índice de mortalidade nas pocilgas... Inicia-se, una simulação de meio ambiente para clarificar as causas.

Este é o ponto de partida para El régimen del pienso de Eusebio Calonge, com estreia agendada para o próximo dia 18 de Junho, no Teatro Maria Guerrero, em Madrid. Trata-se de uma co-produção da Compañía La Zaranda (Teatro Inestable de Andalucía la Baja e Festival Temporada Alta), dirigida por Paco de la Zaranda.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Portugal, África e Brasil encontram-se no Quilombo da Machadinha, Quissamã - Rio de Janeiro

O Quilombo rural da Fazenda de Machadinha fica em Quissamã, no estado do Rio de Janeiro. Este é um dos poucos municípios brasileiros que tem um nome de origem africana. Mais curioso ainda é que um dos santos padroeiros de Machadinha é o lusitano Santo António. Foi este o lugar escolhido para nova apresentação do espetáculo de teatro Luso-Afro-Brasileiro "Dona Mulata e Triunfo", da companhia 10pt - Criação Lusófona. O espectáculo é Sábado, 15 de Junho às 19h, nas ruínas da Casa Grande da Fazenda de Machadinha

"Dona Mulata e Triunfo" é uma hilariante história de amor e leva-nos a revisitar a história passada e presente da região portuária do Rio de Janeiro, porto de encontro entre homem branco, preto e indígena. O espetáculo de teatro incluído no projeto luso-afro-brasileiro "fui?" narra o percurso destes dois personagens sem tempo e com uma estória em comum, desde a escravatura, passando pela miscigenação e desaguando na vertiginosa transformação do porto do Rio. Foi neste lugar, em tempos o maior porto de comércio de escravos do mundo, que povos diversos se encontraram, comerciaram olhares, acasalaram ideias e nessa erupção foi nascendo o Brasil.

E é em clima de grande agitação, fruto do rápido crescimento económico do Brasil, que a actriz brasileira Marisa Francisca e o actor da Guiné-Bissau Welket Bungué irão se rebelar das amarras de Cronos e narrar deliciosas estórias intemporais! Até o Cupido solucionar este caso ouviremos das desventuras de um pobre mercador de escravos, de como Amália sofreu por Joaquim e de quão famoso Xangô é na África... A direção musical é de Spirito Santo (Musikfabrik), acompanhado ao vivo pelo percussionista Shopa. O português Miguel Pinheiro, diretor artístico da 10pt - Criação Lusófona, assina a direção e dramaturgia. A supervisão cénica está a cargo de Sidnei Cruz. A pesquisa histórica teve a colaboração do africanista Alberto Costa e Silva e do historiador Antônio Edmilson Rodrigues.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Serena Apocalipsis abre o ciclo 'Escritos en la escena'

Um parque numa cidade depauperada pela crise económica e visitada à noite por estranhas criaturas chamadas jabalídogs (cruzamento de javali e cão) serve  de abrigo a  Amanda, Santos, Goodnews, Gallego, Camino e Rana. Os seis sobrevivem como podem à fome num sistema onde prevalece a troca. A visita de Alfredo, um homem que escapa do Barrio Alto com a sua filha nos braços, trará a estes habitantes a esperança da fuga para um mundo melhor por um lado e para a tragédia irremediável por outro.

Com texto de Verónica Fernández e encenação de Antonio C. Guijosa, Serena Apocalipsis abre no dia 12 de Junho, na sala madrilena do Teatro Valle-Inclán o ciclo 'Escritos en la escena'.

domingo, 9 de junho de 2013

Clowns de Shakespeare no encerramento do FITEI 2013

A partir do texto Ricardo III, de William Shakespeare, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare apresenta no FITEI 2013 o espectáculo "Sua Incelênça, Ricardo III" nos dias 9 e 10 de Junho, às 22h00, na Praça D. João I.

O espectáculo, que constitui o encerramento do FITEI 2013 e também da programação na cidade do Porto do Ano do Brasil em Portugal, ocupa o espaço público transformado-o em picadeiro de circo, com palhaços mambembes e carroças ciganas, criando, assim, um diálogo entre o sertão brasileiro e a Inglaterra isabelina. A pesquisa musical recupera as “incelênças”, género tipicamente nordestino ligado a costumes fúnebres daquela região, bem adequado à história de Ricardo III, repleta de mortes e traições.

"Sua Incelência, Ricardo III" marca o encontro entre dois nomes de destaque na cena teatral brasileira: o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare e o encenador Gabriel Villela, um dos mais importantes nomes do teatro contemporâneo do Brasil.

A entrada é livre.

sábado, 8 de junho de 2013

Orfeu Mestiço – Uma Hip-hópera Brasileira

A partir do mito grego de Orfeu e Eurídice, Orfeu Mestiço – Uma Hip-hópera Brasileira, uma “hip-hópera” narra o regresso de um político ao seu passado relacionado com a ditadura militar brasileira, a partir do momento em que é contactado para a exumação do corpo da sua companheira. Este conflito, que reflecte o mito órfico de morte e renascimento, é evocado num espaço cénico transformado em “terreiro electrónico”. Aqui, personagens de várias épocas guiarão Orfeu na sua descida ao inferno.

Com música ao vivo, Orfeu Mestiço – Uma Hip-hópera Brasileira tem texto e encenação de Claudia Schapira, direcção musical de Eugênio Lima e Roberta Estrela D’Alva,  direcção de movimento e coreografias de Luaa Gabanini e interpretação de Cristiano Meireles, Daniele Evelise, Eugênio Lima , Luaa Gabanini, Ricardo Leite e Roberta Estrela D’Alva.

Domingo, dia 9, no Mosteiro de S. Bento da Vitória. Repete dia 10 à mesma hora.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Renato Vieira apresenta no Porto 'Rizoma' e 'Boca do Lobo'

Renato Vieira Companhia de Dança, fundada em 1988 pelo encenador e coreógrafo Renato Vieira, desenvolve uma linguagem coreográfica que, tendo como foco um tema específico, faz uma síntese entre diversos vocabulários de corpo (ballet clássico, moderno, jazz e contemporâneo), relacionando-os com os conceitos definidos para cada espectáculo.

Esta companhia apresenta no FITEI dois espectáculos: Boca do Lobo, no dia 8, pelas 21h30, no TeCA e no dia 9, na mesma sala, Rizoma, pelas 16h00.

Rizoma, pretende reflectir sobre a complexidade da vida actual em que as referências fixas deram lugar à multiplicidade através de uma coreografia inspirada em linhas e planos topográficos. Com vigor, domínio técnico e densidade teatral, Renato Vieira recupera três personalidades que o influenciaram como criador: o filósofo Gilles Deleuze, o compositor Maurice Ravel e o coreógrafo Maurice Béjart.

Em Boca do Lobo cada gesto dos cinco intérpretes em cena é um movimento extenuante. Os bailarinos extrapolam o seu limite de oxigenação, de articulação, de dança. Entendendo que, entre os elementos que geram uma situação de risco, também está uma imagem sedutora, os coreógrafos convidaram estilistas para criarem peças para a ocasião.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Um trapézio e uma bateria

Uma bateria, um trapézio e uma voz – todos estes elementos se fundem numa performance invulgar em que o corpo reage a emoções intensas, por vezes em espasmos, outras sob controlo. Seguindo a tradição do circo e dos “freak shows”, o espectáculo reinventa-os com uma linguagem vanguardista.

É uma proposta do FITEI integrada no Serralves em Festa. Depois do dueto entre um bailarino e uma escavadora que marcou a presença do festival na festa de Serralves do ano passado, o dueto que actuará no Prado da Fundação é composto por um baterista e uma trapezista. No dia 8 de Junho, às 19h00 e no dia 9, pelas 16h30.

Tras Fusion é uma criação de Mounira Tairou e Philippe Gohard para a Companhia Jo Bitume.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Esgotados os bilhetes para Bethânia e as Palavras

Estão esgotados os bilhetes para os espectáculos Bethânia e as Palavras, que serão apresentados no Teatro Nacional S. João nos dias 7 e 8 de Junho. 

Através da leitura de poetas de língua portuguesa, Maria Bethânia apresenta no espectáculo Bethânia e as Palavras a sua já conhecida faceta de divulgadora da literatura lusófona. Acompanhada com viola e percussão por Paulo Dafilin e Carlos Cesar, respectivamente, a cantora vai intercalar textos e canções da tradição portuguesa e brasileira pouco usuais no seu repertório.

terça-feira, 4 de junho de 2013

"Agreste" da Companhia Razões Inversas

Nos dias 5 e 6 de Junho, às 21h30, é a vez do espectáculo "Agreste" da Companhia Razões Inversas (São Paulo) subir ao palco do TeCA, numa programação integrada no FITEI 2013. Passado no meio rural brasileiro devastado pela seca, “Agreste” conta uma história de amor entre um casal de agricultores.

Baseado numa história verídica, "Agreste" é um drama de amor e pobreza ambientado no interior nordestino.


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Grupo XIX de Teatro regressa ao FITEI

O Grupo XIX de Teatro (São Paulo) regressa ao FITEI com o espectáculo de rua "Hygiene", distinguido com inúmeros prémios e nomeações, nos dias 3 e 4 de Junho, às 20h30, nas imediações do Mosteiro São Bento da Vitória. O Grupo XIX de Teatro tem desenvolvido um trabalho contínuo em torno da história brasileira, com a apresentação de peças em prédios históricos e uma procura incessante na participação activa do público. Em 2004, esta companhia brasileira apresentou no FITEI, com grande sucesso, a sua primeira produção - “Hysteria” - sobre a condição da mulher na sociedade brasileira.

Na passagem do século XIX para o XX, cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro viram a sua população crescer devido à imigração. A solução urbana proposta para o alojamento de tantas pessoas foi o cortiço, bairro fechado sobre si próprio que se tornou num caldeirão de várias culturas, etnias e ideias. Desta mistura surgiram importantes manifestações da identidade brasileira, mas também as desigualdades sociais que continuam a marcar o país. Eis o pano de fundo do espectáculo "Hygiene".

domingo, 2 de junho de 2013

Um Porto para Elizabeth Bishop

"Um Porto para Elizabeth Bishop" por Ágora Produções Teatrais e Artísticas, São Paulo (2 + 3 de Junho, 21h30, TeCA) continua a programação do FITEI 2013.

Da autoria de Marta Góes e com encenação de José Possi Neto "Um Porto para Elizabeth Bishop" conta com a interpretação de Regina Braga.

A poeta norte-americana Elizabeth Bishop viveu no Brasil nas décadas de 50 e 60. Este espectáculo relata os anos de convivência com Lota Macedo Soares, com quem teve a relação amorosa mais duradoura da sua vida. Em forma de monólogo, recuperam-se aqui personalidades literárias da história recente do Brasil, como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade ou João Cabral de Mello Neto.

Marta Góes, a autora de "Um Porto para Elizabeth Bishop", é jornalista e escritora, começou por trabalhar em jornais e revistas. É autora de sete peças de teatro, cujo prestígio se reflecte nas actrizes que as interpretam, como Regina Braga, a actriz desta peça. A encenação é de José Possi Neto


sábado, 1 de junho de 2013

Danças afro-cubanas no FITEI

Nos dias 1 e 2 de Junho, o Teatro Helena Sá e Costa recebe o espectáculo de "danças" "Mix Tura" que resulta de uma co-produção entre a Allatantou Dance Company (de Portugal) e a Cubanya Dance Company (Reino Unido).

Confluem aqui uma série de linguagens que vão desde as danças étnicas (dança Africana, Cubana, Afro- Brasileira e Oriental), às danças sociais (Salsa, Tango, Samba), passando pelas Urbanas (Hip Hop, Dancehall, Jazz, Reggaeton) até à dança Contemporânea.