O Teatro de Ferro estreia O ACIDENTE na Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, dias 2, 3 e 4 de Agosto.
Este espetáculo recorre à ideia de um desastre aparatoso, de uma catástrofe de grandes proporções, palcos onde se cruzam desconhecidos perante aquilo a que a filosofia designa como «situação-limite», atribuindo-lhe um elevado potencial, ao nível da emergência de questões éticas e políticas. O teatro de operações construído com base nesse dispositivo é, de diversas maneiras, aberto à participação do público.
O ACIDENTE organiza-se como uma visita ao local do sinistro acontecido ou a acontecer, ao epicentro de uma enigmática catástrofe. Neste museu (morto-)vivo, neste parque mais ou menos temático, o que parece é. É mais grave do que pode parecer à primeira vista.
Encenação: Igor Gandra Dramaturgia, Texto e Canções: Regina Guimarães
Encenação e Cenografia: Igor Gandra
Música: Carlos Guedes
terça-feira, 31 de julho de 2012
segunda-feira, 30 de julho de 2012
Exposição TEATROS DE JAVA
Está patente no Museu da Marioneta, em Lisboa, a exposição TEATROS DE JAVA, que mostra uma parte da colecção Francisco Capelo de marionetas provenientes da ilha de Java.
Podem ser apreciadas marionetas de sombra, denominadas Wayang Kulit, assim como marionetas de varas - Wayang Golek - e máscaras da tradição Topeng, assim como jóias e batiques que são utilizadas nestas performances. A exposição pode ser vista até ao dia 21 de Outubro.
domingo, 29 de julho de 2012
"HERODÍADES", dos Artistas Unidos, no Brasil
Depois da apresentação em Lisboa, no Teatro da Politécnica, "HERODÍADES", de Giovanni Testori, com interpretação de Elmano Sancho, tradução de Miguel Serras Pereira e encenação de Jorge Silva Melo, segue para o Brasil, onde se apresentará no Mirada Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, nos dias 9 e 10 de Setembro.
'Intensa variação sobre a morte de São João Batista e do desejo recalcado de Herodíades, é obra inclassificável, como o é o seu autor. Provavelmente, trata-se de um ajuste de contas, como ele mesmo disse, com a tradição de onde vinha, e de que nunca se afastara, o catolicismo. Quer a religião ingénua que a mãe lhe terá transmitido, quer a tumultuosa reflexão que os grandes artistas do barroco (e do barroco lombardo). Testori, o autor das novelas que deram origem ao Rocco de Visconti, o tradutor de Rimbaud e de São Paulo, foi um dos maiores inventores do teatro do século XX, propondo, no final da vida, uma reconciliação dramática entre a doutrina católica e o ardor sexual, o vitupério e a caridade, à procura do lugar "daquele que traz o escândalo". E, estupefactos, ouvimo-lo no seu combate com a linguagem, com o corpo, com a nudez da cena, com o espetáculo de feira, com a pobreza. Nas origens e em continuidade de tanta arte que se faz e se fez em Itália, sulfuroso, paradoxal, transpirado, sujo, lírico e ordinário, um teatro indispensável.'
sábado, 28 de julho de 2012
Produção local no encerramento do Agitágueda
No próximo Domingo, dia 29 de Julho, no encerramento do Agitágueda, será apresentado o espectáculo WEEP, na Praça 1º de Maio, Águeda.
Em linha com anteriores produções da associação WEEP será novamente uma manifestação artística híbrida que combinará a música e o teatro, desta vez com forte presença da poesia. O título WEEP, joga com a palavra inglesa (carpir) e as iniciais de "work in progress". Recria um espaço de ensaio, onde músicos e actores se encontram. Textos de Ary dos Santos, Almada Negreiros, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Luís Peixoto, Manuel Alegre, Maria Teresa Horta, Casimiro de Brito, Boris Vian, Fernando Pinto do Amaral e Almeida Garret
Em linha com anteriores produções da associação WEEP será novamente uma manifestação artística híbrida que combinará a música e o teatro, desta vez com forte presença da poesia. O título WEEP, joga com a palavra inglesa (carpir) e as iniciais de "work in progress". Recria um espaço de ensaio, onde músicos e actores se encontram. Textos de Ary dos Santos, Almada Negreiros, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Luís Peixoto, Manuel Alegre, Maria Teresa Horta, Casimiro de Brito, Boris Vian, Fernando Pinto do Amaral e Almeida Garret
sexta-feira, 27 de julho de 2012
Bang Bang na Casa Conveniente
"Bang Bang", a partir de "O Amante" de Marguerite Duras, é uma concepção, encenação e espaço cénico de Mónica Garnel, apresentada nos dias 26, 27 e 28 de Julho, em sessões duplas às 20h e 22h, na Casa Conveniente, em Lisboa.
'O rio está cheio. Leva tudo o que aparece, palhotas, florestas, incêndios extintos, pássaros mortos, cães mortos, tigres, búfalos, afogados, homens afogados, engodos, ilhas de jacintos-de-água aglutinados, tudo em direcção ao mar, nada tem tempo de se escoar, tudo é arrastado pela tempestade profunda e vertiginosa da corrente interior, tudo fica suspenso à superfície da força do rio.'
'O rio está cheio. Leva tudo o que aparece, palhotas, florestas, incêndios extintos, pássaros mortos, cães mortos, tigres, búfalos, afogados, homens afogados, engodos, ilhas de jacintos-de-água aglutinados, tudo em direcção ao mar, nada tem tempo de se escoar, tudo é arrastado pela tempestade profunda e vertiginosa da corrente interior, tudo fica suspenso à superfície da força do rio.'
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Digressão pelos EU da companhia Kulunka Teatro
A companhia basca Kulunka Teatro fará durante os meses de Agosto e Setembro uma larga digressão pelos Estados Unidos com o seu grande êxito 'André e Dorine'.
Recentemente esteve no Festival Internacional de Teatro Hispano, com este espectáculo sobre um casal de idade com uma monótona vida que se altera quando um deles começa e evidenciar os primeiros sintomas de alzheimer.
'André e Dorine' ganhou diversos prémios internacionais, nomeadamente em La Habana, o prémio Villanueva para o Melhor Espectáculo Estrangeiro e em Inglaterra o prémio para a Melhor Dramaturgia e o prémio do público para o Melhor Espectáculo no BE FESTIVAL de Birmingham. Os espectáculos nos Estados Unidos terão lugar nas cidades de Baltimore, Albuquerque, Los Ángeles e Nova York.
quarta-feira, 25 de julho de 2012
Cia Físico de Teatro no X-Tudo Cultural
Cia Físico de Teatro, apresenta o seu "Savana Glacial", hoje, dia 25 de Julho, no SESI Centro, às 19hs. A companhia ganhou o prémio Shell de melhor dramaturgia (Jô Bilac) e foi eleito um dos 10 melhores espetáculos de 2011 pelo jornal O Globo.
Depois de 2 anos longe dos palcos cariocas, passando pelos principais circuitos e festivais teatrais do Brasil, Savana Glacial volta ao Rio de Janeiro a convite do X-TUDO Cultural Sesi.
A Cia. Físico de Teatro nasceu em 2007, com a estreia de Felizes para Sempre, do dramaturgo contemporâneo e brasileiro Mário Bortolotto. Com o trabalho, viajou para importantes eventos teatrais no país, como a "Mostra Cariri das Artes" (CE), "Festival Palco Giratório" (RS), "Clube do Teatro" (RJ) e projetos da Escola Sesc (RJ): "Projeto Aldeyas" e "Escola vai ao Teatro". Em 2010 estreia o espetáculo Savana Glacial, concebido em parceria com o dramaturgo brasileiro Jô Bilac, premiado com o Shell de melhor texto, indicado ao Prêmio APTR (RJ) e eleito um dos dez melhores espetáculos de 2010 pelo Jornal O Globo. Participou de importantes festivais e circuitos de teatro no Brasil, entre eles o "MIRADA" (Primeiro Festival Ibero Americano de Santos), "Mostra Oficial de Curitiba", Festival de Angra dos Reis", "Festival de Recife", "FIT" (São José do Rio Preto - SP), "Festival Internacional de Londrina", "Festival de Inverno" do Sesc RJ, entre outros.
terça-feira, 24 de julho de 2012
Teatro Clássico em Olite até 31 de Julho
O Festival de Teatro Clássico de Olite, em Navarra, Espanha, está a decorrer até ao dia 31 de Julho, com apresentações em diversas salas e espaços daquela cidade, como La Cava, a Praça Carlos III, o Colégio Príncipe de Viana, o Palácio Real e a Casa de Cultura. O programa inclui criações de companhias com La Máquina Real e a Compañía La Loca de la Casa, entre outras.
O dramaturgo Juan Mayorga é uma das figuras desta edição do festival, onde se destaca também o Teatro delle Ariette, com a sua proposta 'Teatro da mangiare?´
segunda-feira, 23 de julho de 2012
Ute Lemper em Guimarães
Com uma sensibilidade penetrante, aventurosa e sofisticada, Ute Lemper conta com um versátil e sofisticado repertório de músicas onde constam as participações e inspirações alemãs de Kurt Weill, as canções francesas de Jacques Prévert, os poemas belgas de Jacques Brel, o rock alternativo dos contemporâneos Tom Waits, Elvis Costello e Nick Cave, co-habitando com Gershwin e Michael Nyman.
Esta estrela alemã de cabaret que deslumbra na pintura, na dança e em filmes, também mostrou a sua voz Lotte Lenys/David Bowie em musicais como o Cats, Chicago e Cabaret, onde cantou “All That Jazz”, valendo-lhe prémios para Melhor Actriz num Musical, uma nomeação de “Crossover Artist of the Year” pela revista Billboard e inúmeros prémios internacionais de gravações. Toda esta carreira de actuações vem de um compromisso entre esta glamorosa femme fatale e a sua paixão com a arte, a política e a história e com um relacionamento complicado e contencioso com a sua pátria.
Para os amantes da música, onde é dada enfase à teatralidade e à emoção, esta inquestionavelmente bela, talentosa, charmosa e surpreendentemente diva, comparada a Edith Piaf, Marlene Dietrich e Greta Garbo.
domingo, 22 de julho de 2012
Ribadavia mostra teatro em certame pela vigésima oitava vez
Começou ontem, dia 21 de Julho, com duração até dia 28 próximo, a vigésima oitava edição da Mostra Internacional de Teatro de Ribadavia, MIT, este ano com a sua vocação internacional reforçada, através de uma programação onde surgem espectáculos de Portugal, França, Cuba, Itália, Bélgica, Argentina, México e Espanha.
A Mostra dá particular destaque a companhias galegas, não só pela qualidade das propostas apresentadas, mas também para a afirmação de um apoio num momento em quem as estruturas artísticas galegas atravessam uma grave situação, ‘o momento mais duro de que há memória para o sector profissional na Galiza’, como sublinha a organização.
Fazem parte da programação, as produções portuguesas do Teatro do Chapitô 'Cão que morre não ladra' e do Teatro de Marionetas do Porto ‘Feedback'. A companhia Xirriquiteula com o seu espectáculo de rua 'Girafas', que esteve no último FITEI, integra igualmente a programação da MIT 2012.
sábado, 21 de julho de 2012
Pájaros Eternos
Maria de Medeiros, actriz portuguesa de ‘Henry e June’ e de ‘Pulp Fiction’ apresenta pela primeira vez na Colômbia o seu concerto de cabaret moderno, sem plumas nem veludo vermelho, envolvendo-nos em humores musicais com temas da bossa nova ao rock minimalista, ao blues, ao fado, ao jazz e aos sons latinos.
Organizados pela T de Teatro, os espectáculos serão em Bogotá e Medellin.
Teatro Colsubsidio
10 e 11 de Agosto
Medellín
Teatro Pablo Tobón Uribe
13 de Agosto
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Digressão de espectáculo do Teatro de La Abadía
Até Dezembro de 2012 o Teatro de La Abadía continua com a digressão de EN LA LUNA, peça escrita e dirigida por Alfredo Sanzol.
EN LA LUNA é uma produção do Teatro de La Abadía, de Madrid, em coprodução com Teatro Lliure, de Barcelona, que conta no elenco com Juan Codina, Luis Moreno, Palmira Ferrer, Jesús Noguero, Nuria Mencía e Lucía Quintana.
EN LA LUNA é uma viagem às primeiras recordações. Recordações que vivem no fundo da memória e que reaparecem de vez em quando como relâmpagos que explicam quem somos e de donde vimos.
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Oresteia 1 - Agamémnon
A CTB – Companhia de Teatro de Braga estreia 'Oresteia 1 - Agamémnon' de Ésquilo, com encenação e dramaturgia de Rui Madeira, no Theatro Circo, no dia 26 de Julho, às 21h30.
'Com ORESTEIA, queremos fixar-nos na contemporaneidade. Em NÓS! Nesta nossa – por herança de bastardos – Europa. Essa mítica, bela e quente Europa que se banhava no Poleponeso, amamentada no berço pela Hélade para não deixarmos que a Memória nos atraiçoe. Com ORESTEIA, as máscaras desta tragédia europeia, escondem rostos singulares, de “deuses castigadores que a democracia erigiu” e que do alto do seu Olimpo olham com jactância os Coros de deserdados que vagueiam atordoados e começam a interrogar o capital, esse deus ex-máquina. Esta Europa, a mediterrânica tem de libertar-se e acabar de vez com os velhos deuses que nos querem enlouquecer. Não estamos condenados qual Efigénia, nem somos tão volúveis quanto Helena. A guerra, esta guerra é para ser ganha pelo Coro dos cidadãos de Atenas.' - Rui Madeira
Interpretaçaão de Ana Bustorff, André Laires, António Jorge, Carlos Feio, Eduardo Chagas, Frederico Bustorff Madeira, Jaime Monsanto, Rogério Boane e Solange Sá.
'Com ORESTEIA, queremos fixar-nos na contemporaneidade. Em NÓS! Nesta nossa – por herança de bastardos – Europa. Essa mítica, bela e quente Europa que se banhava no Poleponeso, amamentada no berço pela Hélade para não deixarmos que a Memória nos atraiçoe. Com ORESTEIA, as máscaras desta tragédia europeia, escondem rostos singulares, de “deuses castigadores que a democracia erigiu” e que do alto do seu Olimpo olham com jactância os Coros de deserdados que vagueiam atordoados e começam a interrogar o capital, esse deus ex-máquina. Esta Europa, a mediterrânica tem de libertar-se e acabar de vez com os velhos deuses que nos querem enlouquecer. Não estamos condenados qual Efigénia, nem somos tão volúveis quanto Helena. A guerra, esta guerra é para ser ganha pelo Coro dos cidadãos de Atenas.' - Rui Madeira
Interpretaçaão de Ana Bustorff, André Laires, António Jorge, Carlos Feio, Eduardo Chagas, Frederico Bustorff Madeira, Jaime Monsanto, Rogério Boane e Solange Sá.
quarta-feira, 18 de julho de 2012
REGRESSO de O SONHO DA RAZÃO
Entre 17 e 29 de Julho, no Teatro do Bairro Alto, regressa à cena O SONHO DA RAZÃO, uma colagem de Luis Miguel Cintra de textos de Diderot, Voltaire, Marquês de Sade e Voisenon, com tradução de Luís Lima Barreto, Luiza Neto Jorge e Manuel João Gomes.
Interpretação de Dinarte Branco, Leonor Salgueiro e Luis Miguel Cintra.
terça-feira, 17 de julho de 2012
Digressão de Inversa Teatro na Colômbia
A companhia galega Inversa Teatro, faz as malas para uma digressão na Colômbia que decorrerá entre o dia 22 de Julho e 17 de Agosto e percorrerá diferentes localidades e teatros:
24 de Julho- Oficina sobre o Processo Criativo de Kamouraska no Teatro Cádiz de Bogotá.
25 de Julho- Representação de Kamouraska, no Teatro Cádiz de Bogotá.
De 27 a 6 de Agosto - Festival Santander en Escena de Bucaramanga.
31 de Julho - Auditório Luis A.Calvo da Universidade Industrial de Santander.
3 de Agosto - Teatro Municipal de Floridablanca.
7, 8 e 9 de Agosto- Oficinas de Biodrama com a Companhia Colombiana Teatro Itinerante del Sol. Encontros teatrais com as comunidades rurais de Boyacá. (Esta Companhia, reconhecida nacional e internacionalmente é dirigida por Beatriz Camargo e está especializada em laboratórios de Biodrama, onde se experienciam o que gira em torno dos temas artísticos, da diversidade cultural, ecológica e ambiental como centro e impulso de toda a actividade).
10 de Agosto- Espectáculo de Kamouraska como abertura do Festival Internacional de La Cultura, em Tunja.
11 de Agosto - Oficina sobre o Processo Criativo de Kamouraska, no Festival de Tunja.
12 de Agosto - Sala La Maloca - Villa de Leyva. (Unha sala muito especial, que, como indica o seu nome, é uma construção das tribos indígenas)
14 de Agosto – AECID - Centro de Formación de la Cooperación Española- Cartagena de Índias.
15 de Agosto- Oficina sobre o Processo Criativo de Kamouraska, em Cartagena de Índias.
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Ana Pimenta intérprete em 'Duda razonable’
A actriz e encenadora da companhia de teatro Vaivén Producciones, Ana Pimenta, é intérprete, juntamente com Marcial Álvarez, Celia Pastor e Alberto Huici, na nova produção da companhia, ‘Duda razonable’, em cena na Sala Cuata Pared, em Madrid.
A encenação da peça de Borja Ortiz de Gondra é de de Josep María Mestres.
O texto escrito por Borja Ortiz de Gondra tem como base um facto real sobre maus tratos a uma mulher e ficou conhecido nos meios de comunicação social como ‘o caso Neira’.
domingo, 15 de julho de 2012
FEEDBACK do TMP no Kiosque das Marionetas
O Teatro de Marionetas do Porto estreou o seu último trabalho FEEDBACK no Kiosque das Marionetas, na Capital Europeia da Cultura, em Guimarães. Trata-se de uma proposta de teatro de rua, relativamente portátil, para um palco de pequenas dimensões e espetáculo de curta duração. Três marionetas e três actores apoderam-se do pequeno palco e não vão deixar indiferente o público que irá ser rapidamente envolvido nesta performance/concerto de grande energia. Textos, músicas, movimento criam uma dinâmica de intervenção.
Partindo da ideia de um lugar de venda, os habitantes deste Kiosque "vendem" oferecendo imagens, palavras e sons, num formato entre o concerto e o manifesto.
Marionetas e actores posicionam-se para emitir um grito, uma voz que aponta opiniões, numa direção de intervenção para de alguma forma mudar o sentido, ou pelo menos provocar os sentidos.
Criação coletiva de Edgard Fernandes, Rui Queiroz de Matos, Rui Pedro Rodrigues e Sara Henriques.
Partindo da ideia de um lugar de venda, os habitantes deste Kiosque "vendem" oferecendo imagens, palavras e sons, num formato entre o concerto e o manifesto.
Marionetas e actores posicionam-se para emitir um grito, uma voz que aponta opiniões, numa direção de intervenção para de alguma forma mudar o sentido, ou pelo menos provocar os sentidos.
Criação coletiva de Edgard Fernandes, Rui Queiroz de Matos, Rui Pedro Rodrigues e Sara Henriques.
sábado, 14 de julho de 2012
'SILÊNCIO.INFERNO' o novo espectáculo da HOSPEDARIA COMPANHIA DE TEATRO
HOSPEDARIA COMPANHIA DE TEATRO e SESC Rio apresentam 'SILÊNCIO.INFERNO', livremente inspirado em "A Divina Comnédia", de Dante Alighieri.
Com direcção de JOÃO MARCELO PALLOTTINO e interpretação de ANA AMÉLIA VIEIRA, FLAVIO PARDAL, LEANDRO FERNANDES, RICARDO GRINGS e SYMONE STROBEL, o espectáculo está em cena até 22 DE JULHO de 2012, no ESPAÇO SESC MEZANINO, Rio de Janeiro.
A companhia, em 2010, estreou o espetáculo “A Religiosa”, de Denis Diderot, cumprindo temporada no Rio de Janeiro, no Espaço Sesc e, em São Paulo, no Sesc Pinheiros, com sucesso de público e crítica, sendo destacada pela inovação e investigação cênica.'SILÊNCIO.INFERNO' é o tema escolhido pela Companhia para desenvolver uma dramaturgia inédita, a partir da obra 'A Divina Comédia', de Dante Alighieri.
sexta-feira, 13 de julho de 2012
COMUNICADO SOBRE A ACÇÃO DE DESPEJO DO TEATRO FÓRUM DE MOURA
Jorge Feliciano, da direcção do Teatro Fórum de Moura assina um comunicado dando conta da anulação da edição deste ano do Festival de Artes Comunicantes (FAC) prevista para 3 e 4 de Agosto.
"Por motivos completamente alheios ao Teatro Fórum de Moura, no passado dia 3 de Julho foi movida uma acção de despejo da nossa Associação do seu espaço-sede no Bairro da Salúquia em Moura (Rua Cardeal Lacerda nº8).
O Teatro Fórum de Moura arrendava parcialmente o espaço citado desde Agosto de 2007 e, na totalidade, a partir de Fevereiro de 2009. O contrato firmado com um senhorio particular (que a nossa Associação sempre cumpriu sem falhas) expirava apenas a 31 de Dezembro de 2014.
As actividades já programadas (Férias D’ Artista, formação de Iniciação ao Teatro, o Estágio Brecht e as apresentações já agendadas de peças nossas) irão manter-se. No entanto seremos forçados a cancelar a edição deste ano do Festival de Artes Comunicantes (FAC) prevista para 3 e 4 de Agosto. A falta de espaço para o normal funcionamento dos trabalhos de produção, logística e ensaios, somada ao facto de não termos qualquer apoio específico para realizar este evento tornou-se numa conjunção de factores que impede a realização de um Festival que na sua primeira edição revelou-se um enorme sucesso com uma vasta programação vista por mais de 4 mil espectadores. "
"Por motivos completamente alheios ao Teatro Fórum de Moura, no passado dia 3 de Julho foi movida uma acção de despejo da nossa Associação do seu espaço-sede no Bairro da Salúquia em Moura (Rua Cardeal Lacerda nº8).
O Teatro Fórum de Moura arrendava parcialmente o espaço citado desde Agosto de 2007 e, na totalidade, a partir de Fevereiro de 2009. O contrato firmado com um senhorio particular (que a nossa Associação sempre cumpriu sem falhas) expirava apenas a 31 de Dezembro de 2014.
A acção de despejo movida pelo banco Millenium BCP foi o resultado do processo movido em Tribunal por parte daquele banco ao nosso senhorio (Processo 201/06.8 TBMRA) e que culminou na penhora do imóvel.
É de salientar que o Teatro Fórum de Moura nunca foi informado por nenhuma das partes da possibilidade ou iminência de uma acção de despejo e que esta aconteceu sem qualquer aviso prévio causando danos graves na nossa regular actividade de serviço público.
Esta acção de despejo veio agravar ainda mais a já de si precária situação do Teatro Fórum de Moura provocada pelos cortes do Governo nos Apoios às Artes e não andamento de projectos europeus em que a nossa associação estava envolvida.
Atravessando o mais difícil momento em 7 anos de trabalho, o Teatro Fórum de Moura definiu em reunião da sua Direcção que a grande prioridade dos seus esforços será para uma rápida solução do problema da actual inexistência de espaço de trabalho.
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Miguel Moreira e Romeu Runa em Avignon
Os artistas portugueses Miguel Moreira e Romeu Runa vão apresentar a coreografia "The Old King", no Festival de Avignon, certame dedicado às artes cénicas de grande prestígio, que se realiza este ano entre os dias 7 e 28 de Julho, acolhendo 35 espetáculos nesta 66.ª edição, segundo a programação do certame.
"The Old King", criação conjunta dos artistas portugueses, vai ser apresentada seis vezes, nos dias 18 a 21 e nos dias 23 a 26 de Julho, sempre às 22:00, no claustro da Igreja dos Celestinos em Avignon.
Entre outros artistas, vão participar John Berger, com o espetáculo "De A à X", Katie Mitchell e Stephen Emmott, com "Ten Billion", William Kentridger, com "Refuse the hour", Guillaume Vincent, com "La Nuit Tombe", Séverine Chavrier, com "Plage Ultime", e Olivier Dubois, com "Tragédie".
A coreografia "The Old King", criada por Miguel Moreira e interpretada por Romeu Runa, aborda o pensamento de um homem inserido na sociedade onde vive e foi estreada em junho de 2011, no Teatro Camões, em Lisboa.
Programa de Avignon
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Xavier Albertí no TNC
Xavier Albertí foi nomeado novo director artístico do Teatro Nacional da Catalunha. Iniciará funções no próximo ano, a partir de Julho. A sua nomeação teve em conta o seu percurso profissional e a sua capacidade para elaborar uma programação com nível de excelência e qualidade artística.
terça-feira, 10 de julho de 2012
Festival NEU/NOW realiza‑se este ano no Porto
Criado em 2009, o Festival NEU/NOW assume‑se como um inovador fórum internacional de divulgação do trabalho desenvolvido por criadores formados (ou em formação) em instituições dedicadas ao ensino das artes, na Europa e no mundo.
segunda-feira, 9 de julho de 2012
2º Encontro Ibero-americano Cultura de Rede
Incluído na programação do Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasilia vai realizar-se o 2º Encontro Ibero-americano Cultura de Rede, espaço que vai reunir diversas redes, experiências, projetos, organizações públicas e privadas culturais de toda a Ibero-américa com a meta de conectar metodologias colaborativas, integrando e fortalecendo objetivos comuns.
Processos de rede e gestão colaborativa serão alguns dos temas em debate do 2º Encontro Ibero-americano Cultura de Rede: Gestão de redes e cooperação cultural na Ibero-América. O evento ocorre de 23 a 26 de Julho, durante o Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília, no Museu Nacional da República, em Brasília. Uruguai, Brasil, Venezuela, México, Colômbia, Equador, Argentina, Espanha, Bolívia, Costa Rica, Estados Unidos, Perú, Nicarágua, El Salvador, África do Sul, Chile, Austrália, Guatemala, Panamá e Honduras são os 20 países participantes do encontro que conta com mais de 100 convidados já confirmados.
Processos de rede e gestão colaborativa serão alguns dos temas em debate do 2º Encontro Ibero-americano Cultura de Rede: Gestão de redes e cooperação cultural na Ibero-América. O evento ocorre de 23 a 26 de Julho, durante o Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília, no Museu Nacional da República, em Brasília. Uruguai, Brasil, Venezuela, México, Colômbia, Equador, Argentina, Espanha, Bolívia, Costa Rica, Estados Unidos, Perú, Nicarágua, El Salvador, África do Sul, Chile, Austrália, Guatemala, Panamá e Honduras são os 20 países participantes do encontro que conta com mais de 100 convidados já confirmados.
domingo, 8 de julho de 2012
Asier Zabaleta estreia novo trabalho no Brasil
O coreógrafo basco Asier Zabaleta apresenta o seu último trabalho ADIOS A LOS QUE OS HABÉIS IDO, nos dias 10 e 11 de Julho de 2012, em estreia absoluta, no Festival Horizontes Urbanos, em Belo Horizonte (Brasil).
Asier Zabaleta é natural de Ezkio (Gipuzkoa), nasceu a 3 de Junho de 1972. Desde 1994 até 1999 fez parte das companhías Arteszena, Adeshoras, Compañía de Vicente Sáez, Hojarasca, Q-ro y cía. e Maskarada, radicando-se posteriormente na Suiça, onde integrou a companhia Alias, de Genebra.
Nesta sua nova coreografia, com música de Iñar Sastre, é também intérprete e autor dos textos.sábado, 7 de julho de 2012
FESTIVAL MATERIAIS DIVERSOS 2012
© Joao Peixoto
É a 4ª edição deste festival de artes performativas em Alcanena, Minde e Torres Novas, com 2 países em ano de cooperação cultural, 13 artistas portugueses, 9 artistas brasileiros e 15 projectos de dança, teatro, performance e música.
Contra os números 'oficiais', grafia do desinvestimento nacional na Cultura ano apos ano, os números do Festival Materiais Diversos são alguns dos mais recentes trabalhos de dança, teatro e música que estão a ser feitos em Portugal e no Brasil.
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Nova criação do Ballet Contemporâneo do Norte
Nos dias 05, 06 e 07 de Julho estreia a peça Conspurcados, uma nova criação para o Ballet Contemporâneo do Norte, no Cine Teatro António Lamoso em Santa Maria da Feira. As sessões são sempre às 21h30.
Dirigida por Susana Otero, a companhia Ballet Contemporâneo do Norte conta nesta nova produção com uma coreografia de Joclécio Azevedo.
Dirigida por Susana Otero, a companhia Ballet Contemporâneo do Norte conta nesta nova produção com uma coreografia de Joclécio Azevedo.
quinta-feira, 5 de julho de 2012
Uma Bizarra Salada
Uma Bizarra Salada é o reensaio de alguns dos textos onde Karl Valentin aproveita a metáfora da orquestra – corpo social complexo, mais problemático do que parece quando visto de fora – para questionar o mundo e as suas perplexidades. Um concerto onde as palavras irrompem? Um espectáculo de teatro em que a personagem principal é uma orquestra? Um recital absurdo onde dois comediantes improváveis estilhaçam a ideia simples de construir um espectáculo didáctico? Ninguém sabe. É Uma Bizarra Salada!
Direcção musical Cesário Costa
Direcção Beatriz Batarda, Bruno Nogueira, Luísa Cruz
Espaço cénico Beatriz Batarda
Desenho de luz Nuno Meira
Interpretação Bruno Nogueira e Luísa Cruz com a Orquestra Metropolitana de Lisboa
Participação especial Joana Hilário
TEATRO MUNICIPAL S. LUIZ, LISBOA, SALA PRINCIPAL
5 a 8 JULHO
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Projecto Microteatro
A Sociedade Actoral Hispanoamericana, de Miami, desenvolve o projecto Microteatro, constituído por 5 espectáculos de menos de 15 minutos para um público de cerca de 15 pessoas.
Este projecto inclui duas produções teatrais de forte impacto: 'MUJERES ATRAPADAS", 9 monólogos da vida real, de mulheres que se juntam a relatar a sua vida e os seus sonhos, escritos pelas próprias actrizes num processo de laboratório de actuação; e “LOS HIJOS DEL SILENCIO” , a história de maus tratos de Jason a Medea representados por um elenco rotativo de actores que, segundo a comapanhia, trabalham num autêntico "tour de force actoral".
Este projecto inclui duas produções teatrais de forte impacto: 'MUJERES ATRAPADAS", 9 monólogos da vida real, de mulheres que se juntam a relatar a sua vida e os seus sonhos, escritos pelas próprias actrizes num processo de laboratório de actuação; e “LOS HIJOS DEL SILENCIO” , a história de maus tratos de Jason a Medea representados por um elenco rotativo de actores que, segundo a comapanhia, trabalham num autêntico "tour de force actoral".
terça-feira, 3 de julho de 2012
Monólogo pela actriz Carla Maciel
LONDRES , de Cláudia Clemente, peça Vencedora do Grande Prémio de Teatro Português SPAutores, estreia dia 5 de JULHO na Sala Vermelha do Teatro Aberto, em Lisboa.
Encenação, realização vídeo e luz de JOÃO LOURENÇO, com dramaturgia de VERA SAN PAYO DE LEMOS e interpretação de CARLA MACIEL.
Este espectáculo marca a estreia da actriz Carla Maciel na interpretação de um monólogo e o regresso a este género do encenador, no ano em que se comemoram os 30 anos do Novo Grupo – Teatro Aberto, que iniciou a sua actividade com o grande êxito de 'Oiçam Como Eu Respiro', de Dario Fo e Franca Rame, interpretado por Irene Cruz, em 1982.
Uma família
Hoje
vem ter connosco ao teatro. Escolheu o palco para nos contar essa história, a história da sua família, um pedaço de vida, repleto de memórias, afectos e emoções.
Encenação, realização vídeo e luz de JOÃO LOURENÇO, com dramaturgia de VERA SAN PAYO DE LEMOS e interpretação de CARLA MACIEL.
Este espectáculo marca a estreia da actriz Carla Maciel na interpretação de um monólogo e o regresso a este género do encenador, no ano em que se comemoram os 30 anos do Novo Grupo – Teatro Aberto, que iniciou a sua actividade com o grande êxito de 'Oiçam Como Eu Respiro', de Dario Fo e Franca Rame, interpretado por Irene Cruz, em 1982.
Uma família
parte em viagem à procura de uma saída. Uma cidade: Londres. Uma cidade conhecida que se tornou estranha e fria, aos olhos de quem empurra a porta a medo e entra.
Uma mulher
escreveu sobre essa viagem, sobre o pai e a mãe, sobre si própria, escreveu para entender, para dar sentido ao que se passou nas suas vidas.
vem ter connosco ao teatro. Escolheu o palco para nos contar essa história, a história da sua família, um pedaço de vida, repleto de memórias, afectos e emoções.
segunda-feira, 2 de julho de 2012
1.500 notícias no Blogue do FITEI
Criado em Setembro de 2007, o FITEI manteve activo este bologue associado ao Festival com o intuito de divulgar informações sobre o mundo do teatro ibérico. Desde essa data, foram publicadas 1.500 notícias, a maioria dando conta de estreias e de projectos de artistas, companhias e estruturas das artes cénicas de Portugal, Espanha, América Latina e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
As notícias publicadas fazem parte do conjunto de informações que as companhias enviam para o FITEI, no intuito de divulgarem as as suas produções.
O elevado número de visitas diárias que o blogue regista, de um leque bastante alargado de países, leva toda a equipa do festival, em particular a equipa de comunicação, a sentir que este trabalho tem sido reconhecido, contribuindo para a prossecução dos objectivos e missão do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.
As notícias publicadas fazem parte do conjunto de informações que as companhias enviam para o FITEI, no intuito de divulgarem as as suas produções.
O elevado número de visitas diárias que o blogue regista, de um leque bastante alargado de países, leva toda a equipa do festival, em particular a equipa de comunicação, a sentir que este trabalho tem sido reconhecido, contribuindo para a prossecução dos objectivos e missão do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.
domingo, 1 de julho de 2012
"Passagem" | Nova produção da PIA
A Cia. PIA apresenta a sua mais recente criação "Passagem" (Performance/Instalação) no dia 1 de Julho em Montemor-o-Novo, no âmbito do Festival Cidade PreOcupada.
Uma Performance que conta a história de "quatro velhos viajantes que caminham por entre um universo de objectos suspensos, onde através das memórias do passado, que lhes embrulharam a vida, encontram o início de uma nova jornada", contemplada por uma instalação que emerge em forma de "interferências poéticas, que exploram no lugar comum o que de nele melhor existe, a sua multiplicidade de sensações e sentidos, tornando-a única pelo meio que a envolve, emergindo-a do esquecimento e da rotina, transformando-a num efémero lugar de contemplação."
"Passagem" é um projecto com criação iniciada no passado mês de Dezembro em Macau, no âmbito das Comemorações da Transferência da Administração de Macau para a China, tendo sido desenvolvida toda a componente de instalação artística. Posteriormente foi desenvolvida a sua componente dramatúrgica, que será agora estreada nesta sua nova versão.
Produção da PIA - Projectos de Intervenção Artística, CRL, com autoria, direcção artística e concepção plástica de Pedro Leal, "Passagem" é assumida como uma criação colectiva dos intépretes Helena Oliveira, Mafalda Cabral, Ricardo Mondim e Sylvain Peker.
Subscrever:
Mensagens (Atom)