quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Curso de Gestão de Projectos e Organizaçõ​es Culturais no Porto

A Cultideias organiza no Porto mais um curso de Gestão de Projectos e Organizaçõ​es Culturais, na sequência de um conjunto de acções de formação desta área que tem desenvolvido por todo o país. Este curso intensivo visa proporcionar aos participantes as ferramentas e metodologias fundamentais da Gestão de Projectos no contexto específico da Cultura. Por outro lado e considerando que o financiamento das organizações, projectos e actividades é hoje uma das questões críticas das organizações culturais, pretende-se dotar os formandos com instrumentos que lhes permitam implementar estratégias de angariação de apoios e patrocínios, de forma a cofinanciarem as suas actividades. A realizar nos dias 5, 6, 7 e 13, 14, 15 de Dezembro, com orientação de Vitor Martelo.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

VOADORA • Happy End

Tudo está bem quando acaba bem, mas às vezes pelo caminho que mal se passa. Happy End é uma micro-comédia romântico-musical ao estilo da companhia galega Voadora. Com Marta Pazos, Hugo Torres e Jose Díaz. Uma pequena peça idealizada para um espaço pequeno. Um pequeno conto sobre o amor. Depois da estreia em 15 de Novembro e de uma curta carreira, volta a estar em cena nos dias 28, 29 e 30 de Novembro, na Sala Regadeira de Aldeia, em Santiago de Compostela.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

'La decorosa vida de los Stuart' em Madrid

Os membros da família Stuart vivem o seu momento de glória; pai, Patrick, é um importante homem de negócios; sua mulher, Caroline, uma considerada estilista, e a filha, uma prometedora universitária; a vida é bela para os triunfadores, mas algo pode fazer que mude a direcção do vento. Este é o ambiente de 'La decorosa vida de los Stuart', em cena no Teatro Lagrada, de Madrid, até 2 de Dezembro, obra de José Alberto Maestro com interpretações de Samuel Señas, Mónica Caballero, Carlos Jiménez-Alfaro, Irene Santos e Manuel de la Fuente. A encenação é de Lidio Sánchez Caro. 'La decorosa vida de los Stuart' mostra, em registo de humor e tom de farsa, uma crítica a um sistema capitalista que devora o ser humano e que anula qualquer princípio ético.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Espectáculo brasileiro na Escola da Noite

A Escola da Noite recebe em Coimbra, a 7 e 8 de Dezembro, o espectáculo “12 homens e uma sentença”, de Reginald Rose, um dos mais aclamados espectáculos de teatro do Brasil dos últimos anos, que se mantém em cena desde 2010. Com encenação de Eduardo Tolentino (director do Grupo TAPA, de São Paulo), “12 homens e uma sentença” ganhou em 2010 o Prémio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) para melhor espectáculo do ano e foi nomeado para duas categorias do Prémio Shell (melhor encenador e melhor actor). Desde então, conta com mais de 300 apresentações e mais de 100 mil espectadores. Chega agora a Portugal, numa digressão que inclui Lisboa (por iniciativa do Ano do Brasil em Portugal) e as cidades de Coimbra, Braga e Évora, numa parceria entre a Cena Lusófona e a rede Culturbe.

Originalmente escrita para teatro televisivo, a peça viria a ficar famosa pela sua adaptação ao cinema no filme “Doze homens em fúria” (“12 angry men”), realizado em 1957 por Sidney Lumet, com Henry Fonda como actor e produtor. Numa sala fechada, doze jurados devem decidir se condenam ou não à morte na cadeira eléctrica um jovem acusado de assassinar o pai. Desenvolve-se a partir daí um surpreendente e fascinante exercício de argumentação e de conflito entre os 12 homens. O que parecia uma decisão fácil e rápida de tomar, com a unanimidade garantida, torna-se afinal bem mais complexo, a partir do momento em que um dos jurados questiona o senso comum e começa a levantar dúvidas. Ao mesmo tempo, vão sendo expostos os preconceitos de cada um dos jurados e a fragilidade das certezas absolutas na base das quais são tantas vezes tomadas decisões, na justiça como na política. É um espectáculo “contra a burrice da unanimidade”, que mostra como “as dúvidas razoáveis são bem mais interessantes dos que as verdades aparentes”, afirma o encenador.

domingo, 25 de novembro de 2012

Ivan I Els Gossos, no Lliure, de Barcelona, sai hoje do cartaz

Hoje representa-se pela última vez em Barcelona o aclamado espectáculo Ivan I Els Gossos, de Hattie Naylor, um monólogo baseado em factos reais, da dramaturga inglesa Hattie Naylor. A história um menino selvagem urbano em Moscovo na era Putin. Um retrato da condição humana, localizado em 1996, quando a queda do sistema atirou milhares de pessoas para as ruas. Ivan Mishukov tem 4 anos e em sua casa há muito que não há dinheiro. Foge, procura um lugar para viver entre as pessoas que vivem na rua da sua cidade. Acaba por viver durante dois anos com uma matilha de cães abandonados. Produção do Teatre Lliure, com interpretação de Pol López e encenação de Paul Carrió.

sábado, 24 de novembro de 2012

ATEM le souffle, uma peça de Josef Nadj

O primeiro factor de inquietação em ATEM le souffle advém do dispositivo: um teatro miniatural, cuja plateia é constituída por sete filas (para um máximo de 60 espectadores) e um palco que consiste numa caixa preta elevada com quatro metros de largura e três de profundidade. É neste exíguo paralelepípedo – cuja simplicidade oculta a existência de aberturas, passagens, nichos e fundos falsos – que Josef Nadj nos propõe uma experiência simultaneamente espectacular e íntima. À luz de velas, o coreógrafo francês partilha o ínfimo palco com a bailarina Anne-Sophie Lancelin, operando sobre objetos, vestígios e sinais para construir um teatro da atenção e do detalhe, repleto de pequenos acontecimentos vivos. Ao mesmo tempo que relança alguns tópicos nucleares do seu universo artístico – a exploração de materiais e a sua transformação, os elementos e o cosmos, e a questão do tempo, cíclico ou linear –, Josef Nadj aborda, pela primeira vez, duas das suas primordiais fontes de inspiração artística: as gravuras de Albrecht Dürer (em especial Melencolia I) e a obra poética de Paul Celan. Coproduzido pelo TNSJ, ATEM le souffle assinala o regresso do artista de origem sérvia ao Porto, depois de em 2011 ter apresentado Les Corbeaux – espectáculo de uma intensidade verdadeiramente hipnótica – no festival Odisseia. No Mosteiro de São Bento da Vitória, até Domingo, dia 25.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

FITEI no 2º Congresso Iberoamericano de Produtores Cénicos


O director artístico do FITEI, Mário Moutinho, vai participar no 2º Congresso Iberoamericano de Produtores Cénicos, organizado pela ARTESA (Artes Escénicas Asociadas de Castilla y León) e pela IBERESCENA, a realizar de 4 a 6 de Dezembro, em Valladolid. Dirigido por Jacinto Gómez e Carlos Tapia, que em 2009 estiveram no FITEI com a sua companhia Rayuela (apresentando “El Jardin de los cerezos”), este encontro pretende promover a análise e o debate à volta desta profissão, contribuindo para o seu enriquecimento através de intercâmbios, troca de experiências e formação. O FITEI é parceiro oficial do evento, que dá continuidade a processos iniciados na Cidade do México – 1º Foro sobre la Producción Escénica en Iberoamérica, 2009, e 1º Congreso Iberoamericano de Productores Escénicos, 2010 – e em Buenos Aires – 2º Foro sobre la Producción Escénica en Iberoamérica, 2011. O programa do congresso pode ser obtido no seu site oficial: http://www.2cipe.com.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Encontro de Professores e Escolas de Teatro no Equador

A Escola de Teatro da Facultade de Artes da Universidade Central do Equador, anuncia a organização de um novo Encontro de Professores e Escolas de Teatro, uma jornada internacional iniciada em 2002 com a participação de instituições, profissionais e estudantes de diversos países do mundo. Os objectivos centrais deste encontro são: Confrontar o trabalho realizado pela escola do Equador com os processos das escolas participantes, conhecer novas pedagogias teatrais com realização de oficinas destinadas a estudantes equatorianos e estrangeiros, procurar o reconhecimento das actividades teatrais por parte das autoridades e da comunidade universitária, bem como apoiar o desenvolvimento da actividade teatral no território equatoriano. As inscrições para o encontro, que se realizará entre 31 de Março e 6 de Abril de 2013, terminam no dia 23 de Dezembro.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Action Culture Europe contra o desinvestimento do Programa 'Europa Criativa'

Na próxima Quinta e Sexta feira (22 e 23 de Novembro) os líderes dos países da União Europeia reúnem-se para discutir o orçamento comunitário para 2014-2020. Pensando ser este o momento de se dirigirem ao Governo Português em defesa do investimento europeu na cultura, recusando cortes no orçamento inicialmente previsto para o Programa "Europa Criativa", a PLATEIA Associação dos Profissionais das Artes Cénicas juntou-se ao Action Culture Europe numa ação à escala europeia que envolve todos os profissionais das artes e da cultura, bem como de todos aqueles que consideram este um sector fundamental da sociedade: Subscrever o documento comum em http://www.wearemore.eu/ que será automaticamente enviado ao governo português e a diversas entidades europeias. No preciso instante em que se assiste à desorçamentação da cultura em Portugal, importa agir para que a União Europeia não siga o mesmo caminho.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Prémio para Angélica Liddell

O júri do Prémio Nacional de Literatura Dramática de Espanha atribuiu o prémio deste ano à actriz, directora e escritora Angélica Liddell, pela sua obra 'La casa de la fuerza'. Esta peça foi encenada pela própria autora, com uma duração de cinco horas e meia, aclamada em 2009 no Festival de Outono de Madrid e, um ano depois, apresentou-se também com grande êxito no Festival d’Avignon 2010. Nas palavras do teórico teatral Óscar Cornago, “Liddell es acuñadora de un lenguaje teatral de dialécticas imposibles y sus producciones oscilan entre el expresionismo desgarrador, la crítica social, la pureza, la escatología y la búsqueda del significado a través del dolor y la subversión”. A obra de Angélica Liddell está editada pela Editorial Artezblai.

domingo, 18 de novembro de 2012

Novo espectáculo do CENDREV com textos de Karl Valentin

O Cendrev estreou em Évora a sua nova produção “VOU OU NÃO VOU ESTA NOITE AO TEATRO?”, no Teatro Garcia de Resende, espectáculo que manterá em cena até ao dia 9 de Dezembro, sobre textos de Karl Valentin, com encenação de José Russo. “Um homem só atravessa a cidade…”. Fala do mundo, da vida, da solidão, da guerra, do trabalho, da fome… Um retrato agudo da realidade.Um jogo em redor das palavras, organizado a partir de 10 textos da obra de Karl Valentin. Uma aposta que faz todo o sentido nesta Europa também hoje caótica..

sábado, 17 de novembro de 2012

Encenação de Helena Pimenta viaja até Buenos Aires

Helena Pimenta, directora da Companhia Nacional de Teatro Clásico (CNTC) desde Setembro de 2011, levará até à Argentina a sua encenação La vida es sueño, de Pedro Calderón de la Barca (1600-1681), uma das grandes peças do barroco espanhol que marcou o Século de Ouro, na versão do dramaturgo espanhol Juan Mayorga. Helena Pimenta afirma que esta encenação tem características minimalistas e será apresentada na Argentina em quatro espectáculos apenas, entre 25 e 28, de Abril, na Sala Martín Coronado do Teatro San Martín. Na mesma altura, será realizado um workshop sobre criação, em Buenos Aires, destinado a intérpretes jovens (até 32 anos), numa acção experimental dirigida por Guillermo Heras, encenador, dramaturgo e gestor cultural, profundo conhecedor do teatro latino-americano.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

As boas raparigas acompanham o trajeto interior de quatro princesas que debatem o seu destino enquanto os bárbaros se aproximam do palácio

A companhia portuense 'As Boas Raparigas' têm vindo a apurar ao longo dos anos as suas escolhas artísticas: nos encenadores que selecionam, nos textos que escolhem para levar à cena, nos atores que procuram para veicular os textos. Mas nenhum dramaturgo conseguiu tornar-se tão íntimo da companhia como Howard Barker. O enfant terrible da dramaturgia inglesa contemporânea já criou uma peça exclusiva para a companhia, visitou-nos para conferenciar sobre o seu teatro da Catástrofe, e aguarda instruções para que possa realizar no Porto um workshop de interpretação. 'As Boas Raparigas' têm-lhe prestado reverência, sendo já quatro as encenações efectuadas a partir de textos do autor: palavras que trabalham na ideia de como os mortos podem transformar as vidas dos vivos em “Mãos mortas”, sobre a violência e as suas consequências em “Possibilidades”, soltando a energia e força libertadora que existe na versão retrabalhada do clássico de Tchekov, “Tio Vânia” e por fim em “Mulheres Profundas/ Animais superficiais” que valeu aos atores envolvidos no espetáculo a Menção Honrosa da Crítica pela Associação dos Críticos Portugueses em 2010. Em 2012, ano de todas as crises, económica, social, política, mas também moral, não queríamos deixar de fazer regressar ao Porto, Howard Barker e as suas palavras de catástrofe, textos repletos de ideias desafiadoras, de história, beleza, violência e comédia imaginativa, tudo reunido nos extremos da experiência humana para criar uma experiência teatral poderosa. Numa escolha que não é aleatória, As Boas Raparigas reúnem num só espectáculo duas das últimas obras saídas da mente de Howard Barker: Devagar e um texto da obra Cinco Nomes. Ambos procuram e lutam por encontrar um sentido dentro da matriz desafiadora da moralidade, da sexualidade e da morte, que só o teatro pode oferecer.

DEVAGAR, de Howard Barker, no Teatro Carlos Alberto, Porto, de 16 de Novembro a 2 de Dezembro.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mediatron no Teatro da Garagem

Carlos J. Pessoa, autor do texto, encenação e concepção plástica do novo espectáculo do Teatro na Garagem que estreia no dia 15 de Novembro, diz, a propósito de Mediatron:

A partir da palavra media (ou media) e da palavra theatron (ou teatro), surgiu Mediatron.
O híbrido pode resultar numa monstruosidade como o Minotauro. Os minóicos arranjaram uma solução criando o Labirinto onde o Monstro se poderia albergar e os homens perderem-se, ou como Teseu, o herói, matar a criatura.
Ao libertarmos seres, e não seres, bizarros, ao entregarmo-nos ao exótico, ao burlesco, à febril novidade talvez caíamos num abismo. É capaz de ser uma perda de tempo, um fiasco, que, por indulgência, consideremos “necessário”. Contudo, vivemos o tempo que nos coube.
Nada mais? Sermos “senhores do nosso destino” é uma ideia a que, julgo, nos devemos agarrar. Como quem joga póquer, dados, teatro, com fúria e “bluff”.
Individualismo, sobrevivência a qualquer preço, maldade? Corremos riscos, a balança pode pender para qualquer dos lados!
Sobreviver nos tempos que correm implica, creio, um suplemento de convivialidade; uma entrega aos outros, e à incerteza. Sem ver na incerteza uma fatalidade, mas uma oportunidade para reconhecer aquele que se dirige a mim ou, a quem me dirijo.
Este é um espectáculo de encontros, de desencontros também, mas, sobretudo, almeja-se a convivialidade entre actores, não actores, personagens, pessoas, lugares, imagens de lugares, numa hibridização, que se propõe lúcida, isto é, crítica, sem deixar de ser Arte, ou, dito de outra forma, medicina derradeira, quando já nada mais parece dar resultado.
Talvez o Teatro de Arte seja paliativo, talvez tenha a ver com uma religião, filha de deuses menores, que resiste por capricho, ou convicções desmesuradas. Essa evocação da inutilidade tem o seu culminar numa terra prometida, se cada espectáculo for isso, a que chamamos Praia da Noruega.
Todos, ao que pressinto, mergulham no mar tranquilo, num regresso, fuga, ou numa regeneração, transformando-se em bichos aquáticos, de uma maravilhosa dignidade e destreza. Como o vento que sopra bandeiras com símbolos desmaiados.
Não há sublime, não há beleza, talvez só exista existirmos, confiadamente, uns nos outros, sorrindo de nós, sorrindo dos outros, sem escamotear a inteligência que nos assiste e a cidadania que nos informa.

Contando com interpretação de Alessandra Armenise, Emanuel Arada, Maria João Vicente, Mariana Guarda, Miguel Mendes, Nuno Nolasco e Nuno Pinheiro, Mediatron estará em cena até ao dia 2 de Dezembro, no Teatro Taborda, em Lisboa.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Grupo brasileiro na Argentina

A companhia brasileira Grupo Experiencia Subterránea apresenta na Argentina o texto de Daniel Veronese Women's, com Ana Luiza Fortes e Lara Matos. A encenação de WOMEN'S foi realizada a partir do texto de Daniel Veronese WOMEN'S LONG SLEEVE WHITE SPORT SHIRTS e faz parte das investigações que o Grupo Experiencia Subterránea, criado em 1996 por André Carreira na cidade de Florianópolis, desenvolve desde 1996. Cruzando por áreas de humor, uma faxineira que trabalha num necrotério dialoga com seus fantasmas pessoais enquanto realiza a sua tarefa quotidiana. Exaltada por vozes que escuta, começa a conversar com um cadáver que espera autópsia, até que manipula este corpo dando vida aos diferentes personagens de sua vida recente. Adair, a faxineira constrói uma relação de violência com o corpo que, por momentos, representa sua irmã. Assim, o espetáculo transita pelo cómico e pelo dramático.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"Exposição Espectros de Artaud. Lenguaje y arte en los años cincuenta", no Museu Rainha Sofia

O Museu Rainha Sofia, em Madrid, mantém até ao dia 17 de Dezembro a exposição "Espectros de Artaud. Lenguaje y arte en los años cincuenta", a primeira exposição que situa a produção do surrealista dissidente Antonin Artaud - no teatro, no cinema, no desenho e na rádio - como legado crucial para a compreensão das práticas artísticas de meados do século XX.

"Espectros de Artaud. Lenguaje y arte en los años cincuenta" inclui um conjunto de trezentas obras de artistas procedentes de três espaços geográficos principais - França, Estados Unidos e Brasil - e sugere que o processo de apropriação, recontextualização e tradução do multifacetado legado de Artaud forma parte de uma história intelectual mais ampla que não pode desligar-se da emergência, de um e de outro lado do Atlântico, de um conjunto de práticas artísticas interdisciplinares que projetaram a necessidade de desenvolver modelos alternativos de modernidade.

domingo, 11 de novembro de 2012

Três peças de repertório de Anne Teresa De Keersmaeker

Dias 15 e 16 de Novembro no Teatro Nacional S. João.
A Companhia Nacional de Bailado oferece-nos a oportunidade de revisitar parte da obra em curso de Anne Teresa De Keersmaeker, coreógrafa belga que ao longo dos últimos 30 anos tem vindo a construir um percurso marcante, entretecido a partir de todas as expressões que a mediação dos corpos torna possível. Das três peças de repertório que aceitou reinterpretar com bailarinos da CNB, avulta desde logo a relação de privilégio concedida à música e à sua infinita capacidade de gerar movimento puro. Estratégia desde logo evidenciada em Prelúdio à Sesta de um Fauno, obra que De Keersmaeker trabalha sob o signo da histórica (e disruptiva) leitura coreográfica da partitura de Claude Debussy por Nijinski, em 1912. Grosse Fuge constrói-se sobre o último quarteto de cordas composto por Ludwig van Beethoven, onde cada nota e cada gesto são coordenados com tal precisão que produzem uma inédita e fascinante dualidade entre o que se vê e o que se ouve. Noite Transfigurada, composição do jovem Schönberg inspirada no poema narrativo Verklärte Nacht de Richard Dehmel, coloca um novo desafio à coreógrafa, que aqui tem de contar uma história e desenhar personagens, operando numa lógica que privilegia a sugestão à ilustração. Diálogos oblíquos entre disciplinas que se escutam mas não se anulam mutuamente. Depois de Bamboo Blues e Sweet Mambo de Pina Bausch, que programámos em 2011, a grande dança do mundo continua a marcar presença nos palcos do TNSJ. - in web site TNSJ.

sábado, 10 de novembro de 2012

Inversa Teatro anuncia organização de curso

O curso Arte, natureza e teatro irá realizar-se nos dias 24 e 25 de Novembro no Castelo de Soutomaior, na Galiza, integrado nos cursos de Arte e Natureza que o Grupo Arou vem organizando há 10 anos por toda a Galiza. Os cursos são dirigidos a criadoras e criadores em geral e nele serão trabalhados os pontos de vista cénicos ou viewpoints - teorizados por Anne Bogart -  a partir de composições espaciais que nos sejam oferecidos pela própria relação com a natureza. Anne Bogart é directora artística do Saratoga International Theater Institute (SITI) e professora associada da Universidade de Columbia. O curso é organizado pela companhia galega Inversa Teatro.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mostra de Teatro Espanhol de Autores Contemporâneos de Alicante

'Por supuesto que somos conscientes de la situación económica en nuestro país, pero es por ello que seguimos pensando que invertir en cultura y mantener sus manifestaciones públicas es apoyar la salida de la crisis. Los festivales, las muestras o las ferias de Artes Escénicas son signo de vitalidad si se gestionan con sentido común, presupuestos equilibrados y planes de sostenibilidad.' - declarações de Guillermo Heras, director da Muestra de Teatro Español de Autores Contemporáneos de Alicante, que se inicia hoje e se prolonga até ao próximo dia 18, naquela que constitui a 20ª edição desta mostra dedicada à divulgação de autores contemporâneos e ao encontro de criadores da nova dramaturgia espanhola. Uma exposição retrospectiva com fotografias e cartazes de vinte anos de actividade são destaques desta edição, onde serão apresentados 27 espectáculos.