quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

FITEI recebe Prémio Max Hispanoamericano de las Artes Escénicas

O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica foi distinguido com o Prémio "Max Hispanoamericano de las Artes Escénicas". A cerimónia de entrega do Prémio decorre no dia 4 de Fevereiro, no Teatro Lope de Vega de Sevilla, Espanha.

A atribuição do prémio deste ano ao FITEI foi decidida por unanimidade pelo comité organizador. O Prémio "Max Hispanoamericano de las Artes Escénicas" é concedido, por designação directa, ao "espectáculo, entidade, companhia ou profissional hispano-americano que mais se destaque pela sua contribuição ao mundo das artes cénicas". O FITEI junta-se assim a um quadro de honra do qual já fazem parte Alicia Alonso (1998), Héctor Alterio (1999), o Festival Iberoamericano de Cádiz (2000), Les Luthiers (2001), o Teatro General de San Martín (2002), Marco Antonio de la Parra (2003), o Festival Internacional Cervantino de Guanajuato (2004), Fanny Mickey (2005), Víctor Hugo Rascón Banda (2006) e Julio Bocca (2007).

Os Premios Max de las Artes Escénicas, uma iniciativa da Fundación Autor y la Sociedad General de Autores y Editores (SGAE), consolidaram-se como um dos maiores reconhecimentos aos profissionais de teatro e dança de Espanha, dado que os seus próprios companheiros de profissão integram o corpo eleitoral.

Em 2008 os Premios Max celebram a sua 11ª edição e, para além das 23 categorias a concurso, a organização concede três prémios de designação directa: Nuevas Tendencias, Hispanoamericano de las Artes Escénicas e Premio de Honor. São concedidos ainda o Premio Max de la Crítica e o Premio al Espectáculo Revelación.

O FITEI realiza-se ininterruptamente na cidade do Porto desde 1978. Nas suas 30 edições, foram representadas 583 peças e realizados 1.305 espectáculos, para um total de 803.949 espectadores, para além de inúmeras de Actividades Paralelas, Actividades Extra Programa e espectáculos em extensão.
A partir de 2005 o Festival inicia-se a apresentar outros discursos artísticos, programando performances, exposições e instalações em contextos paralelos. Este novo impulso ao Festival para além de permitir abrir o leque de propostas artísticas, contribuiu em muito para a captação de novos e diversificados públicos.

Mário Moutinho, presidente e director artístico do Festival irá receber o galardão na cerimónia de entrega dos Prémios que decorre no dia 4 de Fevereiro, no Teatro Lope de Vega de Sevilla, Espanha.

Para saber mais sobre os Premios Max:
http://www.sgae.es/home/es/Home.html
http://www.premiosmax.net/

Sem comentários: