Tendo como objectivos comuns promover a produção e a divulgação do teatro ibérico e ibero-americano, ambas as instituições têm-se empenhado, ao longo de três décadas, no combate contra o isolamento cultural e pela criação de condições favoráveis à expansão criativa dos artistas deste e do outro lado do Atlântico.
A relação entre as duas entidades cedo se demonstrou benéfica. Caracas, onde nasceu a instituição, foi naqueles primeiros anos - final da década de 70 e nos 80 - uma espécie de representante permanente do FITEI na América Latina; e o Porto foi a porta de entrada de numerosas companhias latino-americanas em Portugal e na Europa.
Entusiasta do FITEI, o CELCIT revelou-se um parceiro inestimável. Com ele, o festival do Porto pode afirmar uma ligação cultural entre os dois continentes e estreitar laços que perduram.
De lembrar que há 30 anos, não existiam os imediatos meios de comunicação de hoje - como a Internet ou o fax. Mas por telefone, telex e carta, o que se queria fazer fazia-se, com o esforço e o entusiasmo de quem acredita no que faz.
Este é mais um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo FITEI.
Sem comentários:
Enviar um comentário