segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Tarumba com Shakespeare no Museu da Marioneta

A Tarumba iniciou em 2009 um ciclo de criações dedicadas ao amor com Mironescópio: A Máquina do Amor, um espectáculo de pequenas formas inspirado nos antigos Peep Shows. Em 2010 a companhia estreou em Novembro no Museu da Marioneta, em pleno Verão de São Martinho, a sua nova criação inspirada na comédia de William Shakespeare, o Sonho de uma Noite de Verão.

Os sonhos de uma noite mágica que será pequena para tantos acontecimentos… uma verdadeira atmosfera surreal, com fadas, duendes, amores desencontrados, casais enamorados, poções de amor, sonhos e gargalhadas, onde espíritos desafiam o sentido do verdadeiro amor. Um convite ao prazer, ao riso, ao mundo do maravilhoso e a sonhar de olhos bem abertos… à loucura do amor. Uma história romântica que se desenrola num bosque perto de Atenas, mas que pode acontecer em qualquer lugar ou tempo…

Um espectáculo de formas animadas, com marionetas muito "especiais" que irão levar-vos aos vários "recantos" deste Sonho, inspirado em Shakespeare… tudo será possível, como no mundo dos sonhos… e uma poção de amor que se torna um símbolo do poder natural e irracional do amor, que pode provocar comportamentos estranhos e inexplicáveis e ao qual não se consegue resistir.

Problemas ou males de amor afectam quatro jovens: Hérmia ama Lisandro, Lisandro ama Hérmia, Helena ama Demétrio e Demétrio ama Hérmia, e não Helena, ou seja, dois homens amam a mesma mulher, deixando uma mulher com muitos pretendentes e outra com muito poucos… a rainha das fadas ama um homem com cabeça de burro por causa de uma poção mágica, aplicada pelo rei, que deseja ter por pajem um jovem rapaz indiano.. mas quem baralha todo este conjunto é Puck e… o melhor é assistir à peça que se inicia em pleno Verão de São Martinho, com muitas castanhas e água-pé… para festejar o teatro e o amor!

Love me tender,
Love me sweet,
Never let me go.
You have made my life complete,
And I love you so.
-Elvis Presley, Love me Tender

DIRECÇÃO ARTÍSTICA E CONSTRUÇÃO Luís Vieira e Rute Ribeiro
ACTORES-MANIPULADORES Catarina Côdea, Luís Hipólito, Luís Vieira, Raquel Monteiro e Rute Ribeiro
ADAPTAÇÃO Luís Vieira e Rute Ribeiro

Até 4 de Dezembro de 2010, no MUSEU DA MARIONETA, Convento das Bernardas, Lisboa

Sem comentários: