 A tipologia de sala de espectáculo de cena contraposta com boca de cena teve a sua génese no Teatro Grego, tendo sofrido sucessivas alterações no período Romano, no Renascimento e sobretudo no Barroco. Essa evolução foi grandemente centrada na área de cena, que passou de um simples estrado a uma caixa de palco tecnicamente complexa, mas poucas alterações teve na relação estabelecida entre público e artistas, caracterizada pela distância e formalidade.
 A tipologia de sala de espectáculo de cena contraposta com boca de cena teve a sua génese no Teatro Grego, tendo sofrido sucessivas alterações no período Romano, no Renascimento e sobretudo no Barroco. Essa evolução foi grandemente centrada na área de cena, que passou de um simples estrado a uma caixa de palco tecnicamente complexa, mas poucas alterações teve na relação estabelecida entre público e artistas, caracterizada pela distância e formalidade.Pelo contrário, as tipologias cénicas que surgem a Oriente, nomeadamente na China, no Japão e na Índia, caracterizam-se por uma grande proximidade entre público e artista e dispositivos cénicos simples. Mesmo na Europa, o modelo Inglês seguiu um processo evolutivo bem diferente a partir do Renascimento, não tendo adoptado a boca de cena e consequentemente não estabelecendo uma separação clara entre a audiência e o palco. A formalidade do modelo de cena contraposta teve opositores, sobretudo a partir da segunda metade do século XX, num processo ainda em curso e que se manifesta de diferentes formas, nomeadamente no aparecimento das black-box ou na vontade de fazer espectáculos em espaços não convencionais.
Nesta conferência, realizada no âmbito do curso 'Salas de Espectáculos – aspectos técnicos, cénicos e arquitectónicos', pretende fazer-se uma viagem crítica através da evolução do espaço cénico, reflectindo sobre a sua validade na actualidade.
Dia 18 de Novembro, na sala 2 da Culturgest, às 18h30.
 
 
 
 
 
 
 
 
![36º FITEI [2013]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtgNlUspvoaIfFLfdtB3_7HCBi0n18THiFVFncbNINuefS8-Znhd4aztPKtuujTld8RrA9bho8qlmUahwki6fSs2hqLiSywFjdDgYzjGNo1-5zA2joExxaM3INAV3efjbmSsGCkxyqL3lQ/s220/imagem1.jpg) 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
![35º FITEI [2012] - CARTAZ](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOKhsZD4ijtTQaDldcb1nEroQuP4w3tRj-0kzYSByN8JrLQjhca6YgMhWZnBl6wQUzDsIUB1Ui6LXxD5ozQCzbzrtIUuKd8F4rQQ74FQ3o2VZyjYxyvhAJ5VGib1Wm3MP67U6LeM82DJJu/s220/F35_A3-01.jpg) 
![34º FITEI [2011] - Cartaz](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOSrqqx5e2-98LI4ME6B_V0XN_BnrwrxxmF5nJHNL3eIzrD_PW35ou45Zj-1310PqUyzi2Gnexmr97HyB8qcEYJBw5yQU-l_YWRqcxNCT8nmLk12U9fsQ2cQsoA9sGGBN7Ko9KXVrJxntJ/s220/A3_300.jpg) 
![33º FITEI [2011] - CARTAZ](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjftCWPY1Hop-9l4MzDdHV5Km1DpauYIFt1UytrycXPNE5-X-7k_btcCEN3l6NzVoHjW0_EN2ezR6BqbgunYJmmVILU_marvB4muj_WnZ9b_BoKF6NeBomdkBuAOejy_p89pLKg0srBpCpI/s220/FITEI10_A3.jpg) 
Sem comentários:
Enviar um comentário