segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Poemas de Shakespeare em peça de teatro

O Teatro do Bairro estreou no dia 4 de Dezembro, "Actor Imperfeito", um espectáculo baseado nos sonetos de amor de William Shakespeare. Mais do que uma dramaturgia, o texto de Luísa Costa Gomes encena a narrativa dos triângulos amorosos que constituem o tema dos poemas. A encenação é de António Pires. Com Cláudio da Silva, Francisco Tavares, Jaime Freitas, João Araújo, Maya Booth, Rafael Fonseca, Rui Morrison e Solange Santos. O espectáculo vai estar em cena até 22 de Dezembro no Teatro do Bairro, em Lisboa, e será apresentado de 22 de Janeiro a 2 de Fevereiro, no Teatro Carlos Alberto, no Porto.

"Actor Imperfeito" é uma peça de teatro bilingue, em inglês e português, construída com os poemas de amor de William Shakespeare. Os sonetos de Shakespeare são justamente celebrados pela sua beleza, intemporalidade e universalidade. Tratam os temas comuns do amor e da amizade amorosa, começando pelo amor próprio e o narcisismo, depois a paixão, a comunhão, o desejo, a lealdade, a leviandade, a traição sexual. Os poemas encenam os dramas da vida da relação, a separação, o ciúme, a insónia, a reconciliação… Neles entrevemos pequenas cenas: uma carta que se escreve a meio da noite, um regresso há muito esperado, uma cena rústica com galinha esvoaçante… A sequência de sonetos põe em cena dois triângulos amorosos que têm como eixo comum a relação entre o poeta Will e o seu patrono e jovem amigo, a quem designa por “Jovem Louro”. O primeiro triângulo amoroso inclui o Poeta, o Jovem e o Poeta Rival; o segundo inclui o Poeta e o Jovem, que é seduzido pela amante do Poeta - a Mulher Morena - promíscua e cruel, personificação do mal do sexo e da venalidade. Para além da narrativa das relações amorosas que se vai desenrolando, "Actor Imperfeito" é também um texto sobre a imperfeição da tradução: a tradução do que sentimos em gestos e palavras, de uma língua noutra língua, a tradução do texto no corpo do ator, a tradução de um tempo noutro tempo, de um espaço noutro espaço. E sobretudo de um espaço interior e íntimo que é tantas vezes inefável e inexprimível, num espaço exterior e público onde imperam a convenção e os protocolos.- Luísa Costa Gomes

1 comentário:

baileahqualley disse...

Iron Spades Tagged "Vintage" - Titanium flat irons
Classic classic bicycle playing bicycle playing board. 출장안마 Classic vintage titanium keychain bicycle playing titanium trim hair cutter board. Classic bicycle playing board. titanium legs Classic bicycle playing titanium nitride gun coating board. Vintage vintage bicycle playing board.