quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Rui Horta em 'estado de excepção'


Produzido para Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, a nova criação do coreógrafo Rui Horta - "Estado de Excepção" - está em cena entre hoje e o próximo domingo no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa. Este espectáculo fala da violência da existência no momento singular em que vivemos.

"Nunca deixámos de andar sobre vidros, só que agora estamos descalços. A crise sempre foi um ruído de fundo por trás das nossas vidas, sempre houve momentos de recolher obrigatório. A violência da perda é o que nos faz avançar. Estado de Excepção é o fracasso olhado como sucesso, é a poética do fracasso que sublima a crise e se entrega à rebelião e à luta. É o naufrágio com a terra à vista, já com destino anunciado. O erro é profundamente teatral, é coreográfico. Comecemos o espectáculo com um grito. Terminá-lo-emos quando o conseguirmos transformar em canção?"

Em palco vão estar os bailarinhos Anton Skrzypiciel e Teresa Alves da Silva e os actores Miguel Borges e Pedro Gil. A música original de David Santos (Noirserv) é interpretada pelo próprio, ao vivo. Para mais informações consultar o sítio http://www.teatrosaoluiz.pt.

Sem comentários: