quarta-feira, 15 de abril de 2009

Arena de olhares


A Associação Vo’arte em parceria com a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa e o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian, criaram a C.I.M. (Companhia Integrada Multidisciplinar) que integra bailarinos, pessoas portadoras de paralisia cerebral e técnicos especialistas no apoio a este tipo de doença.

Depois da apresentação de Sobre Rodas, surge agora um novo espectáculo intitulado O Aqui, evento transdisciplinar que cruza movimento, palavra, música, ritmo e imagem. Inspirando-se na ideia do labirinto de Creta, para alguns visto como metáfora do cérebro e do pensamento, o espectáculo constrói-se como uma viagem conjunta, de cariz poético, que procura pensar a posição do indivíduo no seio do colectivo em que se insere.

Um espectáculo de dança com uma narrativa por vezes fluída, por vezes fragmentada, onde se encontram mundos humanos com diferentes circunstâncias de ser e de estar, e se conquista um espaço de igualdade. Este trabalho da companhia CIM (companhia integrada multidisciplinar) pretende ser um lugar de paragem nas modelações e encenações que a sociedade produz em torno dos cidadãos com necessidades especiais, uma procura constante do humanismo saturado.

Em palco, por treze intérpretes, é criado um espaço de desafio, de questionamento, um espaço que instiga à re-avaliação de quem sou eu e de quem é o Outro. O palco transforma-se numa arena de olhares.

Um espectáculo que tem como tema o tempo, o tempo cronológico e o tempo interior, e o explora através do cruzamento de linguagens, tecendo uma peça em que os sentidos e as emoções nos conduzem a um reequilíbrio constante.

A coordenação artística deste espectáculo é da responsabilidade de Ana Rita Barata, Natália Luíza, João Gil e Pedro Sena Nunes.

Sem comentários: