sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Teatro Plástico no Teatro Helena Sá e Costa


"O Marinheiro" de Fernando Pessoa foi o único texto dramático completado e editado em vida do autor e representa uma das mais fascinantes e menos exploradas máscaras da torrencial produção do grande génio português antes da criação do "drama em gente" que os heterónimos constituem.

Numa dimensão para além do espaço e tempo três mulheres velam um corpo e contam-se histórias – uma história: a de um marinheiro que, náufrago numa ilha deserta, constrói para si uma realidade ficcional mais poderosa e real do que a realidade.

Presas nas teias da ficção, suspensas entre passado e futuro nessa vida maior do que a vida que é a Arte, estes espectros cujas vozes se sucedem e encadeiam como numa missa coral vão tecendo um longo mantra onírico e hipnótico e construindo um elaborado e rigoroso poema visual que permanece uma das mais radicais e fascinantes obras teatrais do século XX.

Em cena no Teatro Helena Sá e Costa, até 11 de Outubro 2009, produção do Teatro Plástico, com direcção artística de Francisco Alves, movimento de Joclécio Azevedo e interpretação Andrea Moisés, Margarida Bento, Mónica Garnel, Cátia Esteves, Inês Cerqueira, Susana Otero.

Sem comentários: