domingo, 29 de novembro de 2009

SUPER8, da Voadora, residência em Portugal

VOADORA regressou a Portugal, ao Novo Ciclo Teatro ACERT, para realizar uma residência artística com o seu musical sobre a memória, SUPER8, projecto em co-produção com o Centro Dramático Galego.

Se os primeiros amores, os primeiros beijos existem só porque nós os recordamos, e se essa é a sua única existência, então todo o vivido vem a ser um romance em fase contínua de correcção, um relato permanentemente reescrito…
O mundo não existiria sem a memoria, na verdade é só o que existe. Também o futuro não existe, o presente pasa a ser memória no momento seguinte e um dos grandes achados deste século é o papel transcendental da memoria na configuração da nossa vida.
A marca que deixa no inconsciente uma experiencia individual sob a forma memória, instala-se nosso hardware. Por isso se diz que estamos programados para ser únicos, e as nossas opções são o resultado não só da genética, mas também das marcas deixadas pela nossa propria experiência individual. A memoria, portanto, não é só un gigantesco armazém, mas um prodigioso disco duro, que nos dá uma identidade e nos torna absolutamente únicos.
Em SUPER8 questiona-se o papel da memória e dos seus mecanismos na nossa identidade. Teatro, música ao vivo e dança unem-se, num espectáculo onde os intérpretes se confrontam com a obsessão de recordar e a importância de esquecer.
SUPER8 é a segunda parte da triología Lugares Comuns- fracasso-memóriaparaíso.
O projecto investiga os espaços, reais e imaginários que partilhamos e como esses pontos de encontro influenciam a busca de identidade do indivíduo contemporâneo.

Estreia 2 de Dezembro, 21:45 h.


Sem comentários: