A companhia portuense 'As Boas Raparigas' têm vindo a apurar ao longo dos anos as suas escolhas artísticas: nos encenadores que selecionam, nos textos que escolhem para levar à cena, nos atores que procuram para veicular os textos.
Mas nenhum dramaturgo conseguiu tornar-se tão íntimo da companhia como Howard Barker. O enfant terrible da dramaturgia inglesa contemporânea já criou uma peça exclusiva para a companhia, visitou-nos para conferenciar sobre o seu teatro da Catástrofe, e aguarda instruções para que possa realizar no Porto um workshop de interpretação.
'As Boas Raparigas' têm-lhe prestado reverência, sendo já quatro as encenações efectuadas a partir de textos do autor: palavras que trabalham na ideia de como os mortos podem transformar as vidas dos vivos em “Mãos mortas”, sobre a violência e as suas consequências em “Possibilidades”, soltando a energia e força libertadora que existe na versão retrabalhada do clássico de Tchekov, “Tio Vânia” e por fim em “Mulheres Profundas/ Animais superficiais” que valeu aos atores envolvidos no espetáculo a Menção Honrosa da Crítica pela Associação dos Críticos Portugueses em 2010.
Em 2012, ano de todas as crises, económica, social, política, mas também moral, não queríamos deixar de fazer regressar ao Porto, Howard Barker e as suas palavras de catástrofe, textos repletos de ideias desafiadoras, de história, beleza, violência e comédia imaginativa, tudo reunido nos extremos da experiência humana para criar uma experiência teatral poderosa.
Numa escolha que não é aleatória, As Boas Raparigas reúnem num só espectáculo duas das últimas obras saídas da mente de Howard Barker: Devagar e um texto da obra Cinco Nomes. Ambos procuram e lutam por encontrar um sentido dentro da matriz desafiadora da moralidade, da sexualidade e da morte, que só o teatro pode oferecer.
DEVAGAR, de Howard Barker, no Teatro Carlos Alberto, Porto, de 16 de Novembro a 2 de Dezembro.
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