sexta-feira, 9 de maio de 2008

Clubbing da Casa da Música abre com Alma Candela


Na Sexta, 30 Maio de 2008, pelas 22h00, o Grupo Alkimia 130 (Palencia - ES), inserido em mais uma edição do FITEI, abre o Clubbing da Casa da Música, na Praça, com Alma Candela, um espectáculo de rua que transporta uma atmosfera feliniana, nostálgica e fascinante, complementada por uma acção cénica fabulosa e que se move entre a ficção e a realidade.

O Clubbing continua, pelas 23h00, na Sala Suggia com Lightspeed Champion. Depois de uma curta mas bem sucedida temporada como guitarrista da banda Test Icicles, entretanto extinta, Dev Hynes reaparece com sonoridades bem distintas sob o nome Lightspeed Champion. O primeiro single "Galaxy of the Lost" deu a conhecer desde logo as ideias base: as canções como forma de eleição e uma preferência pelos timbres semi-acústicos, com a presença da 'pedal steel guitar' e das cordas a sugerir a referência ao country-rock e ao folk-pop. No início deste ano surge o álbum Falling Off the Lavender Bridge pela Domino, uma confirmação da originalidade de Hynes que sobe esta noite a um novo palco do Clubbing - a Sala Suggia.

Um dos pontos altos da noite acontece também na Sala Suggia, onde se apresentam os Young Marble Giants, naquela que é uma oportunidade rara para presenciar um concerto da banda de Cardiff extinta em 1980. Com a reedição do único álbum Colossal Youth em 2007, aclamado pela imprensa como disco do ano, surge o reencontro e uma nova tournée de uma das bandas mais influentes da era pós-punk (apontada como uma das preferidas de Kurt Cobain). A simplicidade e pureza das canções na voz de Alison Statton e o suporte minimalista do baixo e da guitarra dos irmãos Philip e Stuart Moxham dão à música dos Young Marble Giants uma aparente fragilidade e, ao mesmo tempo, uma solidez única.

Na Sala 2, à 1h15 é a vez de Vampire Weekend, a banda sensação do momento e bons motivos não faltam para não perder a sua estreia em Portugal, em exclusivo no Clubbing. Os quatro nova-iorquinos recuperam o som bem apelativo do brit-pop de uma forma inovadora, juntando-lhe as influências da música africana em temas como "A-Punk" e "Cape Cod Kwassa Kwassa". Este último mereceu a presença na lista das melhores canções de 2007 da revista Rolling Stone. Mais recentemente, depois do álbum de estreia lançado em Janeiro passado, a revista Spin elegeu Vampire Weekend como a melhor nova banda do ano. Os quatro membros do grupo conheceram-se na Universidade de Columbia e rapidamente conquistaram o público com uma sonoridade a que chamam "Upper West Side Soweto".

Ainda na Sala 2 estará o quarteto These New Puritans, que se estreou em disco com a participação, em 2006, na compilação Digital Penetration Vol. 1 da Alt Delete Records, ao lado de bandas como Shitdisco, Klaxons e New Young Pony Club. O primeiro álbum recentemente editado, Beat Pyramid, torna claras as suas raízes pós-punk, sem esquecer as referências ao electro-rock e o uso abundante de samplers. Entre temas envoltos em misticismo como "Numerology aka Numbers" ou "Infinity Ytinifni", destaca-se aquele que se tem revelado o maior êxito da banda: "Elvis".

Os Outros Espaços deste Clubbing incluem ainda:

PG Jesper
Há quinze anos que PG Jesper tem um papel activo no panorama musical da Escandinávia, como agente, editor, programador, promotor, entre muitas outras actividades, tanto na área da música electrónica como do jazz.

autoKratz
autoKratz é um duo formado em Londres por David e Russell, voltado para a música electrónica com inspiração em bandas como Kraftwerk, Daft Punk e Underworld. autoKratz é o resultado de duas pessoas que "tiranizam a música que criam".

Brodinski
A gama variada de estilos que integram as produções e DJ sets de Brodinski tornaram-no um nome à parte no panorama musical francês. Da intensidade do techno aos graves possantes do house, passando ainda pelo minimalismo mais melódico, a sua música pode assumir várias personalidades como é revelado nas remisturas de temas de Bonde de Role, Klaxons, Das Pop, Shoes ou D.I.M, sempre com abordagens diferentes.

Jacob Kirkegaard
O músico dinamarquês Jacob Kirkegaard apresenta em estreia em Portugal o seu mais recente trabalho Aion (4 Rooms), que pretende desvendar quatro espaços abandonados dentro da Zona de Exclusão de Chernobyl, Ucrânia.

Paulo Raposo + Francisco Janes
Paulo Raposo tem desenvolvido actividade como artista sonoro, editor e curador. A sua investigação, mediante processos analógicos e digitais, empreende a descoberta e a construção de espaços sonoros e visuais orgânicos a partir de objectos, estruturas arquitectónicas e "field-recordings".

Álvaro Costa apresenta:
Diz-se que Monterey foi o Zénite e Altamont o Nadir. Numa noite irrepetível, Álvaro Costa junta as duas extremidades dos anos da Rock Revolution: das flores na cabeça em Monterey à "guerra civil" de Dezembro de 1969.

Pfadfinderei
As fronteiras entre o design funcional e a arte multimédia esbatem-se em cada Clubbing pelas mãos o colectivo berlinense de designers e VJ's Pfadfinderei, responsável pela cenografia e vídeo. Trabalhando com a imagem impressa ou projectada, com as luzes ou com o vídeo, em grandes produções de marketing ou numa perspectiva puramente artística, os Pfadfinderei têm colaborado com entidades como a MTV e festivais como o Mayday e o Sónar by Night, pelo qual são responsáveis visuais, entre muitos outros projectos.


Programação completa em
http://www.casadamusica.com/CulturalAgenda/default.aspx?id=A9D4DB8D-A6AD-488C-B5FB-FBF35B8ADEC1&leftChannelID=077BBCFB-1BA9-4372-89A1-057A0A007913

Sem comentários: