quarta-feira, 14 de maio de 2008

Iberescena: candidaturas de apoio para o ano 2009


O Programa Iberescena abriu as candidaturas para acesso ao apoio económico correspondente ao ano 2009, cujo objectivo é fomentar o intercâmbio e integração das artes cénicas iberoamericanas.

Iberescena foi criada em Novembro de 2006 a partir das decisões adoptadas pela Cimeira Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo realizada em Montevideo (Uruguay), relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da actividade das artes cénicas iberoamericanas. Actualmente, fazem parte oito países, que são os que financiam os projectos: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, México, Perú, República Dominicana e Venezuela.

As candidaturas para 2009 estão dirigidas às seguintes propostas:

1.- Circulação de espectáculos através de redes, festivais e espaços cénicos.
2.- Programas de formação, com especial enfase na produção e gestão de artes cénicas.
3.- Co-produção de espectáculos de teatro e dança.
4.- Criação dramatúrgica e coreográfica.


A data limite para apresentação dos projectos é 18 de Julho de 2008. Os apoios serão concedidos aos projectos que se realizem entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2009.

Portugal está de fora deste projecto, apesar de ter participado na reunião que criou a Ibererscena, a convite de Espanha.

O FITEI, convidado a dar um parecer sobre a importância desta estrutura, defendeu a integração do Brasil. Sabendo, obviamente, que a língua espanhola é a dominante no universo de países contemplados, mas até por isso este é um projecto importante para Portugal, que desta forma terá mais possibilidades de chegar a países onde a penetração dos seus autores e companhias seria mais difícil. Naturalmente, será importante ter entre os membros do IBERESCENA o Brasil, que pela sua dimensão e riqueza cultural contribuirá para dar mais força à língua portuguesa no projecto.

Sem comentários: