sábado, 5 de setembro de 2009

Casa de Boneca - Apresentação no Teatro Nacional D. Maria II

© Fotografia: Arthur Nauzyciel

No dia 5 de Setembro, no Teatro Nacional D. Maria II, é apresentado Casa de Boneca, de Henrik Ibsen. Esta é a apresentação do exercício resultante da XVIII Edição da Nova École des Maîtres - Curso Internacional Itinerante de Aperfeiçoamento Teatral, dirigido este ano pelo encenador e director do Centre Dramatique National Orléans/Loiret/Ce, Arthur Nauzyciel.

Contando já com 18 edições, a Nova École des Maîtres dá continuidade aos seus cursos de Verão que, segundo o director artístico Franco Quadri, visam a "confrontação de técnicas expressivas e pesquisas culturais". A iniciativa é promovida por quatro países europeus – Bélgica, França, Itália e Portugal, sendo a Direcção-Geral das Artes e o Teatro Nacional D. Maria II os parceiros nacionais. Os actores portugueses participantes são Ana Cloe (Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa), Elmano Sancho (Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa, e Conservatoire National Supérieur d'Art Dramatique, Paris) e Rodrigo Sousa Machado (Escola O Tablado, Rio de Janeiro).Para esta edição, o encenador convidado aborda a peça Casa de Boneca do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. Arthur Nauzyciel propôs-se trabalhar sobre as questões da alteridade e das aparências, utilizando a língua "enquanto engodo atravessando essa peça que nos fala de teatro e da aceitação do outro como Outro".

O curso decorreu em Udine, Itália, de 3 a 15 de Agosto e, de seguida, em Liège, na Bélgica, de 17 a 26 de Agosto. As apresentações públicas já decorreram em Liège [Théâtre de La Place], a 27 de Agosto, em Reims [Comédie de Reims], a 29 de Agosto e dia 2 de Setembro, apresentação em Roma [Teatro Valle].

Sem comentários: