sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Método de JACQUES LECOQ em Portugal

TEATRO DO GESTO - Acção física, imagem e palavra, workshop sobre o Método de JACQUES LECOQ, com orientação de Norman Taylor (assistente directo do mestre durante os últimos 18 anos), inicia-se em Portugal em Outubro, desenvolvendo-se em 6 módulos - Outubro de 2009 a Junho de 2010.

« Não faças como eu. Faz como tu. » Jacques Lecoq

Jacques Lecoq é um dos mais importantes pedagogos de teatro do século XX. A sua praxis e o seu “olhar” tem como epicentro a arte do movimento. A sua escola Internacional que fundou em Paris (1956 - ) é mundialmente conhecida. A “visão” e metodologia que desenvolveu difundiu-se pelo resto do mundo (escolas em Bruxelas, Londres, Madrid, Génova, entre outras cidades).
Entre nós a lacuna existe.
A relação estreita e longa de Norman Taylor com Jacques Lecoq garante, à partida, a este curso de especialização, fidelidade e qualidade. Esta mesma relação de fidelidade ao pensamento pedagógico do mestre está expresso no desenho do curso: uma proposta que articula aprendizagens técnicas com processos autónomos de criação.
O regime de residência amplia a partilha e a troca de experiências entre os formandos, ao mesmo tempo que proporciona o contacto com os projectos artísticos das diferentes entidades parceiras.
As estruturas de acolhimento, todas elas com credibilidade confirmada, acrescentam a este projecto uma mais valia considerável.
O método de Jacques Lecoq interroga e desenvolve as bases de um teatro físico. A sua pedagogia privilegia a tomada de consciência das tendências pessoais do actor, de forma a proporcionar a descoberta de uma linguagem artística própria.


Mais informações AQUI

Sem comentários: