quarta-feira, 24 de março de 2010

Beatriz Batarda estreia-se como encenadora


Beatriz Batarda, actriz premiada, tida por muitos como a melhor da sua geração, enfrenta aquele que é provavelmente o maior desafio da sua carreira, a estreia como encenadora.

Numa co-produção entre a Culturproject e o Teatro da Cornucópia, Beatriz Batarda irá encenar o texto Olá e Adeusinho, de Athol Fugard, com interpretação de Catarina Lacerda e Dinarte Branco.

Olá e Adeusinho fala-nos de dois irmãos que adiaram a responsabilidade de serem adultos, ao ponto de perderem a razão da sua existência. Agora, confrontados com a morte do pai, descobrem que não sabem viver com o outro, com o mundo, nem conseguem construir um futuro.

Beatriz Batarda nasceu em Londres e formou-se pela Guildhall School of Music and Drama (2000), tendo recebido a Medalha de Ouro do curso, na área de representação. Iniciou-se no Teatro da Cornucópia, sob a direcção de Luís Miguel Cintra e Diogo Dória. Salienta-se, como uma das interpretações mais marcantes, o seu trabalho em Berenice, de Jean Racine, no Teatro Nacional D. Maria II (2005).

Estreou-se no cinema em Tempos Difíceis de João Botelho (1988), participando depois em mais de dez películas, entre elas Vale Abraão (1993) e A Caixa (1994), de Manoel de Oliveira, Dois Dragões (1996) e A Costa dos Murmúrios (2004), de Margarida Cardoso, ou Alice (2005), de Marco Martins. Para a televisão salienta-se as séries britânicas My Family, Relic Hunter e The Forsyte Saga.

Recebeu três Globos de Ouro, na categoria de Melhor Actriz, pelos filmes Quaresma, de José Álvaro Morais (2003), Noite Escura, de João Canijo (2004) e A Costa dos Murmúrios, de Margarida Cardoso (2004).

A estreia absoluta de Olá e Adeusinho acontece Sábado, dia 27, no Centro Cultural do Cartaxo.

Sem comentários: