terça-feira, 30 de março de 2010

Condecorações para o Teatro

Na véspera do Dia Mundial do Teatro, o Presidente da República relevou o papel da arte dramática na sociedade portuguesa, "de Gil Vicente aos dias de hoje, passando por Almeida Garrett e muitos outros".

O actor Ruy de Carvalho foi condecorado com o grau honorífico de Grande Oficial da Ordem de Sant'Iago da Espada, enquanto o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique foi atribuído aos actores António Feio, Beatriz Batarda e Manuela Maria e ao encenador Joaquim Benite.

Maria Custódia Gião foi agraciada com o grau de Oficial da Ordem do Mérito e a Companhia de Teatro Seiva Trupe recebeu o grau de Membro Honorário da Ordem do Mérito.

Falando em nome dos condecorados, António Feio reconheceu "muita emoção pela distinção", manifestando-se "orgulhoso e honrado em pertencer à família do teatro".

Por seu lado, Ruy de Carvalho manifestou-se "honrado" com a condecoração atribuída pelo presidente da República, lembrando que o teatro necessita de mais apoios. "É um momento muito bonito, é uma alegria saber que se tem sido útil ao povo português", afirmou o actor, à agência Lusa, considerando "uma grande honra" ser distinguido pela mais alta figura do Estado.

Sem comentários: