sexta-feira, 2 de julho de 2010

O FESTLIP arranca dia 14, no Rio de Janeiro

O FESTLIP 2010 - Festival do Teatro da Língua Portuguesa surge na sua 3ª edição entre 14 e 25 de Julho. Realizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, reunindo de forma inédita os oito países da CPLP – Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, que tem o português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Brasil.

O FESTLIP pretende ser "um cenário onde as culturas e as manifestações artísticas destes países unem forças para desenhar um novo momento na história do Teatro". Serão 12 dias com 15 espectáculos teatrais inéditos, exposição de fotografias, palestras, leituras, oficinas, mostra gourmet e uma festa com nomes importantes da música brasileira e dos países participantes no Teatro Odisséia, na Lapa, centro do Rio.

"Entendemos que promover a língua portuguesa em sua diversidade e dinamismo é tarefa indispensável ao fortalecimento de nossa cultura e para afirmação de nossa visão de mundo. As edições anteriores do FESTLIP deixam claro que a unificação da língua falada é algo intangível e é a referência mais forte de um povo. Neste Festival os artistas se unem, se despem e se apresentam dando vida às peculiaridades de suas expressões artísticas e vocabulários. Este intercâmbio cultural entre os países falantes da mesma língua dá o brilho anual ao FESTLIP."

Sem comentários: