terça-feira, 30 de novembro de 2010

HUMUS | UM ESPECTÁCULO DE PERFINST PERFORMANCE-INSTALAÇÃO


A partir do dia 1 de Dezembro, o Karnart apresenta na Galeria Monumental, HÚMUS, co-produção KARNART/ Artistas Unidos com textos Raúl Brandão e direcção de Luís Castro.

O espólio de objectos da KARNART e os textos de Raúl Brandão são neste espectáculo as principais fontes de inspiração de um colectivo que singularmente cruza as artes performativas e as artes plásticas nos seus trabalhos de pesquisa artística. No espaço labiríntico de uma galeria de arte o espectador é convidado a sentir, a procurar, a descobrir, a decifrar acções que sublinham, antagonizam, ironizam ou metaforizam o texto que lhes serve de suporte, num todo de intensa dimensão estética e forte impacto interventivo.

Conceito, direcção, instalação e direcção de Luís Castro, a partir de HÚMUS, HISTÓRIA DUM PALHAÇO e A MORTE DO PALHAÇO, de Raul Brandão.

"Este espectáculo, constituído por quinze cenas e nove intermezzi, prossegue a investigação do conceito de perfinst a que nos dedicamos desde 1996. Abrimo-lo com o que chamamos A DITADURA e encerramo-lo com A REVOLTA, excertos retirados do último capítulo de Húmus - VÊM AÍ OS DESGRAÇADOS... - que Raúl Brandão só manteve na primeira edição do texto. Achámo-los fundamentais na contextualização da situação social, política e cultural que atravessamos. Nós em 2010 como ele em 1917. Nunca como nestes dois últimos anos nos sentimos tão próximos da realidade descrita por Raul Brandão, nunca como hoje nos sentimos tão desprotegidos e mal amados."

Sem comentários: