domingo, 21 de novembro de 2010

Teatro da Terra em Lisboa


Diógenes, de Pablo Albo, pelo Teatro da Terra, apresenta-se em Lisboa, nos dias 4, 5, 11 e 12 de Dezembro, no Instituto Franco-Português.

Diógenes é um rapaz com um passatempo particular: coleccionar! Mas coleccionar todo o tipo de coisas!… Encontra-as, apanha-as e leva-as consigo!…
Na verdade, o seu vício de amealhar coisas já vem de família – e de hà várias gerações! Os seus avós namoraram-se enquanto recolhiam e amontoavam poças de água… a sua irmã adolescente colecciona objectos inúteis… os seus pais, tudo o que possam encontrar, desde que em grande quantidade – para que o seu irmão mais novo possa contar, já que é esse o seu vício!… Finalmente, o seu tio, que é carteiro e solteiro, colecciona cartas de amor!…
Será com este tio que veremos que "aquilo que fazemos, às vezes, tem consequências inesperadas"…
Esta micronovela isenta de pedagogia e boas intenções, feita de pequenas peças que se entrelaçam, mesclam e imiscuem umas nas outras e que, entre o humor absurdo e o afecto, conduzem o espectador até um final trágico. O protagonista fala da sua família e das suas peculiares inclinações: o hábito do granjeio, como lhe chamou o pai.
Neste espectáculo procuramos priveligiar a proximidade do nosso público mais jovem com o mundo desta família, que construimos, aproximando-nos das linguagens do teatro visual e de objectos, numa viagem de descoberta inspirada pela beleza poética do texto de Pablo Albo. Lançamos-vos o desafio de se deixarem apaixonar por estas personagens, pelas suas colecções e pelas suas histórias…

Texto de Pablo Albo, com tradução de Elisabete Ramos, encenação de Miguel Sopas e interpretação deInês Pereira, Joaquim Rocha, Sónia Vicente e Vânia Lavado.

Sem comentários: