quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Definidos os apoios da IBERESCENA para 2011

O Conselho Intergovernamental de IBERESCENA do Fundo de Ajudas para as Artes Cénicas Iberoamericanas, na sua reunião realizada em Quito (Equador) entre os dias 23 e 26 de Novembro, acordou a concessão de 131 apoios num total de 1.227.250€ em 2011 para a criação de um espaço de integração das artes cénicas entre Espanha e os países da América Latina.

Para além das companhias da América Latina que visitarão Espanha ao abrigo deste programa, estão nesta altura 24 companhias espanholas em digressão por 17 países. O apoio à produção no estrangeiro, possibilita igualmente que companhias espanholas estejam a montar espectáculos em co-produção na Colômbia e Porto Rico.

O FITEI, considerando que o intercâmbio de ideias e projectos, o contacto com realidades distintas mas linguística e culturalmente próximas, o fomento da formação e da informação, a possibilidade de co-produções entre estruturas de diferentes países, são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento da produção teatral nacional, para o reforço do seu nível qualitativo e para a difusão internacional das suas linguagens e características próprias, sempre defendeu a entrada de Portugal no projecto IBERESCENA. E defendeu igualmente o convite ao Brasil, que acabou por aderir recentemente. Portugal continua de fora…

Sem comentários: