quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

No passado dia 21 de Novembro foi entregue o Prémio Santareno de Teatro


Na cerimónia de atribuição do Prémio Santareno, o director artístico do festival agradeceu em nome da direcção do FITEI e sublinhou a importância deste prémio por se tratar de um novo reconhecimento do trabalho desenvolvido durante 34 anos de actividade. Realçou ainda o facto de ser um prémio atribuído em Portugal, dado que o FITEI tem tido um vasto reconhecimento internacional, como são exemplo o prestigiado Prémio Max atribuído em Espanha e os inúmeros convites para integrar as mais diversas estruturas ligadas ao teatro de expressão ibérica.

"Este prémio é recebido pela actual direcção do FITEI, que tem procurado recolocar o festival num patamar de referência no panorama dos festivais de teatro da Península Ibérica e tem procurado rejuvenescer os seus quadros e o seu público através de uma programação mais contemporânea e com a apresentação das mais inovadoras propostas de artes cénicas ibero-americanas. Mas é também um prémio para aqueles que há 34 anos o sonharam e criaram", referiu ainda.

Mário Moutinho lembrou a ausência de espaços devidamente equipados para a realização das primeiras edições do festival, por contraste com a situação actual, onde a cidade do Porto dispõe de cinco teatros devidamente equipados, um deles construído de raiz, meia dúzia de salas estúdio e diversos espaços 'não convencionais', para além da Casa da Música e do Auditório do Museu Serralves. Referiu ainda o papel do FITEI como pioneiro na criação de um novo público e na chamada de atenção para a necessidade de criação de novos equipamentos culturais na cidade.

"Numa altura de crise e de ataques à actividade cultural, deixem-me partilhar este prémio com todos aqueles que pensam que a criação artística é actividade nuclear da afirmação cultural de um país e um direito inalienável dos seus cidadãos", disse a terminar a sua intervenção.

Sem comentários: