terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Escola da Máscara


Com início marcado para 10 de Janeiro de 2011, no Teatro Casa da Comédia, em Lisboa, 1º modulo da Iniciação à Técnica da Máscara, marca a abertura da Escola da Máscara.

A Técnica da Máscara é uma disciplina da formação do actor que tem as suas origens no trabalho desenvolvido por Jacques Copeau em França, no início do séc. XX, posteriormente continuado por discípulos seus, como Jacques Lecoq, Ariane Mnouchkine ou Mario Gonzalez, entre outros. Deste trabalho resultaram escolas modernas de aprendizagem do t...rabalho de ...actor onde a máscara e o corpo são as referências principais de um sistema de representação que se inspira no Teatro Grego e na Commedia dell'Arte, mas também nas formas de Teatro Tradicional e Popular presentes um pouco por todo o mundo, e em particular nos Países Orientais, como por exemplo o Teatro Balinês ou o Teatro Nô japonês. A utilização da máscara e a representação tradicional destas formas teatrais exige ao actor o conhecimento e o domínio de um conjunto de regras e a aprendizagem de uma disciplina corporal e mental que lhe serão úteis para o exercício de toda e qualquer actividade teatral. O objecto deste Curso de Iniciação é precisamente a aprendizagem dessas regras básicas e a preparação geral do actor que pretende iniciar-se na linguagem da máscara.

As sessões de trabalho são práticas, compreendendo a realização de exercícios, seguidos de reflexão teórica e de discussão sobre o trabalho prático. A máscara é sinónimo de reflexão e, por isso, este Curso de Iniciação incide sobre a presença, concentração e disponibilidade do actor para agir com controlo e consciência do seu corpo, do gesto e do movimento. O olhar, as acções, as emoções, a comunicação com o público, a utilização da voz e da expressão corporal, são aspectos da representação aqui abordados através de alguns exercícios: O Jogo do Círculo; a Roda Ritmo; o Pingue-pongue; o Cérebro Aberto; a Decomposição do Gesto e do Movimento; o Espaço Imaginário; o Objectivo Único, Objectivo Comum e a Improvisação.

Sem comentários: