quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Prossegue o ciclo de teatro do Porto em Lisboa


Uma mini-retrospectiva muito clarificante do trabalho da companhia Teatro de Marionetas do Porto, dá continuidade ao CICLO DE TEATRO DO PORTO? DE ANTÓNIO PEDRO à FÁBRICA DA RUA DA ALEGRIA, que o Teatro São Luiz, em Lisboa, está a realizar. Três espectáculos criados por João Paulo Seara Cardoso entre os anos 1997 e 2006 intemporais na sua consistência, na sua forma, no seu contexto subliminar.

24 e 25 de Fevereiro NADA OU O SILÊNCIO DE BECKET
Nada ou o Silêncio de Beckett é um espectáculo construído a partir de impressões de Samuel Beckett. Nada ou o Silêncio de Beckett nasce de uma forte contaminação dos criadores e actores pelas paisagens e personagens do mundo becketiano. Nada ou o Silêncio de Beckett é como um sonho difuso e amarelado no qual vagueamos com os Winnies, Didis, Gogos e toda essa galeria de homens e mulheres impregnados de um estranho silêncio vazio, sempre tocando ao de leve na obscuridade para nos fazer sentir, afinal, poeticamente a possibilidade de um mundo mais luminoso.

25 e 26 de Fevereiro OS 3 PORQUINHOS
Os três porquinhos e o malvado lobo embalaram na vertigem do tempo e chegaram até nós, habitantes da aldeia global. Onde estão, como sobrevivem, como se adaptaram os nossos porcos metafóricos aos tempos pós-modernistas? Nesta história interminável de grandes e pequenos, de fortes e fracos, de predadores e vítimas, ficam sempre sem resposta as questões fundamentais: quem come quem, quem é comido? Qual é a moral da história? A moral da história não é o mais importante. O importante não é quem come quem, o importante mesmo é não nos deixarmos ser comidos. Porque a vida é bela e o céu é azul.

26 e 27 Fevereiro CABARET MOLOTOV
Cabaret Molotov é um cabaret melancólico que se inspira nas nossas memórias, mas iluminado pela nossa visão contemporânea do teatro e do mundo. Em Cabaret Molotov deambulam coristas apaixonadas, trapezistas, clowns absurdos, músicos de sete instrumentos, homens-coelho, homens-bala, ursos ciclistas, caniches cantores, dançarinos e bailarinas que dançam ao som de valsas, tangos, polkas, tarantelas e velhas canções de Kurt Weil. Terá o Cabaret Molotov existido ou tudo não passará de um lugar inventado por Vladimir, o Russo, para cenário do seu amor à trapezista Matrioska?

No dia 26, pelas 17 horas, realiza-se a segunda sessão/debate OUTRAS LINGUAGENS OUTROS TEATROS, Evocação de João Paulo Seara Cardoso, com a participação de André Braga, Igor Gandra e Isabel Barros. Moderação de João Carneiro.

Sem comentários: