quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Começa dia 7 a edição 2011 do Festival de Teatro Cómico da Maia


Duas companhias brasileiras e duas companhias galegas integram a programação da 17.ª edição do Festival de Teatro Cómico da Maia (FTCM), que decorre nesta cidade portuguesa entre 7 e 16 de Outubro, sob a produção e direcção artística do grupo Art'imagem. Para além da participação de vários grupos portugueses, destaque ainda para as representações de outras regiões espanholas, Venezuela, Áustria e Itália.

Do Brasil chegam a Companhia Forrobodó (que apresenta "O Pavão Misterioso" nos dias 7 e 9 de Outubro) e a Companhia Lá Vem o Rizzo, fundada em 2003 pela actriz e encenadora Beth Rizzo. Depois de um percurso marcado sobretudo por espectáculos e sessões de contadores de histórias para o público infantil, a "Lá vem o Rizzo" estreou em 2011 a sua primeira peça para adultos - "Quem é a fofinha?", de Beth Rizzo e Ênio Gonçalves - , que apresenta no Café-teatro do Forum da Maia no próximo dia 10 de Outubro. Ambas as companhias se apresentam em Portugal pela primeira vez.

A Galiza, também presença habitual nos festivais organizados pelo Art'imagem, é este ano representada pela Companhia do Elefante Elegante ("Tristan", no dia 8 às 16h00) e pelas Produções Teatrais Excêntricas ("Um crânio furado" no dia 13, às 21h30).

Verena Vondrak (Áustria), Nacho Vilar (País Basco, Espanha), Teatro de San Martín de Caracas (Venezuela) e Alessandra Casali são algumas das restantes presenças internacionais nesta edição do FTCM). De Portugal, participam a Companhia do Chapitô, o Fio de Azeite/Chão de Oliva, o Varazim Teatro e o Entretanto Teatro, para além do grupo Cenas de Fora, que assegura animação nas ruas da Maia durante todos os dias do festival.

Sem comentários: