A produção DÉJÀ VU, a partir de ‘A Cena do Ódio’ de José de Almada Negreiros, uma co-produção PONTO TEATRO/ESTACA ZERO TEATRO, foi seleccionada para o III CENIT Certamen de Nuevos Investigadores Teatrales CICUS/TNT e apresenta-se em Sevilha, no dia 5 Novembro 2011.
DÉJÀ VU exalta os vícios, os derrotados, os ultrajados, os religiosos sexualmente frustrados e discrimina o homem civilizado. Partindo do conjunto de aliterações e paronímias, as imagens de gozo sádico e a profusão de personagens sociais do texto original, o espectáculo manifesta-se num corpo de paradoxos: uma vulgar cena familiar com um diálogo extra-ordinário; uma atmosfera realista cuja acção ganha contornos surrealistas; e uma família de estereótipos que redescobrem o herói/anti-herói que habita no íntimo de cada um de nós. De entre ‘aristocratas, intelectuais, canalha, gente simples operária, rural ou varina, empregados citadinos, políticos, jornalistas, tropa e o burguês’, cinco personagens encontram-se à volta de uma mesa para um jantar que vai revolucionar os seus passados interlaçados, o presente comum a todos nós e um futuro desconhecido. Discutir o modo de viver das diferentes personagens, ainda que estereotipados, pessoas muito reais; discutir um Portugal passado e futuro, mas que representa ainda o modo como vivemos hoje; descobrir o herói e o anti-herói no âmago das personagens, mas que habita em cada um de nós; tornar-se-á, para o público, uma experiência surreal de 'déjà vu'.
Adaptação, dramaturgia, encenação, dispositivo cénico e desenho de luz de EMANUEL DE SOUSA, com música original de TIAGO ALMEIDA e interpretação de ALEXANDRE SÁ, DANIELA GONÇALVES, EMANUEL DE SOUSA, PEDRO DIAS e RITA VIEIRA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário