"A Viagem" é uma criação desenvolvida pela coreógrafa e performer Filipa Francisco com grupos de dança tradicional portuguesa e bailarinos de dança contemporânea. Depois de uma primeira fase de investigação com o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos (Torres Novas), Filipa Francisco esteve um mês e meio em residência na Corredoura – o grupo folclórico desta aldeia de São Torcato, em Guimarães, é o seu companheiro de viagem.
O desejo de trabalhar com grupos de dança tradicional nasceu na Palestina: ”Ao assistir a vários espetáculos em pequenas aldeias da região, apercebi-me que a dança tradicional toca questões tão atuais como entidade, género e liberdade. O ato de dançar para estes jovens de Ramallah era na verdade um grito de liberdade, uma forma de se libertarem das duras memórias da guerra”.
O processo de construção de "A Viagem" estabelece pontes entre "mundos" que não se cruzam nem dialogam com frequência e estimula o público para novas formas de fruição cultural, quer do objeto artístico, quer do património. Promove o encontro entre artistas locais da Cultura Popular e artistas de Arte Contemporânea, com vista à transmissão de saberes e práticas que visam o enriquecimento mútuo, a manutenção das tradições na modernidade e a sua apropriação e reformulação. "A Viagem" continua em cada localidade com novos costumes, tradições, trajes e cantares de cada grupo folclórico.
Direção artística Filipa Francisco
Assistência de direção artística Pietro Romani
Interpretação Antonia Buresi, David Marques, Grupo Folclórico da Corredoura
16 e 17 de Março de 2012, Fábrica ASA, Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário