Renato Vieira Companhia de Dança, fundada em 1988 pelo encenador e coreógrafo Renato Vieira, desenvolve uma linguagem coreográfica que, tendo como foco um tema específico, faz uma síntese entre diversos vocabulários de corpo (ballet clássico, moderno, jazz e contemporâneo), relacionando-os com os conceitos definidos para cada espectáculo.
Esta companhia apresenta no FITEI dois espectáculos: Boca do Lobo, no dia 8, pelas 21h30, no TeCA e no dia 9, na mesma sala, Rizoma, pelas 16h00.
Rizoma, pretende reflectir sobre a complexidade da vida actual em que as referências fixas deram lugar à multiplicidade através de uma coreografia inspirada em linhas e planos topográficos. Com vigor, domínio técnico e densidade teatral, Renato Vieira recupera três personalidades que o influenciaram como criador: o filósofo Gilles Deleuze, o compositor Maurice Ravel e o coreógrafo Maurice Béjart.
Em Boca do Lobo cada gesto dos cinco intérpretes em cena é um movimento extenuante. Os bailarinos extrapolam o seu limite de oxigenação, de articulação, de dança. Entendendo que, entre os elementos que geram uma situação de risco, também está uma imagem sedutora, os coreógrafos convidaram estilistas para criarem peças para a ocasião.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário