No próximo dia 18 de Setembro, La Fura dels Baus apresentará o seu novo espectáculo "à italiana" BORIS GODUNOV, dirigido por Àlex Ollé, no Teatro María Guerrero de Madrid.
Este espectáculo estreou no passado dia 6 de Março em Molina de Segura (Murcia) e agora chega a Madrid depois de ter visitado várias cidades espanholas e europeias.
BORIS GODUNOV tem como ponto de partida o sequestro do teatro Dubrovka de Moscovo por um grupo de terroristas em 2002. Aqueles acontecimentos não foram mais que uma referência, a inspiração para criar uma nova ficção e não pretendem reproduzir o que ali ocorreu. Na obra não se fala de terroristas nem de um país em particular, apenas de conceitos universais, que são inerentes ao ser humano em qualquer época: a luta pelo poder, a violência como método para impor as ideias e a corrupção das estruturas de poder. Por estes motivos se escolheu Boris Godunov como a obra que se está representando quando os terroristas irrompem pelo teatro. O clássico russo de Alexander Pushkin fala-nos desde o século XIX de una realidade bastante parecida a que padecemos hoje.
Entretanto, La Fura del Baus apresenta Naumaquia já no próximo dia 8 de Agosto na Zona Ribeirinha de Portimão. O espectáculo, dividido em quatro partes, centra-se no diálogo entre duas marionetas gigantes (Tamor e Dai). Tamor representa o espírito guerreiro, o humano que vai sofrendo várias metamorfoses com a vida e as viagens que vai fazendo. Dai encarna diferentes formas do mundo, defendendo os costumes e as tradições.
A actuação conta com jovens voluntários portugueses, escolhidos em casting. Vão ser suspensos em grupo para criar um cenário humano em movimento. Espectáculo a bordo do barco dos Fura com interacção com o público, mistura de artes e grande aposta nos efeitos visuais e nos recursos cénicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário