O espectáculo “Histórias Para Serem Contadas", é a 92ª produção do centro dramático de Viana. Com este espectáculo, o Centro Dramático presta homenagem ao actor e encenador Júlio Cardoso nos 50 anos da sua carreira artística.
Na data da estreia, a 6 de Março, pelas 21h00, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, uma cerimónia antecede o espectáculo e será inaugurada a exposição "Júlio Cardoso: 50 anos a realizar utopias e impossíveis", que ficará patente no Salão Nobre do Teatro até ao final da carreira do espectáculo, no dia 3 de Abril.
O pretexto para a homenagem não podia ser melhor: o texto escolhido, “Histórias Para Serem Contadas" de Oswaldo Dragún, foi encenado por Júlio Cardoso, em 1971, no Grupo dos Modestos, constituíndo-se então, referência obrigatória no que viria a ser o teatro português na década de 70 e o movimento do teatro independente a ele associado.
2 comentários:
As «Históras para serem contadas» foram representadas em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, em 3 de Junho de 1966, pelo Grupo de Teatro Miguel Leitão, com encenação de Joaquim Manuel (Quiné). Posteriormente, a 1 de Julho, foram levadas à cena, pelo mesmo Grupo de Leiria, no Cine-Teatro de Tomar.
A traduçao era de Costa Ferreira. Caso necessite de prova disto, poderei enviar digitalização dos respectivos programas, se me enviar o seu endereço electrónico para o meu: augusto.mota@sapo.pt.
Com os mehoes cumpimentos,
Augusto Mota
Agradecemos a informação, que não era do nosso conhecimento - nem do próprio Júlio Cardoso. O texto já foi rectificado.
Enviar um comentário