domingo, 1 de março de 2009

Um cenógrafo no Museu

A exposição Fernando Filipe : um cenógrafo no Museu  está patente no Museu Nacional do Teatro, em Lisboa.

A exposição é o resultado dos 40 anos de carreira como cenógrafo e dos 20 anos de trabalho no Museu Nacional do Teatro, de Fernando Filipe.

Depois dum início fugaz e pouco prometedor como actor de teatro e cinema, aprende a fazer praticamente de tudo um pouco (de publicista a contra - regra, de aderecista a cenógrafo) no Teatro Experimental do Porto, coisa que lhe vai ser muito útil ao longo da vida. A partir de 1970 dedica-se em exclusivo à cenografia, passando, primeiro, pelos principais grupos de teatro do Porto e, depois de se mudar para Lisboa, criando espaços cénicos sobretudo para o Teatro Estúdio de Lisboa, com quem tem uma colaboração marcante e muito produtiva, Ballet Gulbenkian, Teatro Aberto, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro da Malaposta e Teatro de Almada, entre outros. A sua notoriedade como cenógrafo e a qualidade do seu trabalho levam-no, também, a uma colaboração contínua e, não raras vezes, superlativa, com a televisão e com o cinema. 
Após expor na Fundação Calouste Gulbenkian algumas das suas criações cenográficas mais significativas até essa data, passa a integrar, a partir de 1987, a equipa do Museu do Teatro. Traz, então, consigo toda a sabedoria e arte acumuladas nas suas funções de cenógrafo e, de quando em quando, de faz-tudo teatral (no verdadeiro sentido da palavra)
”. - do programa.

Sem comentários: