terça-feira, 9 de junho de 2009

Bicho eres un bicho


Filipa Francisco estudou Dança, Teatro, Improvisação e Dramaturgia na Escola Superior de Dança, na Companhia de Dança Trisha Brown, no Lee Strasberg Institut, em Nova Iorque e com o dramaturgo André Lepecki. Trabalhou com os coreógrafos e encenadores Francisco Camacho, Vera Mantero, Silvia Real, Madalena Vitorino, Rui Nunes, Aldara Bizarro, Paula Castro, Bruno Cochat, Lúcia Sigalho e João Garcia Miguel. Fundou, com Bruno Cochat, a Companhia Torneira, com a qual criaram a peça Nu Meio apresentada desde 1996. Realiza um trabalho de Dança-Teatro e site-specific performance, tanto a nível de apresentação como da formação.

Idoia Zabaleta é bailarina oriunda do País Basco, formada em Dança e Biologia. Em 1990 fundou, em conjunto com Mariaje Ariznabarreta, a Associação de Dança e Linguagens Corporais. Colaborou com o laboratório de electroacústica KLEM. Em 2000, apresentou a peça La Puta Inocencia, nos Rencontres Chorégraphiques Internationales de Saint Denis. Em 2004 dirigiu Gau bakar e participou no projecto A Viagem, um encontro de criadores do Mediterrâneo. Dirige o Centro de Dança Muelle 3, em Bilbao, e ensina Dança na Universidade do País Basco.

Em forma de apresentação/performance/palestra, as coreógrafas Filipa Francisco e Idoia Zabaleta dão a conhecer o livro Bicho eres un bicho. Esta obra, que recolhe a correspondência trocada entre as duas coreógrafas durante o processo de criação da peça Dueto, foi editada no âmbito deste projecto que teve como base a reflexão sobre o acto criativo. Aqui, as vozes das artistas intercalam-se com vozes de pessoas cúmplices que foram convidadas a participar no livro.

Sem comentários: