quarta-feira, 17 de junho de 2009
Mugatxoan em Serralves
Mugatxoan é um projecto criativo criado pela Associação Cultural Entrecuerpos - Mugatxoan no activo desde 1998. Mugatxoan, em Euskara, quer dizer “ En la Fronteirita” (nos interstícios). O seu sentido confirma a vontade de situar o nosso projecto num território conceptual que não se quer construir num espaço fechado, que nos permita acolher as transformações das atitudes criativas, inventar outros recursos e propor relatos inesperados.
Mugatxoan constrói-se a partir da ideia de espaço intermédio como lugar de circulação de códigos, redefinido pelos contínuos movimentos e deslocamentos a que está sujeito.
Apresenta-se como um projecto em trânsito - o acto de ir de um espaço para outro - e o lugar e o tempo em que isso se sucede; é por isso que alcança o seu pleno significado quando recorre às três cidades nas quais se apresenta.
Na Fundação de Serralves, mantendo a ideia de revisitar a memória, fazem uma pausa e neste sentido, aprofundarão a ideia de tempo suspenso com a apresentação de cinco peças. Quatro das peças apresentadas têm em comum o uso do vídeo como ferramenta de articulação temporal e espacial, que questiona a leitura linear do evento. Na peça de Oskar Gómez Mata trabalha-se a noção de Kaïros, que significa estar em sintonia com a totalidade; designa a qualidade do tempo, isto é, reconhecer o momento propício para actuar.
O programa completa-se ainda com a realização de encontros com o objectivo de contextualizar o trabalho dos artistas e a produção de conteúdos.
APRESENTAÇÕES
25 JUN , 22h00, Auditório de Serralves
Dora dream. Sandra Cuesta
Plastificción. Larraitz Torres
26 JUN, 22h00, Sala Multiusos
El eclipse de A. Amaia Urra
27 e 28 JUN, 22h00, Auditório de Serralves
Kaïros, Sísifos y Zombies. Cia l’Alakran
29 JUN, 22h00, Auditório de Serralves
El caso del espectador. María Jeréz
CONVERSAS
Academia Contemporânea do Espectáculo /Teatro do Bolhão
26 JUN, 17h00
Conversa com Sandra Cuesta e Larraitz Torres
29 JUN, 17h00
Conversa com Amaia Urra
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário