domingo, 7 de junho de 2009

Que Clase de Sexo e La Piel del Agua


Que Clase de Sexo é uma adaptação da obra dramatúrgica Tengamos el Sexo en Paz, escrita pelo Nobel Dario Fo, o seu filho Jacobo Fo e Franca Rame. O El Theatron, companhia venezuelana, fez esta adaptação no sentido de transformar o texto numa espécie de conferência pedagógica sobre sexualidade. Além da mudança do nome, o autor, encenador e director da companhia Rodolfo Molina fez ajustes no próprio texto para corresponder à realidade e ao imaginário do público venezuelano. O espectáculo é composto de vários monólogos centrados nas relações sentimentais e físicas, sempre do ponto de vista feminino. Pontuado por momentos irónicos, cómicos e poéticos, a peça retrata neuroses e frustrações, tanto a nível amoroso como puramente sexual, causadas pela ignorância e pelos preconceitos.

Será apresentado no FITEI no dia 7 de Junho, pelas 18h30, no Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos. Será igualmente apresentado nas extensões do FITEI:
5 de Junho, 21h30 Fórum Cultural José Manuel Figueiredo (Moita)
10 de Junho, 21h30 O Teatrão (Coimbra)


La Piel del Agua, ESPECTÁCULO EXCLUSIVO PARA O PÚBLICO FEMININO, é um trabalho sobre o universo feminino que tem origem na experiência pessoal de Lidia Rodríguez. A autora inspirou-se nos "hammam" - banhos turcos - exclusivos para as mulheres nas sociedades muçulmanas. Em algumas destas sociedades, em que os géneros estão dramaticamente separados, sendo as mulheres praticamente excluídas da vida pública e oprimidas na privada, este é o espaço onde elas podem manifestar as suas opiniões e a sua sensualidade sem constrangimentos. O elemento simbólico fundamental é a água, que, nas suas diversas formas se manifesta como princípio criador de vida e feminino por excelência. De referir que este espectáculo é exclusivo para o público feminino.
´
7 de Junho 22h00 Mosteiro de São Bento da Vitória
8 de Junho 22h00 Mosteiro de São Bento da Vitória
9 de Junho 22h00 Mosteiro de São Bento da Vitória

Sem comentários: