quarta-feira, 10 de junho de 2009

Último Acto



St. James Street Band

Este projecto liderado por Javier "GD Jazz" Pereiro, da Galiza, nasceu com o objectivo de apresentar o jazz típico dos anos 20 e 30 em espectáculos de rua. Dão-se assim a conhecer estilos como o dixieland ou second line. O reportório apresentado é composto tanto por temas frenéticos como melancólicos que recriam os "felizes anos 20" e os "tristes anos 30" dos Estados Unidos da América.

Oriunda da Galiza e composta por talentosos músicos, St. James Street Band já actuou nas ruas de inúmeras cidades: Pontevedra, Cangas, Nigrán, Lugo, Madrid, Corunha, Santiago de Compostela, entre outras. Colabora regularmente com a companhia de teatro Femme Fatale. Sob o nome de GDJAzz Street Band actuou nos festivais Pontejazz, Canjazz e Meaño Jazz.


Ven

Proposta coreográfica dos bailarinos Alexis Fernández (de Santiago de Cuba) e Caterina Varela (da Corunha) que já foi galardoada em vários festivais de dança contemporânea. Em forma de duo, os dois artistas desempenham movimentos extraordinários do ponto de vista técnico e de grande intensidade emocional. Ven consegue manter uma expectativa alta e uma tensão no espectador desde o primeiro até ao último movimento. Entremans é uma companhia com apenas quatro anos de existência mas que é já considerada uma das mais inovadoras no meio coreográfico espanhol.

Criada em 2005, na Corunha, a companhia Entremans foi fundada por Aléxis Fernández. Este bailarino cubano graduou-se pela Escola Nacional de Artes, em Havana. Fez parte de diferentes companhias de dança, como Danza Contemporánea de Cuba, Grupo Pulsar (Brasil), Danza Retazos (Cuba), Experimentadanza (Espanha) e o Centro Coreográfico Galego (Espanha). A Entremans recebeu o primeiro Prémio no 6º Festival Coreográfico Burgos-Nova Iorque e no Festival de Criação Coreográfica da Galiza, com a coreografia En la Cuenca de Tus Ojos, em 2006. Caterina Varela é espanhola, fez parte de várias companhias tais como Experimentadanza ou o Centro Coreográfico Galego (Espanha). É membro da companhia Entremans desde 2007. Actuou em vários festivais em diferentes países (Espanha, Portugal, Suécia, Bélgica, Cuba, Alemanha, Itália e Luxemburgo)

A Invasión Pirata

Espectáculo de animação de rua onde se misturam as artes circenses, as máscaras, a pirotecnia e muita percussão. As ruas de Matosinhos serão invadidas por um “aterrador” grupo de piratas com diversos recursos e surpresas. O público não fica de fora deste espectáculo, sendo mesmo convidado a participar nele. Este espectáculo, criado em Fevereiro de 2005 para as festas de Carnaval, já percorreu toda a Galiza e o Norte de Portugal.

A companhia Troula Animación foi fundada em Vigo e dedica-se a produzir espectáculos de animação de rua e espectáculos infantis e de variedades. A partir do universo da cultura popular, desenvolve peças onde o humor e o contacto com o público são uma constante. Já participou em festas populares um pouco por toda a Espanha, mas principalmente na Galiza, e em inúmeros festivais de animação de rua, entre eles o Festival de Animação de Rua de Valença do Minho, em Portugal.

Voalá!

Espectáculo experimental de dança que tem como cenário o céu. Voalá! conta a história de quatro executivos que levam uma vida rotineira e que um dia perdem o seu último comboio para casa. Isto é o mote para uma noite diferente e inesquecível. Concebido pela companhia com o mesmo nome, esta obra utiliza diversos recursos artísticos – o movimento, a imagem, o som e a música ao vivo. São estes que se transmitem o que as palavras não dizem. São estes que fazem a poesia. Os artistas utilizam técnicas diversificadas que juntam o teatro, o circo e a escalada.

A companhia Voalá é composta por artistas que trabalharam em diferentes grupos de arte cénica experimental, desde o circo à escalada, passando pela engenharia civil. Desde o início que a companhia quis integrar todas as disciplinas para criar espectáculos únicos. O director da companhia, Roberto Strada, trabalha desde 1994 nesta área, tendo dirigido grupos como o Antartete Kunst ou o Grupo Puja!.


Matosinhos, junto ao Cine Teato Constantino Nery, a partir das 20h30.

Sem comentários: