
A companhia Kabia, do País Basco apresentou dois espectáculos, incluindo o premiado DIZER CHUVA E QUE CHOVA (Decir lluvia y que llueva). SOLITÁRIO COWBOY (Lonesome Cowboy), pela Companhia Philippe Saire (Suíça), será o espectáculo de encerramento.


A 5ª edição do Festival de Artes Performativas TRAMA acontece de novo em vários espaços do Porto, numa iniciativa da Fundação de Serralves e do Brrr_Live Art, com a colaboração de vários parceiros na cidade. Música, teatro, dança, performances e passeios cruzam-se em espaços de natureza diversa, da rua ao mosteiro, do auditório ao hotel.Experimental na sua génese, o Trama propõe-se surpreender o seu público com performances intensas e inovadoras, articuladas num programa que deseja, de forma flexível, proporcionar novas vivências e explorações da cidade, singulares e partilhadas.
Teoria e Prática para a próxima geração de Directores e Produtores Europeus: Uma iniciativa de 8 festivais em 8 países.
O jornalista Mário Lopes escreve hoje no Público: "Esperai! Que Deus é esse que está nesse altar e quer roubar o pai e a mãe a sua filha?" Era uma criança que o dizia. Criança expressiva, criança actriz. A cena final de Frei Luís de Sousa, adaptação cinematográfica da peça de Almeida Garrett realizada por António Lopes Ribeiro em 1950, foi um dos grandes momentos da carreira de Maria Dulce, que morreu terça-feira, aos 73 anos, na casa que habitava em Bucelas."
A IUGTE, organização não governamental e sem fins lucrativos, que pretende fomentar o diálogo intercultural através das artes do espectáculo, organiza entre 1 e 4 de Dezembro uma conferência internacional no castelo de Retzhof, em Leitring bei Leibnitz, na Áustria, que se destina a profissionais das artes do espectáculo do mundo inteiro, sejam eles artistas, educadores ou professores.
O SESC SP, com o apoio do Ministério de Cultura da cidade de Buenos Aires e da Prefeitura de Santos/S. Paulo, realizará no período de 02 a 11 de Setembro a 1ª edição do MIRADA - Festival Ibero-Americano de Artes Cénicas, na cidade de Santos/SP. Serão mais de 30 companhias divididas entre espectáculos brasileiros e internacionais (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai, Venezuela e Argentina - país homenageado nesta primeira edição e que contará com sete espectáculos na programação).
Curso de Gestão/Produção das Artes do Espectáculo
Curso de Dança na Comunidade
Programa de Estudos Avançados em Arte e Cultura Contemporâneas
A PechaKucha Night Lisbon vol. 09 está a ganhar a forma e já tem data e local confirmado. A Fundação EDP / Museu da Electricidade volta a acolher-nos no dia 02 de Outubro.
A 14 de Setembro, o Centro Cultural de Belém acolherá, por iniciativa do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center, numa organização do Ministério da Cultura com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Camões, um Seminário de Gestão Cultural apresentado pelo Presidente do Kennedy Center for the Performing Arts de Washington, DC, EUA, Michael M. Kaiser,. Este seminário é leccionado em inglês, de entrada livre e destina-se a todos os profissionais das Artes e da Cultura que exerçam funções de Gestão Cultural, quer integrados em organizações culturais, quer como freelancers.
O seminário abordará importantes temas da gestão cultural e discutirá práticas correntes nos EUA e a forma como as mesmas poderão ser relevantes para as organizações culturais portuguesas.
Da agenda do seminário, que decorrerá entre as 9h00 e as 13h30, constarão os seguintes temas:
- Planeamento Estratégico
- Marketing Programático e Institucional
- Fundraising
- Planeamento Artístico
Inscrição gratuita, até 7 de Setembro, sujeita à lotação da sala.
Mais informações sobre o Seminário e inscrição podem ser obtidas em www.portaldacultura.gov.pt ou através de Allegra Markson, contactável pelo e-mail acmarkson@kennedy-center.org



Uma década depois da estreia em Espanha de ‘Divorciadas, evangélicas y vegetarianas’, a companhia das Ilhas Canárias ‘Profetas del Mueble Bar’ estará em cartaz com a peça em Madrid praticamente todo o mês de Agosto. Com um elenco formado pelas actrizes Pilar Sanjosé, Alicia Cifredo e Yanet Sierra, esta obra do dramaturgo venezuelano Gustavo Ott está em cena no Pequeno Teatro Gran Vía até 29 de Agosto.

Esta Quinta, dia 12 e Sexta, dia 13 de Agosto, o CITEMOR apresenta TODO LO QUE SE MUEVE ESTÁ VIVO (estreia nacional), seguido de EXPULSADAS DEL PARAÍSO (co-produção, residência de criação, estreia), criações de Elena Córdoba.
Pode ser AQUI consultado o programa em PDF.
No Rio de Janeiro, o Teatro Sesc Ginástico tem em cartaz até ao dia 3 de Outubro a peça Calígula, de Albert Camus, prémio Nobel de Literatutra precisamente com esta obra, em 1957.
Não encontramos razão atendível para que um deputado da nação, um investigador, alguém que claramente não é info-excluído e comprovadamente sabe usar e navegar na internet, baseie um artigo de opinião não em factos mas antes em mitos preconceituosos que irresponsável ou intencionalmente ressuscita. E não é a primeira vez que José Pacheco Pereira (JPP) o faz. Visivelmente, nem a sua condição de deputado o obriga a um código de ética.
Desde o dia 4 de Agosto e até ao dia 15 está patente ao público em Buenos Aires, Argentina, no Teatro Cervantes, uma Feira do Livro Teatral.
Silvana Abreu prepara mais uma acção de formação em São Paulo: "Estou formando uma turma especial para mergulharmos nessa pesquisa da afirmação da arte no corpo, que eu chamo de Dramaturgia do Desejo".


O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica é uma instituição cultural cuja ambição é promover o teatro e as artes performativas, assim como fomentar a criação artística, através da realização de um festival anual com uma visão de destaque na Península Ibérica.