segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O actor face ao objecto


A Tarumba organiza uma formação na área do Teatro de Marionetas: O ACTOR FACE AO OBJECTO, coordenada por Agnès Limbos, da Companhia Gare Centrale (BE), de 20 a 24 de Setembro de 2010. O Projecto Funicular é constiruído porworkshops intensivos dirigidos a profissionais seleccionados em função do seu currículo e experiência. A inscrição é internacional e, devido à selecção, quer dos formadores, quer dos participantes, reúne diversas disciplinas artísticas, permitindo o encontro da marioneta com as outras artes. No final da formação serão organizadas apresentações dos trabalhos realizados.

O teatro de marionetas contemporâneo cruza diversas técnicas de manipulação ou campos artísticos. As técnicas tradicionais de manipulação são reinventadas. O actor-manipulador tem de saber controlar e manipular o seu corpo, a sua voz e, simultaneamente, apropriar-se da diversidade e liberdades estéticas que o teatro de marionetas e formas animadas permite.
O primeiro conjunto de workshops proposto, com dois criadores muito importantes no teatro de marionetas e de objectos contemporâneo, Stephen Mottram e Agnès Limbos, abarca alguns destes aspectos, nomeadamente, a importância do estudo e apreensão do movimento da marioneta e, no campo do teatro de objectos, a relação do actor face aos objectos, um teatro com uma liberdade criativa infinita.

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: 10 de Setembro de 2010

Sem comentários: