quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Duas criações de Elena Córdoba no CITEMOR

Esta Quinta, dia 12 e Sexta, dia 13 de Agosto, o CITEMOR apresenta TODO LO QUE SE MUEVE ESTÁ VIVO (estreia nacional), seguido de EXPULSADAS DEL PARAÍSO (co-produção, residência de criação, estreia), criações de Elena Córdoba.

Todo lo que se mueve está vivoé um estudo sobre o aparelho locomotor, centrado nos ombros, braços e mãos.
A anatomia disseca partes do corpo em estruturas de menor dimensão para atingir o conhecimento da natureza do corpo. Assim, esta peça foi construída a partir de um estudo minucioso dos músculos, ossos, e articulações dos braços e dos seus movimentos.
Subdividimos o conhecimento e a sensibilidade dos braços, para chegar assim a um reconhecimento poético das suas acções. Cada uma destas acções está inscrita na sua estrutura.
Se efectivamente existe o que chamamos primeiro movimento, este seria a prova da geração e da corrupção, igualmente, de todos os movimentos. (Aristóteles, “El movimiento de los animales”)
Penso, como Aristóteles, que o movimento supõe uma transformação. Que tudo o que se move está vivo e move-se e desgasta-se para se manter com vida.
Elena Córdoba

Direcção: Elena Córdoba Bailarinas: Camille Hanson, Carme Torrent e Getsemaní de San Marcos

«Expulsadas del paraíso» é uma fábula sobre a aceitação da passagem do tempo contada através do ventre, o primeiro lugar do corpo a corromper-se, o mais fértil e o mais fétido. O nosso corpo, tal como o de Eva expulsa do Paraíso, caiu na consciência do tempo onde não há dois movimentos iguais, onde o ritmo não é eterno e não ordena o pulso da vida, onde cada prazer tem a gravidade do que não se repete, onde devemos usar os orifícios que abrem o nosso corpo ao mundo para continuar a viver, continuar a pulsar e continuar a ter alento.
E agora que as nossas tripas nos pesam como as de Eva quando cruzou as portas do Éden, sentimos que esta queda no tempo não é um mau castigo, ainda que pressuponha que o tempo em que nos movemos e respiramos tenha algum dia que acabar.
Elena Córdoba

Bailarinas: Montse Penela, Camille Hanson e Elena Córdoba Iluminação: Carlos Marquerie Direcção: Elena Córdoba

Sem comentários: