sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A Língua das Pedras

Até 12 de Setembro a companhia Visões Úteis, do Porto, apresenta em Cluny (França) uma instalação multimédia que integra o evento "Toute l'Europe à Cluny", encerramento oficial das comemorações dos 1100 de Cluny.

Espalhada pelos 6 pisos da medieval Tour des Fromages, a instalação A Língua das Pedras compreende vídeo, som, intervenções plásticas e um interface digital. Tudo inspirado no material recolhido pela equipa do Visões Úteis durante duas viagens nos passados meses de Fevereiro e Março a quase 20 sítios cluniacenses de França, Alemanha, Itália e Suíça.

"Com A Língua das Pedras procuramos desenvolver algo como uma cartografia espiritual da herança de Cluny na Europa contemporânea e devolver à cidade de Cluny os vestígios de um legado imaterial que há 1100 anos se dispersou por todo o continente. Realçamos a abordagem transdisciplinar e multimedial da comunicação que a Ordem desenvolveu e o modo como o próprio projecto da construção europeia encontra no projecto de Cluny um espelho fiel. Este trabalho servirá ainda de inspiração ao projecto "Viagens com Alma" que o Visões Úteis irá desenvolver em Portugal, a convite da Diocese do Porto, a partir de Outubro próximo e até ao finalde 2011."

Sem comentários: