domingo, 12 de setembro de 2010

MINDELACT 2010 entre 16 e 26 de Setembro

O MINDELACT é o principal evento teatral de Cabo Verde e actualmente o mais importante acontecimento teatral de toda a África Lusófona. Foi considerado em 2005, o mais importante evento teatral do continente africano. Decorre no mês de Setembro, na cidade do Mindelo, e para além da vertente de espectáculos, promove o intercâmbio entre todos os participantes, acções de formação nas mais diversas áreas artísticas ligadas ao teatro, concertos de música, exposições de design e artes plásticas, e, nos últimos anos, um “Festival off” alternativo e uma programação específica dirigida às crianças, denominada de “Teatrolândia”.

Teve a sua primeira edição em 1995, só com a participação de grupos de S. Vicente e Santo Antão, em 1996, teve já um cunho nacional e em 1997 internacionaliza-se e confirma-se como o mais importante evento teatral do arquipélago.

Contando com diversas estreias absolutas, a programação apresenta UTOPIA (ITÁLIA / ESPANHA / EUA) de Leo Bassi, VOID - PORTUGAL / CABO VERDE de Clara Andermatt,
ZOO (ESPANHA) pelos Yllana, FULANA, SICRANA E BELTRANA (CABO VERDE) pela Companhia Sikinada, OS AMANTES (CABO VERDE) pelo Grupo de Teatro do CCP - IC e A DESCOBERTA DAS AMÉRICAS (BRASIL), grande êxito na última edição do FITEI, pela companhia Leões de Circo Pequenos Empreendimentos, o famoso monólogo de Dario Fo, numa interpretação notável de Júlio Adrião.

ADRIANA MATER (ANGOLA) pelo Elinga Teatro, LES CHAISES (FRANÇA) pelo Thêatre du Tropic, QUANDO AS MÁQUINAS PÁRAM (BRASIL / PORTUGAL) co-produção de Companhia Harém de Teatro & Teatro Extremo, A ILHA FANTÁSTICA (CABO VERDE) pelo Grupo de Teatro Nova Casa e UMA SOLIDÃO DEMASIADO RUIDOSA (PORTUGAL) pelos Artistas Unidos, completam a programação do palco principal.

Sem comentários: