domingo, 26 de fevereiro de 2012

ALMA | de Gil Vicente | dramaturgia Nuno Carinhas, Pedro Sobrado

©TUNA

A thing of beauty is a joy forever
. Foi com este verso de John Keats – “Uma coisa bela é uma alegria que dura para sempre” – que o tradutor inglês do Auto da Alma, Aubrey Bell, descreveu há quase cem anos aquele que é considerado o cume do drama litúrgico português e uma das mais perfeitas realizações da arte medieval. Dois anos depois de se ocupar desse esplêndido mistério vicentino que é o Breve Sumário da História de Deus, transpondo-o para um universo concentracionário, de inquietantes ressonâncias auschwitzianas, Nuno Carinhas toma agora de Gil Vicente a sua Alma. Um auto escrito entre a composição da Barca do Inferno e da Barca do Purgatório, que ao contrário destas não situa a ação no território post mortem, mas recria a ancestral metáfora da vida como peregrinação – um caminho de provação, mudança, descoberta. Com os seus diabos, anjos, doutores da Igreja e uma “Alma caminheira” que é, a um tempo, alegoria de todas as almas e expressão dramática de um carácter individual, Alma questiona, com rara força interpeladora, a natureza humana, a sua liberdade e o seu destino último, a sua inscrição no tempo e a sua demanda de eternidade. Uma obra imensamente divina, logo, profundamente humana, daquele que Teixeira de Pascoaes chamou “o mais Anjo e o mais Demónio de todos os poetas portugueses”.

Alma, no Teatro Nacional S. João, de 9 de Março a 1 de Abril.

Interpretação de Alberto Magassela, Fernando Moreira, Fernando Soares, João Castro, Jorge Mota, Leonor Salgueiro, Miguel Loureiro, Paulo Freixinho e Paulo Moura Lopes.


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