segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

"Tisanas" no Teatro do Bairro


As dezenas de poemas em prosa que a escritora Ana Hatherly tem vindo a publicar, e que apelidou de "tisanas", foram reunidas num espectáculo de António Pires que se estreia na quarta-feira, no Teatro do Bairro, em Lisboa.

"Tisanas - um antídoto contra o cinzento dos dias" é uma peça do encenador António Pires para três atores e uma tecnologia visual: Alexandra Sargento, Francisco Nascimento, Rafael Fonseca e "videomapping".

O cenário é minimal, com uma tela branca do lado esquerdo e quatro blocos brancos do lado oposto. Os três atores, vestidos de branco, servem também de tela para a projecção e manipulação de imagens.

O encenador António Pires construiu uma dramaturgia a partir de um texto não teatral, a partir dos pequenos poemas em forma de prosa que a artista plástica Ana Hatherly tem vindo a escrever e a publicar ao longo das últimas décadas.

Em 1969 começou com "39 Tisanas". Actualmente são "463 Tisanas", curtos textos sobre temas diversos que António Pires tem à cabeceira, como explicou à agência Lusa.

"Conheço estes pequenos poemas em prosa há imenso tempo, desde o início dos anos 1990. É um livro de cabeceira" e "acho que estas tisanas têm imenso de esperança", porque Ana Hatherly constrói e desconstrói o texto e cria de novo, disse António Pires.

[por lusa]

Sem comentários: