A segunda edição do Mirada – Festival Ibero-americano de Artes Cénicas de Santos desenha um panorama da produção contemporânea de 14 países falantes do espanhol e do português. As línguas do corpo, da palavra e das imagens conjugam traços, distinções e semelhanças indo-afro-ibero-americanas de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.
Durante 11 dias, de 5 a 15 de Setembro, esses 14 países apresentam 38 espetáculos, sendo 23 produções internacionais e 15 brasileiras, mais intervenções e performances. Além das dependências do SESC Santos, a programação ocupa outros espaços: teatros, praças, parques, monumentos e demais ambientes. Uma das novidades deste ano é que o Mirada se espraia pelas cidades vizinhas de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande e São Vicente. Todas receberão espetáculos.
O lugar da cena é, por extensão, o lugar do pensamento e da reflexão. As realidades social, política e histórica circunscrevem boa parte dos temas trazidos pelos grupos – modalidade de teatro de pesquisa mais profícua nesta geografia cultural. Mas há pluralidade nas formas e nos conteúdos para todos os perfis de inquietações e de espectadores, sejam adultos, adolescentes ou crianças.
Sem comentários:
Enviar um comentário