sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A Comuna no Teatro Carlos Alberto

Para celebrar as suas quatro décadas de existência, a Comuna – Teatro de Pesquisa leva a cena "A Controvérsia de Valladolid", de Jean-Claude Carrière. Este autor, célebre pela sua colaboração com o cineasta Luis Buñuel (para quem escreveu os guiões de "Diário de Uma Criada de Quarto" e "Este Obscuro Objecto do Desejo", entre outros), restitui o diálogo histórico entre o filósofo Juan Gines Sepúlveda e o dominicano Frei Bartolomeu de las Casas, interpretados, respectivamente, por Virgílio Castelo e Carlos Paulo.

A discussão ocorreu num mosteiro de Valladolid, em 1550. Arbitrada pelo cardeal Salvatore Roncieri, visava esclarecer a natureza dos índios da América do Sul: são homens? Têm alma? Devem ser tratados como escravos ou homens livres? Na época, a violência espanhola sobre as populações indígenas dos territórios conquistados atingia graus inauditos. O litígio salda-se por uma decisão favorável a Bartolomeu de las Casas, defensor dos indígenas e da sua integral dignidade humana, mas os seus efeitos resistem a sair do interior do mosteiro.

João Mota assina esta encenação, que põe a palco, além dos dois actores já referidos, Álvaro Correia, Carlos Paniágua, Carlos Vieira D'Almeida, Pessoa Júnior, Miguel Sermão, Alexandre Lopes, Mia Farr e João Marcos. A peça está em cena no Teatro Carlos Alberto, no Porto, até ao próximo domingo.

Sem comentários: