sábado, 9 de fevereiro de 2013

Dança contemporânea em Guimarães


Entre os dias 13 (próxima quarta-feira) e 23 deste mês, Guimarães recebe mais uma - a terceira - edição do GUIdance, festival internacional de dança contemporânea que tem levado àquela cidade conceituadas companhias nacionais e internacionais.

A abrir o certame vai estar "Proximity", da Australian Dance Theatre. Com coreografia de Garry Stewart, que é há 15 anos o director artístico da companhia, o espectáculo é dominado visualmente por três grandes ecrãs da autoria de Thomas Pachoud. Captada por câmaras olham todo o palco, a acção ganha uma poderosa dimensão, vendo-se amplificada por uma componente tecnológica que lhe confere multidimensionalidade e que acrescenta uma camada de percepção mais próxima e intimista.

"A performance em palco e a manipulação de vídeo em tempo real disputam a atenção do espectador. No palco, a partir de uma determinada realidade cénica, a história multiplica-se e a experiência é (re)criada. É lá onde o pormenor perdido na distância se revela ao espetador: do plural nasce o singular, do infindável o infinitesimal".

O festival vai decorrer do Centro Cultural Vila Flor. Para consultar o programa completo aceder à página http://www.ccvf.pt.

Sem comentários: